Supremo Tribunal Federal mantém exame da OAB

shot014

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, ontem, 26, por unanimidade, que é legal o exame da OAB o qual é condição sine qua non para o exercício da advocacia.

O bacharel em direito João Volante, autor da ação, argumentou que “a exigência era um desrespeito a quem tinha conquistado o diploma de graduação em Direito e, portanto, estaria apto para atuar.”.

O relator, ministro Marco Aurélio, considerou que o “Exame de Ordem” é “uma forma de selecionar os profissionais para atuar no mercado, almejando-se oferecer à coletividade profissionais razoavelmente capacitados.”.

Argumentou o advogado, Ulisses Tomazini, patrocinador da causa, que “a preocupação devia ser com a melhoria do ensino e não com exame arrecadatório. Abusivo, inconstitucional, famigerado exame, feito para reprovação em massa, que arrecada por ano R$ 72,6 milhões, sem prestar contas. Feito para reprovar e manter reserva de mercado.”.

Está coberto de razão o ministro Marco Aurélio, assim como está coberto de razão o advogado Tomazini.

Os advogados do Brasil precisam começar a cobrar, com maior veemência, a publicidade das prestações de contas da OAB.

Comentários

  1. Não apenas o exame da Ordem deveria acabar, mas também a exigencia de diploma para exercer a advocacia. O Direito é uma ciência de fácil aprendizado e sem necesidade de estudos universitários para aprende-lo, diferentemente da engenharia e da medicina. Fim do diploma para advogado já!

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos a prova deve continuar nacional, ne? Quando era local a coisa era vergonhosa. Gente que nem assistia aula e mesmo assim recebia o canudo, ainda "passava" na prova.

    ResponderExcluir
  3. Acertada o posicionamento do Min. Marco Aurélio, essa turma de novos bacharéis tem mesmo é que estudar, ser bem preparado para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 7.46, seja sensato. Vc entregaria a defesa dos seus direitos e do seu patrimônio a qualquer um?
    Tá mais do que certo cobrar exame de Ordem.
    Os médicos, por exemplo, fazem a Residência.É uma espécie de aferição de qualificação também.
    Olha, amigo, fácil, nessa vida, nem virar tapioca o é.

    ResponderExcluir
  5. Exame ridiculamente fácil! Se não passou não sabe nada!

    ResponderExcluir
  6. compra-se diploma, mas não o direito de ser advogado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação