Até ontem (26) apenas empresas de turismo, após cadastramento no Ministério do Turismo, e empresas especificamente criadas para a finalidade podiam vender, ou comprar, dólar ou qualquer outra moeda estrangeira, legalmente.
> CMN libera comércio de câmbio a qualquer empresa
A partir de hoje (27) com a resolução aprovada ontem pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) qualquer pessoa jurídica pode fazer a transação, desde que obedeça ao limite de US$ 3 mil por operação. Segundo o secretário-executivo do BC, Geraldo Siqueira, com a nova resolução, será possível fazer câmbio "até numa padaria".
> Máquinas de câmbio
As operações serão feitas através de máquinas similares às que já existem na maioria dos países da Europa e nos EUA, com uma diferença: a operação só poderá ser feita com dinheiro, não sendo possível o saque de qualquer moeda com cartão, ou seja, o usuário deverá inserir na máquina notas de real e receber o equivalente em dólar ou euro, ou vice-versa.
A empresa que adquirir a máquina poderá oferecer as moedas para compra e venda ao câmbio que melhor lhe convir: o BC não interferirá no preço e sim o mercado.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.