Repórteres sem Fronteiras: Brasil é o 99° país em liberdade de imprensa *

* Atualizado às 13H00M, com a lista completa.

Shot004

A ONG “Repórteres Sem Fronteiras” derrubou o Brasil do 58° lugar (o que já era um vexame) no ranking de 178 países pesquisados sobre liberdade de imprensa, para a 99ª posição.

A “Repórteres Sem Fronteira” alegou a queda “à violência que a imprensa sofre na região Nordeste e na zona que faz fronteira com o Paraguai”, além da morte em ação do cinegrafista da Band Gelson Domingos, quando ele filmava uma operação na Favela de Antares, na Zona Oeste de São Paulo.

Alega ainda a ONG que jornalistas independentes costumam ser vítimas de pressões de grupos políticos poderosos, que tentam impedir acesso à informações garantidas em lei, além do conluio existente entre conglomerados de imprensa regional com governos locais, em troca de dinheiro público.

A ONG “International News Safety Institute” foi mais severa: considerou o Brasil o oitavo país mais perigoso para o trabalho da imprensa.

Na pole position como países onde há maior liberdade de imprensa continuam a Finlândia, seguida pela Noruega e pela Estônia.

Abaixo a lista completa:

Retrolink da Veja

Comentários

  1. O Lúcio Flávio Pinto que o diga.

    ResponderExcluir
  2. Não tem critério cientifico.

    É na base do achismo, como a maioria das reportagens.

    Fazer o que?

    Por isso que a maioria são desacreditados pelos homens da ciência, achismo não leva ninguém a nenhum lugar.

    ResponderExcluir
  3. O dito berço da democracia EEUU não está incluído entre os dez primeiros, caramba!

    ResponderExcluir
  4. Arminio, eu acho que não.

    Tem muita "libertinagem" de expressão.

    Mas só pra quem quer se aproveitar pra vender mentiras em papel ou tv, em um valor caro pros anunciantes, e pro bocó que paga pela imundice das noticias nem pode recorrer ao CDC por comprar mais propaganda que informação correta. Não to dizendo que não tem verdade no que escrevem, apenas que não tem confiabilidade pra separar, o Joio do Trigo, o excesso de achismo desacredita a informação, o excesso de "especialistas" em assunto aleatórios, serve mais de marketing pro cara do que pra acreditar a informação de verdade.

    Se pudesse usar o CDC para os veículos de comunicação, já se teria fechado muita fabrica de imbecilidades por ai, aqui só teria o jornal do Lúcio Flavio pra informar.

    Nós termos muita liberdade, contudo, em termos de qualidade, "ninguém nunca viu, nem ouviu, só ouve falar." É considerado uma das melhores em estrutura, mas péssimo em termo de profissionais de qualidade, é só ver a propaganda do "o melhor, o maior" só sabe fazer panfletagem, reportagem que é bom, só as "requentadas" sobre o Jader, isso porque vem de jornais de fora.

    Qualidade da imprensa no Brasil é considerado pela própria imprensa internacional é uma bela porcaria, nem pra juntar c... de cachorro na rua serve, pode contaminar mais o meio ambiente.

    Por enquanto ainda impera, no Brasil "império", o domínio do jargão "tô pagaaaaaaando" pouco importa se é verdade ou não, paga-se pra escrever o que os patrocinadores querem ler.

    - E as pessoas???
    - Dane-se, elas acreditam em qualquer coisa que vêem na TV.

    ResponderExcluir
  5. Sempre haverá pressão em cima da imprensa! Por grupos poderosos e tal! O pior mesmo é que aqui no Pará, o TJ coonesta esta funesta prática, que é a censura! Tem uns magistrados por aí que dão nojo, são patéticos... deferem pedidos de censura a torto e a direito! Incrível! Já fizeram com o Barata, com a Perereca da vizinha... pior, pedidos por deputados, procuradores e até um desembargador e membro do CNJ... acreditas nisso, deputado? Nessa palhaçada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho convicção de que não é possível juridicamente retirar matérias liminarmente em um processo movido por quem se sente ofendido por elas.
      A retirada só seria possível, se obedecida a Carta no que tange à liberdade de expressão, se quem escreveu não conseguir, durante o processo, fazer a exceção da prova, ou seja, provar o que escreveu.
      Mas, devemos atentar para o fato de que a liberdade de expressão traz consigo a responsabilidade pelo que se expressa.
      Um outro problema que, principalmente os blogs enfrentam, são os comentários anônimos, que são a maioria, pois a Carta garante a liberdade de expressão, mas, no mesmo artigo, veda o anonimato, exatamente para resguardar a cobrança da responsabilidade.
      Quando é um anônimo, por exemplo, que faz uma denúncia, ou profere uma calúnia em um blog, o responsável passa a ser o autor do blog e, algumas vezes, é aí que a Justiça se fundamenta para censurar a postagem, pois, à luz da Carta Magna, tudo que é escrito no anonimato não pode permanecer.

      Excluir
    2. Mas exatamente nesse ponto que queria chegar...
      Pra isso, os blogs, como o seu, fazem controle dos comentários! A partir do momento que o blogueiro aceita um comentário anônimo, passa a ter responsabilidade sobre ele. Então não vejo a possibilidade de a justiça fundamentar sua decisão de censurar determinado meio de comunicação por conta de comentários anônimos, quando estes só são publicados pela vontade do blogueiro! Se eu, neste comentário, imputar um crime a alguém, e o senhor aceitar o comentário, terás responsabilidade sobre ele, porque na verdade eu apenas escrevi, mas quem postou foi o senhor, concordas?
      Não posso acreditar na ideia de que um juiz de direito simplesmente acatou um pedido de censura. Censura prévia, que é ainda pior, proibindo um blog de trazer o nome de quem quer que seja ou mencionar, mesmo que de forma subentendida. Isso só acontece no Pará mesmo. Não sei se por falta de inteligencia e de conhecimento da Lei e dos princípios fundamentais do ordenamento jurídico por parte dos juízes, ou se por que estes se mancomunam com os autores dos peidos, obtendo vantagens. Sinceramente, tenho dúvidas quanto a isso!

      Excluir
  6. Que diga o Martinho Carmona que a todo custo tenta censurar e calar o nosso amigo barata do BLOG DO BARATA.

    ResponderExcluir
  7. Parsifal, eu concordo contigo, o Anônimo não pode permanecer, mas...... enquanto vivermos nessa terra sem lei mais parecido com o velho oeste americano, denuncia anonima em blog, desde que com rastros concretos de provas, vai continuar sendo comum, ninguém quer acabar como a Irmã Doroty, ou o casal que agora falhou o a memoria assassinados, nem Chico Mendes, e nem o monte de gente anonima que morre por denunciar as patifarias e acha que tem peito de aço. Vida Humana na nossa terra vale alguns tostões...

    Infelizmente, no atual estado da nossa sociedade, enquanto esse marginais endinheirados continuarem fazendo e acontecendo, jornalistas sérios vão continuar calados ou pegando porrada no meio de restaurante porque a cambada de "vendedores de publicidade" que chamam de jornal, vão continuar mandando e desmandando, e não vai dar em nada porque como eu vivo da teta do Estado o governador que pisar lá se quiser se reeleger vai ter que molhar a minha mão, como sempre foi a pratica da imprensa no Brasil e continua até hoje.
    Político que não fizer o beija mão dos "jornalões" tá morto, ou faz que nem você, cria um blog e vira um sucesso regional.

    É triste, é... mas a imprensa nacional é fétida, podre, e mais corrupta que os políticos, tu já ouvistes falar de algum jornalista que pegou "jabá" pra escrever noticia e saiu no jornal o "escandalo"???

    NAO... mas a boca pequena todos sabemos quem é quem e quem pega o que e de quem pra plantar noticia ou não ser bombardeado com noticias falsas.. não sabemos?? A lista é grande, e todos que andam nesse meio tem nome, sobre nome, e até o valor de quanto custa uma matéria, com especialista é mais caro, ou aqueles casos de "olha eu tenho uma bomba pra publicar, mas se tu me pagar eu não publico"... aqui todos sabem quem são, lá fora também, e não é uma pequena parcela, é uma grande, porque a maioria é funcionário contratado, não tem opinião, tem que escrever e acabou, quem come a grana são os chefões.

    Quem tem dinheiro denigre a imagem de quem quiser a hora que quiser porque sabe como é "to pagaaaaaaaaaaannndo", e como já ouvi de um, no meio da AP: se vou ser processado pro quebrar a cara daquele vagabundo, eu vou quebrar direito, até ele desmaiar...
    Graças a Deus foi só promessa, na hora não rolou nada, mas é normal neste meio a conversa, faço que quero porque tenho dinheiro pra isso.

    ...É triste, mas é a nossa realidade FAROESTE que vivemos... Os piores marginais vem de onde menos se espera, pra esses grupos, o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ainda não chegou, como sempre, nessa terra de atrasos.

    ResponderExcluir
  8. Thanks , I have recently been searching for information about this topic for
    ages and yours is the greatest I have discovered so far.
    But, what in regards to the conclusion? Are you positive about the
    supply?

    Also visit my homepage; Alva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação