Domingo de Páscoa

Shot001

A páscoa sempre esteve associada a uma festa: para os católicos é a festa da ressurreição de Cristo. Na época pré-mosaica era a festa de primavera dos pastores nômades. Ainda hoje os hebreus a celebram, anualmente, em memória à saída do Egito, mais conhecida como êxodo.

A Páscoa, além da festa da ressurreição, é também um marco de recomeço.

Segundo a mitologia grega, Sísifo, rei de Corinto, tendo escapado de Tânatos, o deus da morte, enviado por Zeus para castigá-lo, foi levado por Hermes ao Inferno e condenado ao suplício de rolar uma rocha até o cimo de um monte, donde ela despencava, devendo o condenado recomeçar incessantemente o trabalho de levá-la novamente ao cume, por toda a eternidade.

O castigo de Sísifo era duplo: o suplício de um trabalho sacrificante aliado à vida eterna para poder cumpri-lo.

Segundo ainda a mitologia grega, Prometeu roubou o fogo do Olimpo e o deu aos homens. Zeus castigou-o acorrentando-o no cimo do Cáucaso e fazendo com que um abutre lhe comesse o fígado durante o dia e este se refizesse à noite, para que ao raiar do novo dia tudo recomeçasse.

Os mitos gregos têm certa similitude pascal: crucificamos Cristo todos os dias e Ele sempre ressuscita em momentos e ocasiões que o cotidiano não nos deixa perceber.

Repete-se a sina mitológica de Sísifo com um quê de Prometeu: os sísifos somos nós a repetir a crucificação eternamente; o Cristo passa a ser Prometeu, a ressuscitar todos os dias.

Se a Páscoa é a ressurreição, que ela se faça no exercício de sentimentos pelos quais muitos cristos foram crucificados pelo mundo afora: ressuscitemos um mundo que Cristo quer construir e que muitos teimam em deixar sucumbir.

Não podemos consentir que chegue o dia em que a pedra que rola morro abaixo, passe por cima de todos nós e não mais consigamos rolá-la morro acima.

Comentários

  1. Gostei da analogia, então continuemos rolando a pedra morro acima,nós de boa vontade, paz pra voce meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Apesar da sumula 13 do STF proibindo o nepotismo,
    é brincadeira o que esta rolando de nepotismo na cidade de Repartimento, Sec. Pesca - Secretaria e 05 membros da familia, Sec. Fazenda - Sr. Aguilar, esposa e tem mais parente dele, Sec. Agricultura - Secretario e mais 03 membros de sua familia.
    ISTO É UMA VERGONHA, kd o MPE, Promotores de Novo Repartimento e Juíses, vcs são os fiscais da Lei esqueceram!

    ResponderExcluir
  3. Hoje é domingo de Páscoa, nosso estado tem um novo Governo, esta é sua primeira renovação, onde está a renovação?
    Aquela da Política prometida nos palanques,estado tão rico com população tão pobre.
    Belos Montes, Tucuruís e Carajás, ouros, cobres, bauxitas e ferro, florestas, diversidades, cacau, madeiras e bois e as águas, não esqueçamos as águas.
    Riquezas, não! Pobrezas, sim!
    Não sabemos para onde vão as benesses das riquezas exploradas e exauridas, você sabe então me conte, mas a pobreza vemo-la todos os dias é só andar por aí, está a vista de todos, em qualquer lugar deste estado, já temos todas todas as mazelas das grandes cidades do sul, somadas as nossas bastante conhecidas.
    Cadê a agenda mínima da Esperança da mudança, cadê você viu? Então nos conte.

    ResponderExcluir
  4. Caro Deputado,

    Discordo completamente do texto por Vossa Excelência escrito. O sacrificio na cruz do calvario foi fato único e suficiente para redenção da humanidade, crer na necessidade de novos atos de sacrifício é contrariar completamente as palavras descritas no texto bíblico e questionar a obra redentora da cruz. Concordo quando vc reconhece a pascoa como o inicio de um novo ciclo, mas creio que devemos encarar estes ciclos em espiral ascendente, que se assemelham como fatos passados mas que na verdade estão em um nivel mais avançado, em uma linha de avanço e não uma mera e eterna repetição de erros que nos aprisionaria. A pascoa é uma das festas constantes no texto bíblico e foi instituida por DEUS para que lembrássemos da libertação que ELE providenciou para o seu povo. Páscoa fala de libertação, de nova vida, de início de um novo ciclo, por isso é a primeira festa celebrada no ciclo anual que DEUS estabeleceu, por isso mesmo é comemorada nos primeiros dias, do primeiro mês do ano (Abibe).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação