Há 14 anos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou as contas do então governador Almir Gabriel com ressalvas. Desde então, todas as demais contas de governadores apreciadas pelo órgão não contiveram ressalvas.
Nesta segunda-feira, 23, o TCE voltou a colocar ressalvas em uma prestação de contas governamental, desta feita, as contas do exercício de 2010 da ex-governadora Ana Júlia Carepa.
O relatório coube ao conselheiro Ivan Barbosa, que fez várias restrições às contas de Ana Júlia, recomendando à Assembleia Legislativa a aprovação das mesmas, com as ressalvas apontadas. O único conselheiro a discordar das ressalvas foi o ex-deputado estadual Luiz Cunha.
Uma das restrições mais graves apontada nas ressalvas seria suficiente para rejeitar as contas da ex-governadora: ela ultrapassou o limite de 18% autorizado pela ALEPA para remanejamento orçamentário o que é sobejamente inconstitucional.
Além disto, o relatório aponta total falta de transparência na aplicação do famoso empréstimo 366, devido a não movimentação dos recursos recebidos em uma conta única, o que dificulta, e até impede, a total fiscalização da movimentação de acordo com a lei aprovada na ALEPA, que autorizou o empréstimo.
Ainda cabe recurso de reconsideração da aprovação com ressalvas. Após decorrido o prazo do recurso, caso este não seja apresentado, as contas serão enviadas para apreciação na ALEPA, a quem compete a apreciação final.
Parsifal, qual a credibilidade que tem o TC depois destas traquinagens existentes na ALEPA? Como este Tribunal aprovou todas estas contas? Como aprovar as contas da Ana Julia com todas estas trambicagens noticiadas tais como Kit Escolar, obras sem licitação, gastar dinheiro carimbado para uma coisa e usar para outra e etc. Parsifal, sinceramente não entendo para que serve este TC a não ser para ser cabide de empregos!
ResponderExcluirATENÇÃO ADVOGADOS COMPROMETIDOS COM A ÉTICA NA POLÍTICA.
ResponderExcluirA OAB PARÁ ESTARÁ REALIZANDO UMA CAMINHADA CONTRA A CORRUPÇÃO NO PRÓXIMO DIA 28/05/2010. PRECISAMOS DENUNCIAR TODOS OS ATOS DE CORRUPÇÃO QUE MALTRATARAM O PARÁ NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS.
POR ISSO ESTAREMOS DISTRIBUINDO FAIXAS, BANNERS, CARTAZES E INFORMATIVOS DENUNCIANDO OS GRANDES ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO QUE VARRERAM O PARÁ NO GOVERNO PETISTA.
JÁ TEMOS UM FARTO MATERIAL À DISPOSIÇÃO DOS COMPANHEIROS.
JÁ TEMOS CERCA DE UMA CENTENA DE ADVOGADOS VOLUNTÁRIOS QUE ESTARÃO DISTRIBUINDO TODO O MATERIAL.
VAMOS MOSTRAR DE UMA VEZ POR TODAS À SOCIEDADE PARAENSE OS DESMANDOS NA ALEPA E A AVALANCHE DE CORRUPÇÃO QUE MARCOU O GOVERNO DA PETISTA ANA JULIA CAREPA.
Gostaria de saber sobre o nepotismo cara de pau do Vice-Presidente do TCE, "Conselheiro" Luís Cunha: a mulher nomeada na Asipag, os irmãos Antonio e Paulo Cunha Teixeira, vice-diretor e Chefe de Segurança no Presídio de Bragança, além de um sobrinho e uma sobrinha. Vai fiscalizar o quê?
ResponderExcluirEstas ressalvas devem ser graves irregularidades.
ResponderExcluirDEVERIA COLOCAR UMA BOMBA NO TCE,TCM,ALEPA QUE SO SERVE DE CABIDE DE EMPREGO, E COMEÇAR TUDO DO ZERO PRA VER SE CABA COM A CORRUPÇÃO NO PARÁ.QUE CONDIÇÕES MORAIS TEM UM TRIBUNAL DE CONTAS QUE SO SERVE PARA EMPREGAR PARENTES,CONSELHEIROS INDICADOS PELOS GOVERNADORES.NO TCM TEM CONTA DE PREFEITURA MUNICIPAL QUE ESTA LA SENDO APRECIADA DESDE O 2000, PORQUE TANTO TEMPO PARA ANALISAR UMA CONTA?
ResponderExcluirDeputado apresente um projeto de emenda constitucional para extinguir o TCM, que so serve para empregar parente de conselheiro e nogociatas,porque demora tanto tempo para analisar uma conta de prefeitura, ja que tem ex prefeito que passou oito anos e não teve uma so conta apreciada pelo tribunal,vc não acha que é muito tempo e muito dinheiro gasto para manter esse elefante branco funcionando.
ResponderExcluirDeputado vamos acabar com esses tribunais que so reprovam contas de entidades que não tem condições de pagar um contador para fazerem sua prestação de contas. como é que o TCE aprova as contas do governo Ana Julia depois de toda a corrupção praticada pelo PUTY. Espero que o dep. Puty esteja na caminhada da OAB no sabado para protestar contra a corrupção.
ResponderExcluirCARO DEPUTADO,NÃO DEIXE QUE ALEPA SEJA MAIS DESMORALIZADA DO QUE JA ESTA, APROVANDO AS CONTAS DO GOVERNO ANA JULIA,TA NA HORA DE LEVANTAR A MORAL DA CASA REJEITANDO ESSA CONTAS,PARA MOSTRAR AO POVO PÁRAENSE QUE AS MUDANÇAS CHEGARAM NA CASA.
ResponderExcluirAo Advogado Ético ou seria Etílico?
ResponderExcluirPrimeiro eu queria colocar que não acho que uma ordem comandada por quem reduziu o valor que seus clientes tinham para receber e não diminuiu seus honorários tenha moral para cobrar seriedade de ninguém!
Segundo eu queria colocar que não acho que uma organização comandada por quem esta respondendo um processo federal deva patrocinar cobrança de conduta até que seja inocentado ou irá dar margem para comentários sobre desvio de foco!
Na internet já é possível ver significados paralelos das siglas.
OAB Ordem Anarquista de Bandidos e ORM Organização Realmente Maluca
Jamais seria contra cobrar condenação e prisão dos culpados, só acho que surtiria mais efeito uma iniciativa popular( E o Edmilson é bamba nisso) e não uma iniciativa de atuantes em foros e de divulgadores de noticias , os dois serão beneficiados , a OAB com seus advogados fabricando causas para trabalharem e a ORM fabricando noticias inéditas para divulgarem!
Quanto ter contas aprovadas com ressalvas é coisa de puxa saco esperto, ressalvas de que?
Se não esta 100% não há como aprovar, não é como estatística onde desvio patrão existe, porem existe como margem de segurança e não como desvio propriamente dito!
Li hoje que o Governador ira penalizar não repassando o FPM para quem não teve as contas aprovadas ou quem as teve com ressalvas o que me faz pensar que ele tem a mesma visão minha sobre o correto das coisas, se não for 100% correto esta irregular, pois desvio correto só o padrão na estatística.
MCB
Ana Julia, apadrinhou as indicações de Cipriano e Luis Cunha, será que eles são imparciais na hora de analisar suas contas?
ResponderExcluirQue história é essa de aprovação de contas "com rsssalvas". Se existem "ressalvas", é porque as contas não estão certinhas. Então, por que diabos as contas são aprovadas?
ResponderExcluirPrezados cidadãos. Um grupo de advogados acabaram de ingressar uma Ação Popular contra a prestação de contas do governo Ana Julia. o nº do processo é 0021539-48.2011.814.0301.
ResponderExcluirTodos podem acompanhar através do site do TJE/PA, inclusive com apoio aos corajosos advogados que ousaram abraçar a causa pelo Pará e pela moralidade do serviço público.
grande abraço a todos.