Sepúlveda Pertence deixa a Comissão de Ética Pública

Shot007

O ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence (foto), presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, avaliando que houve uma “mudança radical” na composição do colegiado e descontente com a não recondução de dois membros indicados por ele, comunicou hoje (24) que deixará o colegiado.

A verdade é que Pertence já caíra em desgraça com a presidente Dilma Rousseff ao adotar posições na Comissão que, segundo avaliação do Planalto, expunham o governo desnecessariamente, daí a manobra do Planalto de não reconduzir Marilia Muricy e Fábio Coutinho, indicados por ele, com os quais sempre fechava os votos.

> Aparelhamento da Comissão

A verdade, ainda, é que o Planalto resolveu pautar a Comissão de Ética com a sua própria ética eventual e aparelhou o colegiado com pessoas escolhidas a dedo pela presidente Dilma: o advogado e procurador do Distrito Federal, Marcello de Araújo; o advogado trabalhista Mauro Menezes; e o ex-deputado federal Antonio da Silveira.

Comentários

  1. Definitivamente, ética não é um tema que o PT conheça e leve a sério.

    Os membros da Comissão de Ética deveriam ser indicados, em sua maioria, por organizações da sociedade civil a fim de lhe garantir a necessária autonomia, mas o governo federal trata de aparelhar a Comissão com gente "confiável", de modo a ditar "sua própria ética eventual" segundo o seu acertado comentário.

    ResponderExcluir
  2. A Dilma é assim: da boca pra fora uma coisa; nas ações outra coisa. Quando criou a Comissão da Verdade, jurou que era para investigar "todas" as graves violações aos direitos humanos de 1945-1985. Agora a Comissão revelou o seu verdadeiro caráter revanchista e que é mesmo da "meia" Verdade: só investigará as violações aos direitos humanos praticadas pelos militares de 1964-1985. Já o Conselho de Ética que ela quer é apenas o que referende as bandalheiras do governo; quando um conselheiro aponta ministros em flagtante de desvios éticos, ela o tira do Conselho. É simples assim. E ainda dizem que a Dilma é melhor que o Lula... Para mim, eles se igualam no que ambos têm de pior.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação