Maria Thereza Goulart

A história não tece loas a João Goulart, último presidente do Brasil antes do golpe militar de 1964, popularmente conhecido como Jango. Menos ainda aos olhos femininos daqueles dias nos quais a ditadura deitou o seu manto sobre o país.

Shot001

O “serafina”, da “Folha de S. Paulo”, assinado por Eleonora de Lucena, traz essa semana uma colagem com as impressões de Maria Thereza Goulart, viúva de Jango, que com ele deixou o Brasil rumo ao Uruguai, em 1964, quando o então presidente do Senado, Auro de Andrade, mesmo com Jango no Brasil, declarou vaga a Presidência da República e desligou os microfones e as luzes do plenário: o apagar das luzes no Senado acendeu a fogueira da ditadura.

> Rumo ao exílio

Conta Maria Thereza, hoje com 72 e à época com 24 anos, que pensando em voltar logo, deixou a Granja do Torto rumo a Porto Alegre, onde estava Jango, com os filhos, sem levar sequer uma fotografia pessoal.

Desde então, exceto uma vinda ao Rio Grande do Sul para visitar os pais enfermos, quando foi detida por dois dias, Maria Thereza só voltaria a morar no Brasil, já viúva, em 1980, quando a ditadura já dava sinais de fadiga.

> Entre as dez mais belas

Shot002

Maria Thereza foi a mais jovem e bela primeira-dama que o Brasil já teve: aos 21 anos foi classificada, pela revista "People", como uma das dez mais belas primeiras-damas do mundo, em uma lista na qual constava Jackeline Kennedy, esposa do presidente dos EUA, John Kennedy.

Clique aqui e leia o texto completo sobre Maria Thereza Goulart.

Comentários

  1. Na minha infância, Thereza Goulart era sempre referida como uma unanimidade em termos de beleza feminina. Havia outras, é claro, um pouco mais velhas do que ela, como a atriz Tônia Carreiro e ex-miss Brasil Marta Rocha, a que perdeu o campeonato por ter um centímetro a mais de cintura segundo rezava a lenda época.

    Mas Thereza Goulart parecia uma epifania no meio dos políticos, sobretudo nas fotos do famoso do dia 13 de março. Pessoalmente, eu sempre achei Jango um político medíocre (alguém se lembra de algum discurso ou ato extraordinário dele?), sem brilho e que por isso contrastava com a belíssima mulher que o secundava.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação