Pesqueiro levado pelo tsunami do Japão reaparece na costa do Canadá

navi

Uma patrulha aérea da Marinha canadense, em voo de rotina na costa da Columbia Britânica (Canadá), avistou um navio que parecia estar à deriva. Debalde as tentativas de contato, a Marinha resolveu abordá-lo e constatou que ninguém havia a bordo: era um navio fantasma.

> Pesqueiro passou um ano à deriva

A inspeção do número do casco indicou tratar-se de um pesqueiro japonês, o que se confirmou ontem (26): o barco desapareceu do porto de Hachinohe com o tsunami ocorrido no Japão em março de 2011, estando, portanto, uma um ano à deriva, tendo neste tempo atravessado o Pacífico Norte desde a costa do Japão até a costa do Canadá.

> Levado pela correntes

Fui ao mapa do Pacífico Norte e verifiquei as correntes marítimas que podem ter conduzido o pesqueiro: é certo que o tsunami que tirou o barco do porto jogou-o direto na corrente Kuroshio, que atravessa o Pacífico de Leste a Oeste até a costa do Canadá.

Com ¾ da Kuroshio percorrida, algum vento lateral mais forte que essa transferiu o barco para a corrente do Alaska, por isto ele foi encontrado na costa do Canadá e não na costa da Califórnia, nos EUA, onde a Kuroshio termina e faz o giro de volta ao Leste, com o nome de corrente Norte Equatorial.

fant

O proprietário do navio deveria jogar os números do casco na loteria japonesa: segundo as autoridades canadenses, o navio está intacto.

Comentários

Popular Posts

Ninho de galáxias

Escute esta canção, que é pra tocar no rádio…

Mateus, primeiro os teus