Palacete Vitor Maria da Silva é vítima de vândalos

Um dos prédios históricos de Belém (século XIX), o Palacete Vitor Maria da Silva, na Praça Ferro de Engomar, foi adquirido, no ano passado, por uma empresa de lojas de departamento de Belém, mas, inexplicavelmente, deixado ao relento.

Não bastando a ação das naturais intempéries que sofre o imóvel, vem ele sendo vandalizado e o produto da ação dos vândalos deve estar tendo os mesmo destino dos postes de ferro de Belém, além de outros bens históricos subtraídos do patrimônio histórico da cidade.

shot004

Segundo relato do “Portal ORM”, postado hoje, diante das denúncias dos constantes saques que depredam o Palacete, que está em processo de tombamento, o Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), acionará o MPE para que os novos proprietários do imóvel prestem esclarecimentos.

shot006

Fotos: Michel Pinho (Retiradas do blog “Casarão de Memórias da Amazônia”.

Comentários

  1. Deputado,na década de 60 eu morei proximo desse casarão e ouvia dizerem que foi residência do Paulo Maranhão.

    ResponderExcluir
  2. Residência do engenheiro Victor Maria da Silva e, posteriormente, de seu genro, o advogado Paulo Itaguahy da Silva.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Edmundo Chermont Vidal11/02/2012, 09:36

    Sou paraense de Belém e desde 1974 resido em Brasilia. É lamentável o descaso das autoridades com o patrimônio histórico de uma cidade que um dia foi chamada de "Paris dos Trópicos". Mas o que se pode esperar de um pais que não liga para seus cidadãos? Vou a Belém pelo menos duas vezes por ano e cada vez a situação está pior.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação