O incêndio ocorrido ontem (25) na base brasileira na Antártica não só destruiu a casa de máquinas, como anunciado antes, mas toda a base ficou comprometida, com o alastramento das chamas.
O incêndio fez duas vítimas fatais: o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos. Ambos pereceram na tentativa de debelar o incêndio, provavelmente atingidos pela explosão de recipientes de nitrogênio.
Todos os pesquisadores e cientistas da base já estão em segurança na cidade de Punta Arenas, no Chile, de onde serão transportados para o Brasil.
A presidente Dilma Rousseff garantiu que o Brasil reconstruirá a base Comandante Ferraz.
Os demais países que mantêm bases na Antártica manifestaram pesar pelo acidente e, embora não tornem isto claro, demonstram que a comunidade científica está preocupada com possíveis danos ambientais que o incêndio possa ter provocado no sensível ecossistema da área.
Clique aqui e veja a localização geográfica da base Comandante Ferraz.
Fotos: Informador Chile
Eis uma notícia realmente lamentavel.Anos de pesquisas destruidos e a morte de dois herois que tentaram evitar a destruição de algo verdadeiramente importante.Minhas condolências as familias desses dois bravos herois.
ResponderExcluirLamentável, espero que a Presidente (que aliás descobri quem incorporou o termo Presidenta foi Pilar do Rio) não fique só nas promessas de primeira hora, aquelas que são só midia!
ResponderExcluir