Encontro de governadores da Amazônia

gov

O governador Simão Jatene recebeu no sábado, 21, os governadores dos estados da Amazônia. A peça de resistência do encontro é a sonhada busca de integração estrutural e geopolítica da região.

Participaram do encontro o governador Simão Jatene, do Pará, José de Anchieta, de Roraima, Confúcio Moura, de Rondônia, Camilo Capiberibe, do Amapá, Siqueira Mendes do Tocantins, Silval da Cunha, do Mato Grosso e Tião Viana, do Acre, além dos vice-governadores do Amazonas José Melo e do Maranhão Washington Oliveira.

Os discursos não foram além do lugar comum que se ouve nestas ocasiões. Inobstante, a iniciativa, em vingado a intenção, pode inaugurar consequências para que o norte do Brasil consiga impor mudanças à agenda nacional, no que concerne aos investimentos dispostos à região.

Os governadores promoverão estudos para fundamentar a agenda esboçada. “A partir desses estudos, vamos identificar projetos que respondam à necessidade de integração regional e de redução de custos e vamos negociar com as bancadas para que sejam apresentadas, sob a forma de emendas ao Orçamento da União, como projetos de toda a Amazônia, o que pode facilitar a disponibilização de recursos para realização dos projetos”, declarou o governador Simão Jatene, ao fechar o encontro.

Segundo matéria veiculada no “Diário do Pará”, preocupa os governadores a mudança dos cálculos de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que, por decisão do Supremo Tribunal Federal, deverá vigorar até o final de 2012 nos moldes atuais, devendo haver mudanças doravante: teme-se que as prováveis mudanças reduzam as receitas dos estados mais pobres. Eu não acredito nesta eventualidade, mas, é bom, de fato, não cochilar.

No infográfico abaixo expõe-se a distribuição atual do FPE pelas diversas regiões do Brasil:

fpe

Comentários

  1. Pode-se verificar pelo infografico, a desigualdade que entorpece o Brasil para a questão amazônica.

    ResponderExcluir
  2. Vexcia viu a notinha da coluna Holofote de Veja sobre o Duda Mendonça ser o mkt da divisão?

    ResponderExcluir
  3. PREFEITO DE TUCURUÍ E BOM DEMAIS E ESPERTO ETA 23 PORETA

    Dizem Deputado, que o ministério publico mandou que a prefeitura acaba-se com nepotismo O prefeito.
    Que fez o 23,colocou o Junior Souto pra rua e deu a portaria dele para a filha da Marivania,e colocou o cunhado dele o Hélio Lima,mais deu a portaria especial para a mulher do Hélio a Adriana,que é cunhada da Primeira dama,colocou o Charão,a Irma da Socorro do NeneL que trabalha em Belém na casa de apoio.
    Imagina deputado que todos que saíram, só de mentirinha, pra enganar Os promotores de tucurui.tem uma 2° folha que a secretaria de recursos humano faz,para fazer pagamento.essa o ministério publico não tem aceso.
    Veja que as irmãos DO PREFEITO também e a família da Nilda,todos vão fica nesta 2° folha. E o cunhado dele o Waquine que tem uma firma que trabalha pra prefeitura. Dizem que tem uma firma que faz os calçadão e do prefeito, alguém tem que rastrear o prefeito, um dia pega, ainda tem o Eduardo que tem uma firma que faz salgado para prefeitura dizem que é da mulher do prefeito, dizem que ele que o regional pra pagar as dividas,e tenta coloca a UPA pra funcionar, a saúde esta tão falida que não esta conseguindo melhorar nem com o tal do Charles.foram atrás da emenda do deputado do povão Wardr que ele derrubava e pedia voto pra Jody e em cima do palanque dele falava mal do deputado do povão,ainda tem a família da assessora jurídica que ate os cunhados E IRMÃO trabalham como advogados. TODOS VÃO SAIR E RECEBER NA SEGUNGA FOLHA. SERÁ QUE A POLICIA FEDERAL ENTRA NO SEU BLOG,TUCURUÍ NÃO É BRASIL. A SAÚDE FALIU,

    ResponderExcluir
  4. Olá Zé,

    Estão com esta história. Eu só não sei onde vão conseguir dinheiro para tal.

    ResponderExcluir
  5. Um bando de incompetentes, comandados pelo jatene, que só querem saber de resolver seus problemas pessoais. Pode anotar e conferir como não vai acontecer nada.

    ResponderExcluir
  6. THX for sharing

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação