Uma patrulha aérea da Marinha canadense, em voo de rotina na costa da Columbia Britânica (Canadá), avistou um navio que parecia estar à deriva. Debalde as tentativas de contato, a Marinha resolveu abordá-lo e constatou que ninguém havia a bordo: era um navio fantasma.
> Pesqueiro passou um ano à deriva
A inspeção do número do casco indicou tratar-se de um pesqueiro japonês, o que se confirmou ontem (26): o barco desapareceu do porto de Hachinohe com o tsunami ocorrido no Japão em março de 2011, estando, portanto, uma um ano à deriva, tendo neste tempo atravessado o Pacífico Norte desde a costa do Japão até a costa do Canadá.
> Levado pela correntes
Fui ao mapa do Pacífico Norte e verifiquei as correntes marítimas que podem ter conduzido o pesqueiro: é certo que o tsunami que tirou o barco do porto jogou-o direto na corrente Kuroshio, que atravessa o Pacífico de Leste a Oeste até a costa do Canadá.
Com ¾ da Kuroshio percorrida, algum vento lateral mais forte que essa transferiu o barco para a corrente do Alaska, por isto ele foi encontrado na costa do Canadá e não na costa da Califórnia, nos EUA, onde a Kuroshio termina e faz o giro de volta ao Leste, com o nome de corrente Norte Equatorial.
O proprietário do navio deveria jogar os números do casco na loteria japonesa: segundo as autoridades canadenses, o navio está intacto.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.