Treplicando

Panfleto

Enriquecendo o debate, do presidente do Sindifisco-PA, Charles Alcantara, sobre a nota “Contra-razões”, recebi o comentário abaixo:


“Prezado deputado,

Agradeço-lhe, por oportuno, pela publicação da nota oficial do Sindifisco e Asfepa em seu prestigiado blog.

Acerca da manifestação do internauta, merecidamente alçada à ribalta do blog, cumpre-me observar o seguinte:

1. Não pretendemos negar o direito - constitucional, aliás - de as empreiteiras de Belo Monte optarem pelas transações que lhe pareçam comercialmente mais vantajosas. Mas não temos dúvida de que algumas transações feitas pelas empreiteiras, como a compra de maquinário, por exemplo (as maiores compras, aliás), faturada fora do Pará, quando, pelo mesmo preço, poderiam ser faturadas no Pará, junto ao concessionário do mesmo fabricante, instalado no Pará, são um malfeito ao Pará;

2. Que me perdoe o internauta, mas isto nada tem a ver com a assertiva de que "...os fornecedores do Pará não estão oferecendo condições competitivas.". Aliás, não consta que algum potencial fornecedor paraense tenha sido consultado ou procurado pelas empreiteiras, a fim de que fosse possível conhecer as tais condições competitivas. As compras foram feitas lá fora, e pronto!

3. Quanto à alegação do internauta de que a falta de competitividade das empresas paraenses deve-se aos "achaques" promovidos pelo fisco, penso que todos precisamos discutir de forma mais consequente, responsável e transparente o tema da corrupção e da sonegação, evitando generalizações e simplificações, por injustas;

3. O Sindifisco tem, reiteradas e insistentes vezes, defendido um Fisco de Estado, mais ético e cidadão, o que passa pelo combate à corrupção e à sonegação, na raiz, atacando-se as causas, que estão associadas à submissão do interesse público ao interesse privado;

4. O combate à sonegação, à corrupção e a toda forma de malversação da coisa pública não se dá de cima pra baixo, mas a partir do controle social, da mobilização e do engajamento da sociedade.

Um cordial abraço,
Charles Alcantara”


Comentários

  1. Bravo Charles! Se todos os nossos governantres tivessem essa coscientização para a não sonegação, com certeza nosso Pará estaria melhor.Viajo para vários estados e vejo o incentivo ao povo de pedir notas fiscais. Aqui até nos shopings as lojas sonegam e quando pedimos as notas ainda fazem caras feias? É triste saber que até governadores admitem e favorecem a sonegação, como foi o fato da ex-governadora. Poderias fazer um comparativo nos 12 últimos anos de arrecadação do estado? Se possível seria ótimo para nossas análises.

    ResponderExcluir
  2. Sei que foge ao assunto da postagem, mas nós de Tucuruí precisamos saber com urgência se o PMDB local vai lançar o Gualberto ou o Cláudio Furman como pré-candidato a prefeito. Os comentários sobre o Furman vir pelo PMDB estão rolando solto! Tem fundamento?

    ResponderExcluir
  3. As grandes empresas masscrando o Pará e o Estado massacrando os pequenos municipios, é assim que o povo do oeste do estado se sente vendo tanto dinheiro passar perto de voce e voce não poder usufruir. bem feito.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o fisco.

    É mt ingenuidade punir o fisco por cumprir a lei, chega até ser jocoso.

    O fisco brasileiro precisa ser dotado de autonomia financeira e administrativa pra melhor servir e fazer o trabalho mais justo e equanime.

    Infelizmente o fisco é utilizado como mecanimo de governos inescrupulosos pra manter o empresariado na mão, já está mais que na hora que isso acabe.

    Autonomia Financeira e Administrativa pro Fisco Nacional e Financiamento Publico de campanha juntos vão começar a esvaziar a sangue-suga da corrupção.

    É facil dizer que a boca é responsável por devorar o alimento, contudo, se o corpo usasse a energia pra fazer coisas mais uteis e necessarias, a mesma boca seria menos agreciva diante o proprio alimento.

    ResponderExcluir
  5. Ninguem compra nada de ninguém sem que haja vantagens comparativas.

    Se condições são iguais, está faltando aos fornecedores paraenses, no mínimo, ação de marketing. Falta alguem oferecer o produto e isso não é função dos sindifisco.

    ResponderExcluir
  6. Deputado Parsifal, solicito e espero uma resposta sobre o assunto PMDB/ pré-candidato a Prefeito em Tucuruí.

    ResponderExcluir
  7. Está programado para o dia 04 a filiação ao PMDB e o lançamento da pre-candidatura do Gulberto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação