Ninho de galáxias
A imagem acima foi liberada pela NASA e elaborada a partir de dados colhidos do telescópio VLT do Chile, o maior do mundo. É o conglomerado de galáxias JKCS041, que vem a ser o mais distante ponto do universo visualizado até hoje: está a 10,2 bilhões de anos-luz da Terra. 1 ano luz é a distância que a luz percorre em uma ano, ou seja, se já tivéssemos tecnologia para viajar à velocidade da luz, a nave que nos poderia levar até a JKCS041 demoraria 10,2 bilhões de anos para chegar lá. Mas, o que o VLT viu, não é o presente, e sim o passado: a luz emitida pelo conglomerado que agora chegou aos portões da Via Láctea, o nosso endereço no universo, saiu de lá há 10,2 bilhões de anos. Passado este lapso de tempo, as coisas devem estar bem diferentes por lá. Mas, o que eu quero mesmo é dar uma de Carl Sagan : na Via Láctea há milhões de sistemas, com milhares de planetas em cada um deles. O JKCS041 é um conglomerado de milhares de galáxias, com milhões de s
mudando de assunto...
ResponderExcluirIsadora Augusta, Thiago e Letícia , são os 3 alunos entre os 5 classificados no brasil para concluirem o curso de geofísica nos E.U.A.
Esses jovens cientistas estudarão em universidades que estão entre as 20 melhores do mundo
Notícia boa para uma produção científica na UFPA.
Olá Neto,
ResponderExcluirOnde posso encontrar mais informações e fotos dos alunos? Gostaria de fazer uma postagem sobre o assunto.
deputado...pelo site do nucleo de geociências da ufpa
ResponderExcluirCoordenação do curso de geofísica com a prof dra Ellen