Pesquisa do “Bilhetim” para eleição de Belém

shot008

O blog “Bilhetim”, assinado pelo cientista político Edir Veiga, publicou a sua mais recente pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Belém.

A pesquisa foi registrada no TSE/TRE sob o número 000021/2012 e ocorreu de 12 a 18 de junho de 2012. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

01. Espontânea:

espon

02. Estimulada:

estim

Comentários

  1. Parsifal,

    Os percentuais de Jordy e Zenaldo estão trocados. Zenaldo tem 10,1% e Jordy 9,5%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo reparo. Foi falha do meu chefe de departamento de infografia, que sou eu mesmo, e falha do meu revisor, que também sou eu mesmo.
      Ainda bem que tenho leitores atentos.
      Já está corrigido.

      Excluir
  2. TO DE OLHO NAS PESQUISAS

    Deputado

    Eu não sei por que o somatório de percentual na pesquisa espontânea é 100,20% e na estimulada é de 100,10 % e o percentual de crescimento entre a espontânea e a estimulada foi na somatória 97,10 % .

    Eu acho que esse erro não tira a credibilidade do autor, mas para os que se sentirem prejudicados isso será um oportuno prato cheio para questionarem não uma falha técnica e sim um direcionamento!

    Como para não ter duvidas eu necessitava do percentual de rejeição procurei ver se na pesquisa original havia e achei!

    De posse desse dado, percentual de rejeição, da para saber se a pesquisa estava certa , bastava fazer uma tabela da seguinte forma candidato (não esquecendo que os itens não sabem , brancos e outros também fazem parte da pesquisa e devem ser considerados como se fossem um candidato) e os dados /% na estimulada/ % na espontânea / % de crescimento /% de rejeição / % Diferença entre crescimento e rejeição na somatória da diferença entre o crescimento e a rejeição aparecera o percentual correto da margem de erro que no caso seria de 3% para mais ou para menos e eu achei de -3% .

    Achei apenas dois candidatos com resultados positivos entre crescimento e rejeição Edmilson com 4,80% e Jeferson com 0,90%.

    O candidato com maior perda em percentual puro entre crescimento e rejeição é o Jordy com -7,30% , em perda relativa o Panzera com - 2,80% o com menor perda é o Anivaldo com - 0,20 %.

    O Priante aparece com maior rejeição pura 12,20 % e o Panzera em rejeição relativa 3,40% seguido colado por Cássio com uma diferença de apenas 0,1% .

    Quadriplicaram seus votos na estimulada Zé Francisco , Cássio e Pimentel e um evangélico apoiou o pastor Henrique!

    MCB

    ResponderExcluir
  3. Olá MCB,
    Pode ser que eu, na pressa em que fiz o quadro, tenha copiado algum percentual errado. Você conferiu todos com a publicação original.? Se encontrar algum erro, por favor avise, pois não tenho como conferir agora.

    ResponderExcluir
  4. Amigo

    Tinha uma pequena inversão porem você já corrigiu era o que o anonimo falou!

    MCB

    ResponderExcluir
  5. O dentista político ataca de novo. Quanto movimento político o radialista deverá ter dispendido para chegar a 9% ?

    ResponderExcluir
  6. Desconfio que Edmilson leva em primeiro turno.

    ResponderExcluir
  7. Essa pesquisa está quase certa, só errou na margem de erro, pois a márgem de erro correta é de 50 pontos percentuais para mais ou para menos, assim, nao tem erro.

    ResponderExcluir
  8. O cientista politico Edir Veiga, na ultima eleição,afirmou em uma de suas pesquisas, que o então candidato a deputado estadual Edmilson Rodrigues,estava em 6º(sexto)lugar,quando na verdade Edmilson ficou foi em 1º(primeiro)lugar.Agora vejamos:De onde ele tirou que o insignificante radialista Jeferson Lima está na frente de candidatos com maior densidade eleitoral?

    Sds,

    Ronaldo Guilherme

    ResponderExcluir
  9. Desdenharam tanto da pesquisa que o blog do Bacana apresentou - o Bilhetim desceu a lenha na metodologia, e este blog embarcou na desconfiança - e acabou que o resultado da pesquisa do Bilhetim é muito parecido com a do Bacana!

    ResponderExcluir
  10. O Bacana nãomtem dinheiro para pagar salário mínimo para seus funcionários, lá vai ter dinheiro para pagar pesquisa eleitoral. E o Edir Veiga toda eleicao ta na RBA falando abobrinhas. Interessante que conheci ma moca que trabalhava com ele, meses atras eles estavam fazendo pesquisa em Ananindeua, ate hoje nao saiu resultado da pesquisa, creio que foi por causa da esmagadora vantagem do Pioneiro conforme a minha amiga falou.

    ResponderExcluir
  11. MARIPOSA FAZ FUXICO E BORBOLETA FOFOCA

    Deputado

    Tenho recebido vários telefonemas sobre meu comentário na sua postagem da ultima pesquisa, porem um me deu um puxão de orelha, eu como já estou um pouco gasto pelo meu tempo de existência para ser repreendido ou dar satisfação não devia levar em conta, contudo como escrevo rápido para não perder a linha de raciocínio e não leio o que escrevo, isso me fez entender que realmente fui omisso no que para muitos pode parecer ser o principal de um nada momentâneo para o coisíssima nem uma futuro!

    Quem me deu um puxão de orelhas merece resposta porque foi “o amigo” dos tempos de faculdade, amigo que teve a brilhante idéia de que podíamos usar meu conhecimento em estatística e pouca cara de pau unido ao seu poder de negociação e pouco conhecimento da matéria em troca de cerveja!

    “SEU DIRCEU DAS MARIPOSAS” que se diferenciava do outro Dirceu o “DAS BORBOLETAS” por motivos ecológicos um caçava borboletas para colecionar e o outro caçava mariposas para fubicar! (apelido ganho na época da novela o Bem Amado é o novo!)

    Os que me procuravam para resolver trabalhos que os professores da cadeira aplicavam aos alunos que estavam sem nota nem para chegar à prova final tinham que primeiro negociar com ele o pagamento em cervejas que podia variar de duas com o pagante tendo também direito de beber até 10 cervejas com o pagante tendo o direito de ficar olhando, dependia do status financeiro da vitima e não da complexidade do exercício!

    Esse amigo que fazia os tempos difíceis tornarem-se fáceis e que esta aqui no Pará atualmente trabalhando em uma empresa que executa o programa minha casa minha vida, me ligou e iniciou nosso papo perguntando se eu estava bebendo cana , porque minha postagem não valia uma dose e finalizou dizendo que na baiúca Ponta Del Leste que era nosso escritório didático ele não absorveu só cerveja!

    Segue na próxima postagem.

    ResponderExcluir
  12. Continuando.


    Caro Dirceu das Mariposas eu devia ter explicar que os – 3% devem sair proporcionalmente na escala das perdas migrando na mesma proporção para a escala dos com maior crescimento entre a espontânea e a induzida respeitando uma variação do intervalo de confiança baseado na amostragem pesquisada, não o fiz, entretanto faço agora!

    Te atendi como velho amigo, parceiro, irmão , conterrâneo etc etc etc , porem quero lembrar-lhe que essa equação é um pouco mais complexa e se coincidir com a realidade do primeiro turno será um mero golpe de sorte, falta descobrir os valores de mais incógnitas que os dados usados!

    Sendo um algoritmo uma sequência finita que suporta instruções bem definidas e não ambíguas as quais podem ser executadas por um período de esforço e tempo finito como eu sem saber valores pontuais como quem realmente vai disputar, qual o tempo de exposição de cada um na mídia, quais os vices etc, etc, etc posso achar que uma simples mobilidade de percentuais pode expressar uma realidade inquestionável garantindo com ela que o esforço acabou e o tempo finito foi ontem e não em outubro?

    Estatística em política mostra o caminho, contudo não diz como percorrê-lo porque na política existe o repentino, o inesperado, o extraordinário, o incrível e a fofoca!

    Das Mariposas te convido para sábado (dia 30) tomarmos umas geladas no meu espaço alcoologico, (Como esta na quadra junina reuniremos parte da quadrilha, eu, tu, o “Zunha” , o “ Lele” e o grande patife do “Pastor”) tudo por minha conta para lembrarmos os velhos tempos, Dirceu L___ de A_____ J_____ , se tu faltar eu na próxima completo as letras para alguma amiga da tua D.Encrencar contar para ela que tu ter sido sacristão só para roubar e beber o vinho é fichinha perto das “luzes” que tu usava para encandear as mariposas, tipo na vez que eu resolvi o trabalho da interiorana que era da turma da tua esposa sem ganhar nada e tu de posse das respostas foi “resolver o teu problema na Quitinete dela” ou quando tu convenceu o Pastor de ser professor de religião uma escola normal noturna destinada as domesticas!

    Como “Arma de pobre é fuxico e arma de marqueteiro é fofoca!” não me tome por fuxiqueiro ou fofoqueiro e sim como um amigo que faz uma ameaça em nome das boas recordações!

    MCB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, mas como esse MCB fala bobagens! ai ai ai

      Excluir
    2. TU JURA MANO!

      Falo o que eu vivi e que você nunca vai poder viver, digo o que sei coisa que você ainda esta aprendendo e não adianta tentar anonimato pois a única pessoa capaz de tal escopelismo tem nome e sobrenome e vive levando sossega bichinho meu na blogosfera paraense!

      E antes que você ache que fui pornográfico em minha resposta escopelismo é o delito de atirar pedras em terreno alheio para impedir a cultura ou causar prejuízos.

      MCB

      Excluir
    3. Olá MCB,

      Eu não ouvia o termo "escopelismo", há uns 15 anos, e só conheci a palavra, quando estudei direito comparado, no Código Penal de Portugal, ainda nas Ordenações Manuelinas, que o Brasil adotou no período colonial.
      Obrigado por me fazer lembrar disso. Como eu digo, aqui no blog o bom mesmo são os comentários e quem não os lê não sabe o que está perdendo.

      Excluir
    4. PARA ESSE TENHO ESTOQUE!

      É caro Parsifal foi a necessidade que me fez rebuscar na memória um termo correto para expressar uma estupidez acutilante de um maitre-chanteur costumas quezilento que por possuir pústula no caráter ou habitar uma flictena não percebe sua raça pequenez ao receber mecenático para putificar-se como ropicapnefma em um escambo onde não lhe sobra nem o dizimo!

      Essa expressão eu conheci através de um delegado de policia em Nova Olinda interior do Maranhão, que usou o termo ao registrar um BO de um macumbeiro pai de meu caseiro contra um vizinho crente que atirava de um tudo no seu terreiro na hora do tambor.

      Certo de que não seria possível consultar dicionário e querendo me fazer compreender expus o significado porem não sabia que sua origem era nas Ordenações Manuelinas!

      Aproveitando se você ainda não tiver lido (coisa que eu acho pouco provável) leia “A MULHER NAS ORDENAÇÕES MANUELINAS” um estudo escrito por Maria Joana Corte-Real Lencart e Silva, vale pela curiosidade de saber a visão de uma mulher de hoje sobre o tema!

      MCB

      Excluir
    5. É, MCB, você com seu comentário só prova mais inda o que eu disse antes! Dai-nos paciência, Senhor!!!

      Excluir
  13. se intitula mestre e fala tanta asneiras, imagina de fosse aprendiz!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Priante tem tudo para ser o novo prefeito de Belém

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação