Pular para o conteúdo principal

Exame de Ordem

Shot016

Tenho recebido comentários com sérias reclamações sobre o exame de ordem, a prova que a OAB elabora em todo o Brasil para habilitar bacharéis em direito para o exercício da advocacia.

As reclamações contumazes são que a OAB não respeita os critérios estabelecidos nos editais, já tendo havido ocasião em que foram aceitas, por erro de elaboração de peças, duas respostas consideradas como certas.

Citam os comentários que há casos em que o examinando, em recurso administrativo, chega a obter 2.9 pontos a mais do que houve no primeiro resultado, quando outros não conseguem 0,1 décimo.

Conclui-se, portanto, comenta um leitor, que “aquele que obteve 2.9 no recurso ou foi excessivamente prejudicado na primeira correção, ou excessivamente beneficiado na segunda.”

Há reclamações diversas, ainda, sobre a divulgação do “Padrão de Respostas”, procedimento que daria maior transparência ao exame, se fosse tratado com mais rigor pela OAB.

A instituição, no entanto, demora mais de um mês para publicar o padrão e, no seu mais recente exame, primeiro anunciou-se a publicação do padrão para o dia 24.04, para depois comunicar-se que o mesmo só seria publicado em 20.05, juntamente com o resultado preliminar.

Comentários

  1. Se o fato de se formar em direito não é garantia do exercício da advocacia, é exigido para tal a aprovação no exame da ordem, proponho de pronto, então, que se torne vencida a exigência do referido curso para aqueles que pretendem exercer a advocacia. basta a aprovação no exame da ordem e pronto.

    Cosmo

    ResponderExcluir
  2. Parsifal,

    O problema é que ninguém quer estudar.

    A maioria entra na faculdade, principalmente as particulares com maiores possibilidades de aprovação pela diminuta concorrência, e adota a filsofia do "quem entra sai (formado)".

    Mas, a realidade é que a cultura do estudante brasileiro é não estudar: ou porque não tem condições (espaço, livros, tempo, equilíbrio familiar etc), não tem costume (o ensino fudamental tosco, levado nas coxas), não tem objetivo e consciência profissional, afora o "jeitinho brasileiro" que muitos cultuam para obter seus propósitos sem nenhum sacrifício.

    O resultado: é a formação de um bacharel sem reais condições de enfrentar o mercado de trabalho a começar da exigência para obter a carteira de advogado.

    Eu te pergunto: tu contratarias para te defender ou alguém muito caro a ti, um advgado que passou vários exames sem conseguir aprovação em vários exames e conseguiu a carteira de forma não convincente?

    Viva o exame, uma contribuição ao futuro cliente desavisado!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo das 12:43, não sei se você é advogado e não sei se chegou a fazer o exame de ordem. Em primeiro lugar, em nenhum momento se questionou a importância do mesmo, porém o que se está discutindo é a transparência do exame.
    A OAB está praticando aquela velha história: “faz o que eu falo, não faz o que eu faço”. Agindo dessa forma, encontrará logo, logo, o fim do poço. As últimas administrações da OAB a tornaram um grande partidão. Porém, a mesma está ficando cada vez mais sem moral para apontar o dedo para o focinho dos outros, pois seu dedo também está podre.
    Outro ponto, quando você pergunta: “tu contratarias para te defender ou alguém muito caro a ti, um advogado que passou vários exames sem conseguir aprovação em vários exames e conseguiu a carteira de forma não convincente”...
    Com toda certeza, meu caro, você não está por dentro da realidade daqueles examinandos que prestam o exame de ordem, pois saberia que cada vez mais as provas estão mais rígidas. Porém, para o desgosto da OAB, os alunos estão dando conta do recado, pelo menos aquela parte que realmente se dedica. O grande problema é que isso está incomodando demais os dirigentes da OAB.
    Esse incômodo todo está fazendo a diretoria da OAB perder as estribeiras e tomar atitudes cada vez mais desesperadas que só fazem desqualificar a instituição como um todo. Caso eles pensem que estão protegendo a si próprios e os “já” advogados que estão no mercado, estão muito enganados.
    Ao mesmo tempo que está jogando a imagem e a credibilidade da OAB no lixo, a diretoria está criando também um exército de jovens advogados que conseguem passar por esse HOLOCAUSTO, mas que ficam com o desejo de vingança em suas mentes.
    Por enquanto, existe a barreira dos 5 anos para se candidatar a algum cargo da diretoria, mas esses cinco anos vão passar, e já está passando para alguns que já sofreram nesse campo de concentração. Aí, meu caro, essa panelinha vai explodir!!!
    Mas voltando ao que você falou sobre contratar alguém que reprovou, quero lhe dizer que essa á uma das injustiças praticadas pela OAB hoje em dia. Não há um único exame, um único exame que não se tem problemas, escândalos e arbitrariedade pela OAB. Como falei anteriormente, como os candidatos estão cada vez mais preparados (por sinal, se você colocar muitos advogados que estão na ativa, com toda certeza, muitos, muitos reprovariam no bendito exame), a OAB utiliza-se de práticas sórdidas, escamosas, baixas, mesquinhas, indignas para a Ordem, para eliminar sumariamente os examinandos. Isso não tem nada a ver com qualidade, com capacidade, com “ninguém quer estudar”, como você mal colocou.
    Enfim, como já mencionado, essa panelinha vai explodir, vai explodir!!!
    Essa mamata vai acabar, esses milhões arrecadados vão ser prestados conta centavo por centavo.
    A OAB/PA cortou pela metade os repasses para as seccionais recentemente. Pergunta-se por quê ????? Como corta-se algo se a arrecadação só aumenta ??? Como é gasto todo o dinheiro arrecadado se até mesmo os dirigentes da OAB, quando em viagem, custeiam a mesma, conforme ensina o estatuto ????? O que fazem com o dinheiro arrecadado com o Exame de ordem ???? Por que não há uma prestação de contas mais transparente ???? Por que a prestação de contas de todo dinheiro arrecadado é guardada igual uma caixa preta ?????

    Aguardem, isso vai acabar !!!!

    ResponderExcluir
  4. CDF.FAP.PARÁ.BRASIL.UMARIZAL23/04/2011, 06:51

    Parsifal, concordo com todos os depoimentos, todos os pontos de vista, mas te afianço uma coisa, sou academico em direito por uma faculdade aqui na municipalidade com a doca e irmão é lindo o vc escutar os sonhos, um quer ser juiz federal, outro promotor, outro delegado federal e por ai vai, vc não escuta ninguem querer ser defensor publico ou efetivamente advogado, eles só esquecem que tem um detalhe, para conseguir tal mister o elemento tem que frequentar a aula, participar das atividades academicas e o principal, estudar, a turma não quer nada Parsifal, acham que pagam e então esta tudo bem. em sala a gente só efetivamente todas as caras em dia de prova. mas vão sonhando vão. Parabens aos comentarios, muito felizes, respeito a todos. MAS EXAME DA ORDEM É NECESSÁRIO SIM. MAS COM TRANSPARENCIA.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Sempre existirá cometários infelizes de pessoas sem compromisso como dito acima. Primeiramente, existem àqueles que desejam a não existência do exame e outros que desejam o certame de ordem, mas que seja aplicado de modo justo, somente isso!!!
    Infelizmente, quem faz a prova tem essa sensação e conclusão, o exame de ordem é reserva de mercado, pois somos por diversas vezes prejudicado. Ao contrário do que certas pessoas dizem (como acima) a maioria dos bacharéis apenas estão requerendo uma prova justa, pois como está occorendo não está sendo. Veja, fiz minha primeira prova em 2010.2, passei na primeira fase com um bom aproveitamento, já na segunda, sei que fui injustiçado, inclusive, com o recurso. Por 0,3 não passei, e tenho certeza de que fundamentei de acordo com o padrão de respostas, mas "eles" não se importam. Nessa segunda tentativa, passei com folga na primeira (há, para o anonimo ali de cima), na segunda, apesar de faltar tempo, sei que tenho grandes chances de ser aprovado, entretanto, isso não retira minha indignação, pois sei que o exame é manipulado, e sei posso ser prejudicado NOVAMENTE!!! Exemplo, a prova de direito do trabalho em uma questão com certeza trás duas alternativas, uma de acordo com o STJ e outra de acordo com o TST, mas fica a pergunta, será que os examinadores da FGV/OAB vai ter a hombridade de aceitar as duas fundamentações? claro que não, sendo este um dos motivos pelo não divulgamento do padrão de respostas após a realização do exame, ficando claramente que irão analisar qual das respostas que irá proprocionar o maior número de reprovação.
    A prova foi realizada em 27/03, a divulgação de acordo com o EDITAL era para 20/04 para o padrão de respostas (que deveria ter sido liberado após o exame) e dia 27/04 para o resultado preliminar, no entanto, no dia 20/04 às 17:30 (véspera de feriado...) alguém no sitio da FGV disponibiliza que "comunicamos que será divulgado o padrão de respostas(que não há motivo para ter sido liberado há um mês) e o resultado preliminar será divulgado no dia 20/05" isso sem qualquer justificativa, a não ser a de conhecimento de todos!!! Ajustamento do padrão de respostas para ficar na casa dos sempre 10% a 15%!!!!
    Que existe faculdade e bacharéis incompetentes existe, no entanto, a prova da OAB não é concurso público que existe vagas limitadas, a prova deve medir apenas conhecimento, não importando a quantidade aprovados!!! RESERVA DE MERCADO!!! E ARRECADAÇÃO DE VERBAS!!! na faixa de R$ 20.000.000 por exame que são três por ano!
    Então, a indignação ocorre pelo tratamento desleal da OAB e certos comentários.
    SOU A FAVOR DO EXAME DE ACORDO COM AS DECLARAÇÕES DO OAB, NÃO COMO A OAB APLICA COM INTENSÃO DE ARRECADAÇÃO E RESERVA DE MERCADO!

    ResponderExcluir
  6. Quero parabenizar amigo que postou 21:14, faço minha suas palavras, A questão que se é necessário o exame nunca foi cogitado. o problema é que a Ordem dos Advogados do Brasil, desrespeita o seu próprio provimento e edital, que moral tem um conselho desse em se meter em todos os seguimentos da sociedade se não respeita nem suas próprias leis, criadas por eles mesmo?
    A instituição mais pobre que ja conheci, um dia vou passar e quando nossa caneta tiver poder, assim, vamos acabar com essa farra, a Ordem agindo dessa forma tratando os Bacharéis com se fosse um lixo e seu maior inimigo, está criando cobra para picar ela mesmo. aguardem sociedade o futuro da OAB está nas nossas mãos daí sim vamos fazer os Bacharéis orgulhar-se em fazer parte dessa instituição que hoje não merece nenhum respeito da sociedade!
    Eu ja ouvi até pessoas falaram que de tanto serem injustiçado e não conseguir justiça pelos vias legais estão pensando em dar cabo da vida do Presidente para enfim a GLOBO mostrar a sociedade o tamanho do problema que os bachareis vem enfrentando a anos!
    abraço!

    ResponderExcluir
  7. 12:39, seu comentário é muito pertinente, já ouvi várias vezes algo nesse sentido. A coisa realmente é preocupante. A diretoria da OAB brinca com vidas alheias de forma cretina. Ninguém está aqui incentivando qualquer tipo de violência, mas NINGUÉM imagina que um rapaz poderia fazer o que fez em REALENGO. Manipular a vida das pessoas como a OAB (a DIRETORIA) está fazendo, é coisa muito séria. O próprio presidente estadual anda, quem diria, num JAGUAR BLINDADO nas ruas de Belém. Infelizmente, pelo jeito essa novela não vai ter fim tão cedo, pois eles estão cada vez mais interessados em barrar e pouco se lixam para os examinandos.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde, a todos
    O grande problema não está no exame em si. Mas, sim na falta de transparência e na nítida reserva de mercado, além disso tem o absurdo da imunidade tributária da OAB. Convenhamos, é muito dinheiro sem prestar contas. ao anônimo que defendeu ferrenhamente a OAB, dizendo que não queremos estuda, eu digo, vá se catar, você saiba que muitos examinandos, levaram a facul. a sério e estudam muito para passar nessa famigerada prova, eu me incluo nesse rol. O que se discute não é a necessidade ou não do exame, e sim, a maneira como é aplicado, e como às correções são injustas e ilegais. Uma banca INCOMPETENTE, uma entidade que não respeita o conteúdo do seu próprio Edital.
    Você deve fazer parte desse bando de safados, corruptos que subtraem a cada exame R$ 200,00 de cada examinando e enchem os bolsos.
    Vá rezar e veja se consegue o perdão de Deus, pois só Dele você conseguirá.
    Em toda minha vida só vi alguém ser tão odiada qto o Ophir Cavalcante, só o Demônio.

    ResponderExcluir
  9. A prova da OAB é necessaria sim. Só reclama quem não estuda. E acho mais, tem que ter novas disciplinas, como gramática, leitura, noções de latim e etc. O que se vê acadêmico de direito dizendo "o pessoal foram" não é brincadeira, hein!!!!
    "Ele foi pego"
    "a gente fomos"

    ResponderExcluir
  10. Carlos Mendes23/04/2011, 21:33

    Desafio aos anônimos advogados que estão defendendo o exame de ordem a responder qual a solução da peça prático-profissional de Direito Civil do exame 2010.3.

    Já tentei obter esta resposta entre vários defensores do Exame de Ordem e ainda não teve um com coragem para responder.

    Estou no meu primeiro exame, e fico indignado com esta espera. Fiz o Enade e na específica de 89,4 pontos possíveis, fiz 75,9, ou seja, 84,9 % de acerto. Se consigo esta nota na avaliação do MEC, porque tenho que me submeter a esta palhaçada que prejudica a minha saúde e toda a minha família !!!

    2 meses para divulgar um gabarito !!!

    Deveria ser divulgado no máximo 2 horas após o fim da prova !!!

    Até acredito que deva existir um controle de qualidade dos egressos das Universidades, no entanto, deve ser um controle insento e o da OAB é pura reserva de mercado !!!

    Com medo da nova geração que já nasce usando computador, os mais antigos fecham as portas, pois sabem que serão atropelados pela competência dessa galera !!!

    ResponderExcluir
  11. Prezados advogados defensores do Exame de Ordem (que nunca o fizeram).

    Desafio aos senhores que respondam qual a peça adequada a solução da prova prático-profissional de Direito Civil.

    Dúvido que tenham coragem de botar a cara !!!

    Respondam aqui mesmo, ou no blog do Exame de Ordem, ou ainda no pró-exame de ordem chamado www.juscivilis.blogspot.com.br

    Aguardarei suas sábias respostas

    ResponderExcluir
  12. Desafio também ao anônimo que diz "Ninguém quer estudar" que realize a prova de trabalho nas 5 horas dadas para realização da mesma, duvido!!! Vc sabe quem é RENATO SARAIVA ? Creio que não! Pois bem, ele é tão somente um dos mais se não o mais conceituado professor da área trabalhista, com obras escritas e etc... e disse em seu blog que não passaria nesta prova de direito do trabalho 2010.3 pois não houve tempo nem espaço na prova para respondê-la.
    O que estamos querendo é tão somente uma prova coerente que sirva para avaliar os conhecimentos de quem acabou de sair de uma universidade, uma prova elaborada com base no edital do exame e que o mesmo seja respeitado.
    Sou a favor do exame de ordem, mas que o mesmo seja justo!!!

    ResponderExcluir
  13. Vamos lá, sabichões. Respondam ao José.

    ResponderExcluir
  14. O nobre petista e presidente da OAB/Pará deve ter lá seus motivos para não querer novos advogados no mercado. Está tendo um bom desempenho em seu escritório, doou R$ 100.000,00 (cem mil) para a candidata DERROTADA Ana Julia. Tem dinheiro sobrando.
    Conforme a legislação eleitoral, Lei 9.504/97, Art. 81, §§ 1º e 2º, as doações de pessoas jurídicas se limitam a dois por cento do faturamento bruto do ano anterior, ficando sujeita, a pessoa jurídica, ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia em excesso.
    Assim, se o seu escritório doou R$ 100.000,00 (cem mil) reais e esse valor equivale a 2% (isso considerando se doou no teto máximo), seu escritório teve um belo faturamento de R$ 5.000.000,00 (CINCO MILHÕES). É claro que ninguém está querendo discutir o quanto o super Doutor Jarbas ganha ou ganhou em seu escritório (até porque ele mesmo divulgou esses dados ao doar os R$ 100.000,00 para a candidata derrotada), mas é bem verdade que esse dinheiro todo já dá pra pagar o seu mimo de andar de Jaguar blindado pelas ruas de Belém.
    Um pena que cortaram, ao mesmo tempo do mimo, PELA METADE, o repasse para as seccionais da OAB.

    ResponderExcluir
  15. Engraçado,

    Depois da pergunta do José, todos os defensores do Exame de Ordem desapareceram !!!

    Também não responderam nada no blog do Exame de Ordem, e muito menos no www.juscivilis.blogspot.com !!!

    Na verdade, também fizeram esta pergunta nas comunidades defensoras do Exame de Ordem no Orkut e ninguém teve a coragem de emitir opinião, ou seja, todos reprovados !!!

    Que isto sirva de exemplo e que o governo Dilma tome medidas para tornar o Exame justo, ou então, que passe para a responsabilidade do MEC.

    ResponderExcluir
  16. É verdade, Carlos, ninguém respondeu e nem vai responder, pois não há resposta. É justamente nessa tecla que estamos batendo. Como passar numa prova que não mede conhecimentos, mas que é, sim, um grande emaranhado de pegadinhas ridículas para a própria OAB se beneficiar posteriormente??
    Essa palhaçada precisa acabar. Precisamos fazer barulho, inclusive nas turmas de último ano em todas as faculdades, com o intuito de já despertar os novos examinandos. Estou com grandes chances de passar nesse exame, mas NUNCA vou esquecer o que me fizeram por duas três vezes consecutivas. Irei levantar essa bandeira até o fim da minha vida, para tirar esse corja que hoje mancha o nome da Ordem, como bem disso o comentário acima, vamos EXPLODIR ESSA PANELINHA !!!!

    ResponderExcluir
  17. DEPUTADO, favor, faça outro post sobre o mesmo tema para a gente continuar relatando essas atrocidades, sabemos que seu blog ajudará na divulgação dessa pouca vergonha, devido a grande audiência do mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Sou pai de bacharel e concordo com todos aqueles que são contra esse esquema absurdo de reserva de mercado!

    ResponderExcluir
  19. EXAME DE DESordem

    ResponderExcluir
  20. Deputado, obrigado por nos ajudar nessa árdua empreitada fazendo a divulgação em seu blog. Temos certeza que irá colaborar e muito com nossa luta. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  21. O problema é o desrespeito da OAB com os examinandos. O que dá pra perceber é que a OAB/FGV NÃO TÊM ESTRUTURA PARA APLICAR UM EXAME DESSA ENVERGADURA. A desorganização impera no Exame de Ordem.

    Qual a dificuldade de se publicar o padrão de respostas? Ou não há um padrão de respostas? E se não há, como eles estão corrigindo as provas?

    O MP deveria fiscalizar o que está acontecendo. Adiar em um mês a divulgação do resultado e dos padrões de correção não é uma cosia normal.

    ResponderExcluir
  22. O absurdo é tão grande que não deram nenhuma justificativa sobre o adiamento do resultado. Nem mesmo assinaram o COMUNICADO, como fazem de costume.

    (http://oab.fgv.br/upload/134/COMUNICADO%20200411.pdf)

    ResponderExcluir
  23. A OAB está dando um tiro no próprio pé!
    Se fosse no mínimo um pouco mais transparente, não daria margem a todas essas manifestações contrárias ao exame.
    Sou examinanda, acabei de me formar. Não sei se passei ainda, e assim como meus colegas que fizeram o último exame, terei que aguardar mais um mês angustiante até saber o resultado.

    Mas gostaria muito, MUITO mesmo que o exame fosse sempre realizado. Sabemos o que pode acontecer se o exame acabar, e não queremos isso de forma alguma!

    Mas mudanças radicais devem ser feitas pela OAB/FGV para que os examinandos tenham o mínimo de segurança na aplicação e correção das provas.

    Se é um bem necessário, que o exame volte a ser coerente para que não tenha um fim trágico...

    ResponderExcluir
  24. Ao amigo que diz que "...ninguem quer estudar...", sugiro que tente fazer a prova de trabalho! Apenas isto!
    O problema é que o "comércio" PROVA DA OAB perdeu o seu sentido! Não quero o fim do exame, pois sei quantos incompetentes se formam, queremos apenas um exame justo, o que não ocorre a muito tempo.

    ResponderExcluir
  25. Luiz Gustavo Frasneli25/04/2011, 18:36

    Senhores bacharéis em Ciências Jurídicas, infelizmente chego a pensar que a Ordem dos Advogados do Brasil já não mais representa os princípios basilares do Direito brasileiro, o que acontece hoje não é um problema com falta de transparência, reserva de mercado ou incompetência. O que visualizamos é uma total falta de respeito aos bacharéis, tratados hoje pelo "Grande" ordem dos advogados, como parias. A OAB não representa bacharéis e sim Advogados.
    É necessário a criação imediata de uma associação que represente os bacharéis e também necessário analisarmos se a existência da Ordem dos Advogados do Brasil ainda se faz necessária ou se esta na hora de revermos essa instituição e reinventá-la.
    Sim amo o Direito, estudo muito, me sai muito bem na ultima prova, só não sei quando poderei pagar as minhas contas, pois só poderei trabalhar quando a Ordem que não me representa decidir que cansou de brincar com a minha vida. Que Deus abençõe a todos. LGF

    ResponderExcluir
  26. A FGV não é a vilã dessa história, pois a OAB é quem detém o controle. A OAB quis tentar mostrar aos examinando que eram felizes e não sabiam com o incompetente CESPE. Porém, quem é o Hitler da história é a própria Ordem.
    Como pode uma instituição que não respeita as próprias regras querer ser o último exemplo da moralidade brasileira ????? o bastião da decência ???? Vamos libertar a OAB desses indignos, vamos arrancar a direção das mãos desses que não têm moral para ficar a frente de tão importante instituição.
    A ira, a raiva, o ódio que vocês estão despertando em cada um dos injustiçados não é comum. Vocês zombam de nós todos os dias. Vocês fazem os pais de muitos acadêmicos de PALHAÇOS, pois esses muito se doaram para formar o filho numa faculdade de direito e vocês fazem toda essa sacanagem.
    Vocês, dirigentes da OAB, Dr Ophir, mataram e continuam matando o sonho de muitos de se tornarem advogados. Matando sonhos de pais e filhos. Impiedosamente, cretinamente. Isso não se faz.
    Vocês estão bem sem seus escritórios e acha que são e devem continuar sendo os donos do "mercado", mas não é bem assim.
    O Sr, Doutor OPHIR, lembro-me como se fosse hoje, deu entrevista em todas as emissoras quando o SEU FILHO QUERIDO, BRENO, PASSOU EM DIREITO. Quero, desde já, parabenizar o seu filho pela grande vitória. Mas também gostaria muito que ele soubesse o quanto o pai dele luta para sufocar o sonho de filhos alheios. Uma pena.
    O seu outro filho, Caio, que faz engenharia mecatrônica em Brasília, não vai passar pelo mesmo HOLOCAUSTO (como bem disseram acima) que o Breno, ou seja, não fará o Exame de Ordem. Espero também, doutor Ophir, que o Breno não pegue na presidência da Ordem nenhum adversário seu, nem mesmo um presidente que faça o mesmo que o senhor está fazendo com todos os atuais examinandos que estudam e reprovam devido a forma descarada que vocês arrancam as pessoas de dentro da OAB.
    Falo isso porque vamos fazer de tudo para tirar esse grupo político que hoje está instalado na Ordem, e vamos conseguir. O seu verdadeiro legado será exposto a toda sociedade. Vamos revolucionar essa OAB. Verdades virão à tona. Seu filho Breno passará com seus próprios méritos, sem perseguição, testaremos somente sua capacidade, cumprindo todas as regras, assim como gostaríamos que V. Exª fizesse conosco.
    Sei que isso é pedir muito, mas juro que não colocaremos o nome de seus próximos na “lista do mal”, onde passaremos a guilhotina indistintamente como bem fazem hoje conosco, não, não nos igualaremos a vocês.
    Faremos diferente. Pegarão a vermelhinha todos aqueles que tiverem condições. Não faremos armadilhas nas provas para, posteriormente, nos beneficiarmos das mesmas. Isso é cretinice demais. A política suja deve ser banida da sociedade brasileira e a OAB deveria ajudar nessa varredura e não incluir MAIS E MAIS lixos.
    Vamos ajudar a moralizar. Vamos ajudar a fortalecer a nossa democracia que apesar de recente já possui uma significativa evolução frente a democracias mais velhas que a nossa, mas se vocês não conseguem ajudar, por favor, não atrapalhem, peçam pra sair. Por favor.
    A sociedade precisa de uma OAB limpa, justa, eficaz, séria, competente, com moral. Logo, revejam seus conceitos, tenha a hombridade de reconhecer que ultrapassam todos os limites e mudem, mudem de comportamento, de tática. Essa estratégia política de vocês não vai dar certo, já começou errada e vai terminar levando a Ordem para o epicentro da terra de tão profundo o buraco.
    “Água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”, como bem dizia minha querida avó. Nunca se encaixou em um exemplo tão perfeito como esse agora. Essa rocha vai ceder, essa água vai vazar. Não tem jeito, é fato. Inevitável. Incontrolável. Ninguém conseguirá segurar essa força que vem chegando. Vocês estão fazendo muitos examinando e suas famílias lembrar-se do ex-deputado Roberto Jefferson quando ficou de frente com o Zé Dirceu e falou: “ Você (s) desperta meu sentimentos mais primitivos”.

    ResponderExcluir
  27. É isso aí, Dr Ophir, construa uma OAB justa, não jogue sua bela história de vida na lama, pois é o que está fazendo.

    Um forte abraço dos examinandos que aguardam, pelo menos, uma singela justificativa sobre o adiamento do resultado, assim como da publicação do padrão de resposta. Manifeste-se.

    ResponderExcluir
  28. É isso aí, Dr Ophir, construa uma OAB justa, não jogue sua bela história de vida na lama, pois é o que está fazendo.

    Um forte abraço dos examinandos que aguardam, pelo menos, uma singela justificativa sobre o adiamento do resultado, assim como da publicação do padrão de resposta. Manifeste-se.

    ResponderExcluir
  29. A OAB, a cada exame que passa, tenta cavar sua própria sepultura. Não sou dos que defende o fim do Exame, mas que busca um exame justo e transparente. A Ordem desrespeita TUDO relativo ao Exame ao seu bel prazer e não há ninguém para se contrapor a instituição. As provas 2010.2 e 2010.3 foram uma verdadeira vergonha. Na primeira, a correção da segunda fase foi ridícula e desproporcional, pessoas ganharam pontos sem colocar uma palavra sequer na resposta, enquanto outras, colocaram a resposta certa da questão e tiveram pontos subtraídos. A 2010.3, mais uma vez, desproporcional, a OAB não mede mais qualidade, essa história de dizer que a reprovação em massa se deve a má qualidade de ensino, é só desculpa para "enfiar a faca" nos bacharéis. Seria mais honesto se a OAB estipulasse número de vagas do que fazer todo um papelão desses, tenta camuflar a reserva de mercado através de subterfúgios, provas desproporcionais, falta de ética em construir um padrão de resposta após a análise das provas numa tentativa de reprovar mais candidatos.

    ResponderExcluir
  30. Vou falar-lhes uma coisa... o OAB não está nem ai pro Exame de Ordem! Nem ai! Se vc pegar os informativos, entrar na sede, os jornais da OAB... nem se fala em exame de ordem! Passei com recurso no ultimo exame e de acordo com o Luiz Flavio Gomes, o LFG, eu sou um NINJA! Isso mesmo... quem passou na prova de penal passada é um NINJA! Agora o que a OAB faz é uma palhaçada que será gritada eternamente pelos bachareis em vão! Vcs tem que fazer mesmo um motim... entrar nas sedes da OAB, invadir mesmo, cobrar, berrar, colocar nos blogs de grande repercussão nacional, como o Noblat, entrar com ações judiciais... po, o MP bem que podia entrar com uma ACP pra obrigar a OAB a divulgar o padrão de respostas... onde já se viu demorar dois meses pra divulgar um padrão que, teoricamente, deveria estar pronto antes da prova e como o amigo disse acima, ser divulgado no maximo 2 horas depois do certame!!! É um absurdo! Eu me envergonho da OAB! Os advogados velhos são os piores. Prepotentes e errogantes. Jamais passariam nesse exame de ordem! JAMAIS. Estive conversando com um dos maiores advogados do Pará e quiçá do Brasil, sobre o exame. Amigo pessoal do Ophirzinho, me garantiu que o mesmo não passaria nesse exame! E ele teve a humildade de dizer que talvez não passaria também. Hoje, só passa quem tem a sorte de ser aprovado antes do limite que a OAB estabelece e eles dexam uma cota pequena pra passar alguns que fizeram recurso. Sem mais... o OAB é a vergonha da nação!!!

    ResponderExcluir
  31. Sou contra o exame, mas penso que se vão realizar um Exame de Ordem que este seja justo.

    Após anos estudando, gastando, lutando, o mínimo que se pode esperar é a aplicação de uma avaliação coerente e não de um filtro de reserva de mercado escancarada.

    Prova disso foi o absurdo ocorrido no exame 2010.3 quando milhares de pessoas que dependem na aprovação do exame tiveram suas expectativas frustradas e seu objetivos protelados pela OAB/FGV que querendo talvez manipular o resultado do exame para bem ou para o mal dependendo do lado em que se está,adiaram o resultado do exame para quase um mês após o previsto no edital.

    Os membros da Comissão do Exame de Ordem não sabem o mal inclusive psicológico que causam aos candidatos, só podemos lamentar.

    ResponderExcluir
  32. Perceberam que todos os defensores do exame que estavam humilhando os bacharéis desaparecem do blog após o desafio do José ?

    ResponderExcluir
  33. Meu povo, abram os olhos, a OAB já foi um dia, amiga da sociedade e dos advogados, hoje é completamente diferente.
    É uma sanguessuga do dinheiro "público", pq anuidade pode ser considerada "TRIBUTO" PQ É COMPULSÓRIO pra quem quer exercer a profissão e advogar.
    Vivemos sustentando o luxo daqueles conselheiros que só sabem viver do marketing que a OAB proporciona. Estamos pagando pra eles continuarem enriquecendo com base nas nossas anualidades, pros seus escritórios ganhar "notoriedade", mas quem advoga e passou recentemente no exame da ordem e quem é advogado sério, a maioria só faz besteira, ganha nos tribunais por causa do "prestigio" "sobrenome" e não pelo conhecimento jurídico.
    A OAB é peça de manobra politica, vamos dar nome aos bois, PSDB. Com exceção da OAB PA, q já foi unha e carne defensora do PT.
    No caso do exame do ENEM a OAB nacional veio a publico pedir a extinção do ENEM por causa da "suposta" fraude. Semanas seguintes a PF descobriu o enorme esquema de fraudes e maracutais do exame da OAB e os milhares de advogados, com certeza ligados aos conselhos e administração interna, mas não houve nenhuma notinha de ninguem pedindo a extinção do exame de ordem e essa patifaria tipica de crime organizado que virou a ordem.
    E agora vim dizer que a OAB é amiga da sociedade?
    Não é mais não. O tempo passa e as coisas mudam, hoje a OAB é um cancer na vida dos advogados que todos os anos tem q gastar uma nota pra pagar essa anuidade carissima, pra ter em troca, desconto de 10% pra comprar livro.
    Extinção da OAB já...
    Se não quiserem extinguir, que a modifique, pq continuar do jeito que está os únicos que vão pro buraco são os advogados menores que trabalham na informalidade e não podem bancar com o luxo dos grandes.
    Alias, até esteticiste tem piso salarial mais digno q de advogado, diarista em brasilia ganha mais q advogado contratado em Belém.
    Não acredita, informem-se sobre esta triste realidade da nossa profissão, pq os conselheiros nunca vão se preocupar em implementar, afinal de contas, eles são os donos dos grandes escritórios, se houver piso, vai ter q sair do bolso deles, uma aposta ai q isso não vai sair nunca do papel?

    ResponderExcluir
  34. Reginaldo Ramos26/04/2011, 17:28

    Se a autarquia está arrecadando com a prova, a dnuncia é grave e deve ser investigada.
    Todo o procedimento, fase, etc, forma um ato administrativo que deve ter preenchido seus requisitos essenciais.
    No caso, se os críticos aqui estiverem com razão, fulminado estará o requisito "finalidade".
    A finalidade (sempre pública) é melhorar a qualidaede do profissonal do direito.
    O valor da inscrição, portanto, não poderá ficar além das necessidades de pagamento dos custos de elaboração, transposte, correção, etc.
    Se o processo termina com valores sobrando em caixa, no mínimo, o que se espera é abatimento, ou utilização da sobra no exame posterior. Mas jamais deverá servir para aquisição de um único computador para a OAB, ou para erriquecimento sem causa da empresa contratada ( lógico que está de fora o lucro do risco empresarial).

    Sem essa questão, a prova faz muito bem sociedade.

    ResponderExcluir
  35. Eles sabem muito bem que abalam o psico e a vida de toda a família do examinando. Vão arder no fogo do inferno.

    ResponderExcluir
  36. Vejam só, se a própria OAB e a FGV, precisam de 2 meses para eleborar um padão de resposta, como então cobrar que um examinando consiga fazer uma prova de direito do trabalho em pouco mais de 4 horas(pois não tmeos 5 horas cheias, devido os procediemntos durante a prova e ainda temos as 5 questões discursivas) , sendo que a prova foi mostruosamente grande ?????

    Isso é palhaçada!!!!!!! Ophir, pede pra sair !!!!! Você mancha o nome da Ordem. Uma pena que teremos um paraense entre os PIORES presidentes da OAB.

    ResponderExcluir
  37. o silência da OAB para com a demora da publicação do padrão de resposta e as ilegalidades cometidas pela OAB só compactuam com os comentários acima. Uma pena, Dr Ophir.

    ResponderExcluir
  38. "diarista em Brasilia ganha mais que advogado contratado em Belém"

    Rapaz, isso é uma verdade. Não que o trabalho da diarista seja menos importante que o do advogado. Não é. É tão importante quanto, mas é um absurdo pois nós estudamos uma vida inteira para tanto. O trabalho tem a mesma importancia, mas eu acredito que o advogado mereça ganhar mais sim, pelo esforço que teve para chegar a tal posição.
    Veja só... estive no Rio de Janeiro na semana santa e descobrio que o meu primo paga 90 reais pra diarista que vai na casa dele. Esa nos disse que tem os cinco dias da semana cheios. ou seja, ganha 450 reais por semana. E olha que meu primo mora em Niteroi, não é nem um luxo a casa dele. Imagina quanto ganha uma diarista num ap do Leblon. 450 x 4, se forem 4 semanas em um mes, da 1800 reias. Um advogado do todo poderoso Silveira, Athias e outros ganha 1200 por mes! Isso mesmo, 1200! E se mata de trabalhar. Essa diarista chegava na casa do meu primo as 9h e saia as 15h e ainda almoçava lá sem pagar! E meu primo pagava o onibus de ida e volta! Vou tentar mais uns dois anos ser advogado. Se tiver na mesma situação, vou pro rio fazer faxina e todo dia, a tarde, vou pro posto 9 ver bundas!!!

    ResponderExcluir
  39. A OAB não é autarquia, é uma organização Sui Generis!

    ResponderExcluir
  40. A regra é a seguinte: “vamos reprovar descaradamente e quem se sentir prejudicado que procure a justiça”.É assim que os dirigentes da OAB conduzem o Exame de (des)Ordem. Nesse momento, todos da OAB se deliciam com o emperramento do Judiciário. Sabem que a demanda não será apreciada em tempo razoável. Pelo contrário. Assim, usam e abusam de dos desmandos. Outro ponto é o MEDO que os magistrados têm em deixar descontentes membros da OAB, mesmo o Direito sendo ASSASSINADO pelos mesmos. Essa conivência se resuma nos despachos de que: “NÃO PODE A ‘JUSTIÇA’ COLOCAR-SE NO PAPEL DO EXAMINADOR”. Ocorre que a justiça não se faz presente e cria-se um monstro poderoso, o monstro da AUTORIDADE, DA DITADURA. Eu posso tudo, vocês não podem nada e a justiça tem medo de mim e não me enfrenta. É assim que deve-se analisar os despachos judiciais quando não encaram esse debate do exame de ordem e largam os examinandos ao relento.O MEDO do poder judiciário, a LACUNA que a Justiça deixa ao não enfrentar as ABERRAÇÕES da prova da OAB deixam ainda mais claro a sociedade que precisamos renovar não só a imagem da OAB como também renovar o poder judiciário inteiro. Espero que a sociedade brasileira encontre em “seu futuro”, que já se faz presente, o caminho da prosperidade. Que os sonhos de dias melhores não sejam interpretados somente “em dias melhores pra MIM”, e o resto que se exploda.Precisamos repensar a sociedade brasileira, temos uma nação lutadora, guerreira, trabalhadora, exemplar, mas também temos filhos INDIGNOS E MERECEDORES DE PENA, pena de piedade e de punição.A OAB, por seu presidente OPHIR, um paraense, está na contramão do desenvolvimento da sociedade, da transparência nas relações que envolvem interesses da sociedade.Ophir, honre o povo paraense. Como você bem disse em algumas entrevistas ”a OAB é passageira, tenho que cuidar do meu escritório”. Pois bem, como bem falou, a OAB sairá de suas mãos e virá para a nossa e todas essas atrocidades serão expostas para a sociedade brasileira e aquele cidadão, político ou não, que você enfiou o dedo na cara, terá o prazer inenarrável de vomitar em você que é um par seu. Nós exigimos respeito!!!!

    ResponderExcluir
  41. Deputado parabéns pelo espaço, Os bacharéis e a sociedade precisam saber desses acontecimentos da OAB.

    ResponderExcluir
  42. O silêncio deles nos deixa com cara de bestas.

    ResponderExcluir
  43. NOssa enfim um espaço onde possamos falar umas verdades e que não tem rabo preso com a OAB. Salve.

    ResponderExcluir
  44. A OAB PA, por ser a seccional do presidente nacional, acrescentou algo a mais no comunicado, mas mesmo assim sem explicar o motivo do atraso. Fala-se que perderam os dados das correções, era só o que faltava.

    ResponderExcluir
  45. HUmmm então aqui é onde podemos falar tudo sobre a OAB

    ResponderExcluir
  46. No blog http://juscivilis.blogspot.com/ existem bons debates sobre o Exame de Ordem.

    ResponderExcluir
  47. A OAB está preparando mais novas regras em um novo provimento. Vamos ver o que mais eles colocarão para impedir a entrada de novos advogados. Essa palhaçada não tem fim. Por sinal, o desrespeito com a demora do resultado tem a ver com esse novo provimento, pois irão cobrá-lo já no prpoximo exame. Atrazam sem dar satisfação passando por cima do que rege o edital.

    ResponderExcluir
  48. Está chegando a hora da divulgação....vamos ver se a OAB não adia novamente a data do resultado. O seu blog vai pegar fogo quando sair o resultado, pois COM TODA CERTEZA teremos aberrações nas correções.
    JUnto-me aos examinandos de cima e lhe agradeço por destinar esse espaço para nós e toda a sociedade que precisa saber da verdade sobre o exame de ordem da OAB.
    MArcos.

    ResponderExcluir
  49. Eu sou funcionário público, formado em Administração de Empresas e Bacharel em Direito passei para a segunda fase de direito do trabalho e como todos aqui,
    só queremos um exame justo.
    A prova de direito do trabalho estava longe de ser uma avaliação justa, 12 itens para rebater no recurso, mais 5 questões divididas em "a"; "b" e algumas com "c". Tudo isso para fazer em cinco míseras horas. Afinal o que a prova estava avaliando? o conhecimento jurídico? acredito que este não foi!, pois, não deu tempo nem de raciocinar.
    Uma verdadeira sacanagem o que fizeram com a gente, uma prova feita, não para avaliar, mas sim para sacanear, reprovar mesmo. Essa prova subjetiva, segunda fase, infelizmente dá margem para isso, ao contrário da prova objetiva.
    Você não pode dizer que uma pessoa que tira mais de 60 pontos na prova objetiva, e caso seja reprovado na segunda fase, não possui conhecimentos mínimos jurídicos. Tal reprovação é inaceitável, ainda mais quando verifica-se o absurdo cometido pela prova de direito do trabalho, prova a qual o próprio RENATO SARAIVA diz que não passaria na prova.
    A verdade é que o exame de (des)ordem se tornou uma ferramenta de controle do mercado, ou seja, eles estipulam a média de examinandos que devem passar. Melhor seria que estipulassem uma quantidade "X" de vagas por ano, e não essa palhaçada que se vê, desrespeito ao edital, prova extensa e dúbia, com mais de uma resposta. Eles não têm como barrar a entrada de novos advogados, cobrando de forma honesta apenas o mínimo jurídico, então a forma que possuem é criar subterfúgios, tais como, o que ocorreu na prova de direito do trabalho, prova extensa, com questões baseadas em jurisprudência do RJ e não pacificadas pela doutrina e jurisprudência, ou seja, uma aberração de prova.

    ResponderExcluir
  50. Deputado, como advogado que é e contrário a esse tipo de baixaria da OAB, como bem já demostrou aqui, queremos agradecer-lhe pelo espaço. Caso seja possível, deixe esse link de forma permanente no seu conceituado blog, pois tenho a absoluta certeza que será uma ferramente incrível aos examinandos.
    Professora Marcélia (ADVOGADA)

    ResponderExcluir
  51. incrível a forma que a OAB dispensa aos bacharéis....isso é humilhante...uni-vos.

    ResponderExcluir
  52. A OAB faz esse tipo de artimanha pra matar o povo no cansaço. Ninguém consegue esperar pela demora da injustiça, digo justiça e faz outra prova.

    ResponderExcluir
  53. Gente ...quem não vale nada é a diretoria, e não a OAB. Ok ???

    ResponderExcluir
  54. Mais um dia se passou....o silêncio imperou e nós continuamos com a cara do TIRIRICA, de abestados.

    ResponderExcluir
  55. Antônio César08/05/2011, 02:58

    Ninguém respondeu a pergunta sobre a peça de Civil ?

    ResponderExcluir
  56. está chegando a hora.......

    ResponderExcluir
  57. menos um dia.....

    ResponderExcluir
  58. O edital do exame 2011.1 só sairá após as alterações do provimento da OAB. Previsão para a prova é início de agosto. Adiaram o resultado do atual exame (2010.3) porque verificaram no padrão de resposta da FGV, em determinada prova, mais de uma possibilidade de peça, por isso mandaram os examinadores corrigirem novamente as provas aceitando a outra peça.
    Bem, de um lado realmente tentaram fazer um mínimo de justiça e evitar novas manifestações em relação às aberrações nas correções, porém, NOVAMENTE, a OAB passa por cima do seu edital, quando narra que apenas existirá UMA ÚNICA PEÇA PROCESSUAL PARA A QUESTÃO PRÁTICO PROFISSIONAL.
    É brincadeira. E nós da prova do Trabalho tivemos apenas 5 horas para fazer toda aquela peregrinação de 12 teses e mais as perguntas subjetivas.

    ResponderExcluir
  59. É sexta o grande dia...

    ResponderExcluir
  60. Hoje é dia 18 e nenhum advogado (entre os que começaram a debochar dos examinandos) se atreveu a responder qual a peça correta na prova de D. Civil !!!

    Nem advogado, nem professor, nem ninguém !!!

    Veja que desta vez a FGV abusou !!!

    A peça correta seria a Rescisória da Partilha !!!

    E ainda acredito que por pressão de cursinhos que têm conselheiros entre seus professores, irão aceitar também a indenizatória em face do advogado (um verdadeiro absurdo, que é contrário até mesmo ao entendimento da própria OAB)

    ResponderExcluir
  61. Deputado, acabou de sair o resultado do Exame da desordem 2010.3. Veja o tamanho do absurdo na prova de Direito do Trabalho. Os endemoniados precisaram de 10 (DEZ) páginas e mais de dois meses para elaborar um espelho de resposta enquanto tivemos menos de 5 horas pra fazer aquela porcaria de prova. Volto a repetir, apesar do grau de dificuldade ser bem mais elevado o que reclamamos é da falta de coerência do tamanho da prova. Veja e depiis me diga se tem condições de fazer uma prova desse tamanho em tão pouco tempo ??? : http://oab.fgv.br/upload/134/Trabalho.pdf

    ResponderExcluir
  62. Agora veja a diferença em relação a prova de direito constitucional, os encapetados da OAB conseguiram fazer um espelho de resposta com apenas 4 páginas, incrível:
    http://oab.fgv.br/upload/134/Constitucional.pdf

    Deputado, é claro que a OAB sabe aonde apertar na hora da prova, em qual disciplina, pois faz sua análise pela inscrição, quando o examinando faz sua opção de área. Como a grande maioria escolhe Direito do Trabalho, é natural que a OAB faça sua piscina de sangue nessa disciplina.
    Eu não acredito que alguém faça a prova de direito do trabalho por acreditar se “fácil”, pois é uma grande mentira. É a disciplina que possui maior conteúdo programático. Coloco-me como exemplo. Escolhi Direito do Trabalho por que, além de ser uma matéria prazerosa, é vista no final do curso de direito, logo, é a que está mais fresca na cabeça do acadêmico.
    Eu, particularmente, tive a sorte de ter a melhor professora de direito do trabalho do Pará, a Juíza do trabalho Drª Zuila Dutra, na verdade, ela foi a grande inspiradora, mas a OAB não permite furar esse muro de aço com concreto e arma as maiores ciladas para nós.

    ResponderExcluir
  63. Só uma cois a se comentar... quem não passa na OAB é pq não estudou durante a faculdade! varios alunos, ao inves de estudar, iam pra congressos e nem pisavam nas palestras, iam pra chopadas e etc todo tempo! Vão dizer que eu to mentindo?? Pq mais de 75% de nós, da Federal, passamos de primeira nessa prova? Dos que se formaram comigo(Mais de 50), quem não passou de primeira, passou de segunda. Só quem não tem OAB que fez Federal comigo, e olha que eu me formei no fim de 2009, são uns 4 colegas que nem querem tirar pois já são concursados e fizeram o curso por outros motivos. Ai vem um aluno da FAP, FABEL, ESMAC, FIBRA ou sei lá o que querer passar na OAB assim, facil? Fala serio!!! E ainda colocam a culpa na prova e na Ordem. Meus amigos que fizeram Cesupa tb quase todos já passaram em tres provas. A maioria na primeira, muita gente na segunda e os outros na 2010.2! Então, ao inves de reclamar, vão estudar. O tempo que vcs passam escrevendo essas asneiras aqui, poderiam ter lido uns 6, 7 artigos, que poderiam ser os salvadores! Fica a dica!!!

    ResponderExcluir
  64. Realmente 11:00 vc é um imbecíl sem argumento, mas paciência.

    ResponderExcluir
  65. How to use Netbeans 6.7 IDE?GoAnimate.com help please?Give me proxy that allow download?Ok so I just downloaded vuze but i need help?
    Mac OS X terminal problem? objawy wrzodów żołądka CD drive won't read game discs properly?How do I include information from a database field in index.php $title?Google Chrome error..............?InDesign CS4 on MAC desktop keeps crashing?Visual Studio Programming C++?Facebook confirm: Are you sure you want to navigate away from this page?On webs.com how do you post & upload music & videos from your computer? refluks żołądka Refluks przełykowy refluks przełyku objawy Windows batch file help, need to change the value in a text file to something else?vba cutting a phrase?Mozilla Firefox 3.6.13 Tab problem?YouTube, Please tell me what you think?
    how do I do port forwarding? gg2?i am using IE With window xp,and the problem is example if i recive an email and there is a link in the mail?does anybody know how to get my audio jack working in the back of my PC? [url=http://refluks24.pl]Refluks[/url] What is this website? http://www.gomaespuma.com/37902.html?how to calculate the mode in java from user input?beethoven719@gmail.com hacked my account. Have reported them to Yahoo but want to know who they are.?

    ResponderExcluir
  66. Intel Wireless WiFi Link 5300 Network adapter - PCI Express Mini Card?I need help with tagging photos on tumblr to show up on a certain page?WHY DO I HAVE A VERTICAL YELLOW LINE ON THE SCREEN?which is better? utorrent or bitTorrent?
    how i can made a backup of bootable USB.? ciąża zgaga Would this Laptop run Team Fortress 2?how to install mac os on vmware?Cod2!! Original Cd key but 0 guid on my serv!!?How much is a dell inspiron mini nickelodeon notebook worth?where to upload pictures on hp pavilian slim line?On Skype whenever I click on a link it always opens in a new window?Does Google Sky have a standalone version? niestrawność żołądka Refluks żołądkowo przełykowy choroba refluksowa objawy what are the disadvantages of BSNL broadband 499 ul plan?how to print photos from my facebook album?Why does my laptops screen brightness dims when the background is dark and then brightens when light?Please advise me on getting my new lap top?[/url] [url=http://www.komikzede.com/29-10-2010/lokomotif-mi-vagon-mu#comment-1265]refluks żołądka[/url]
    Can't save on Photoshop CS5?My "Favorites" on YouTube on my iPad are not there.?Tumblr Picture Help?!? [url=http://refluks24.pl]Refluks[/url] Diect satellite point to point connection. How?My WMM wont save my video to my computer?Can't get my Native Resolution back to 1920x1080?

    ResponderExcluir
  67. Apple iPhoto Question: How Do You Remove Photos From an Event?I have a comp running XP home With sp 3 when i try to open internet explorer it brings up the properties menu?STICKAM! When you are live, how do you make other's webcams looks bigger?can i make a phone call to facebook to get my account off disabled?
    best gaming mouse to get? dieta przy refluksie żołądka what is the scope for computer networking field in Dubai?how to re-adjust samsung monitor display?How would the Plumbing Diagram for this instruction look like using Berkeley Logo?I would like to make app for phones and tablets?had an old email account and my security ? was my old phone number which i dont have anymoire i ont even use t?Will my keyboard work?whats a good wireless router to conect 3 laptop, a PS3 and an Itouch to a without losing connection? wrzody dwunastnicy objawy Refluks przełykowy leczenie wrzodów żołądka May i have my standard buttons back/?How can I rewrite this Excel formula to reference a list of cells and responds with the text found?How to fix AC ActiveRunContent.js?what does this mean? Astaro Security Gateway Version 7 http://www.astaro.com An error occurred while handling?[/url] [url=http://www.blogger.com/comment.g?blogID=3953654&postID=109943341818504307&page=1&token=1311641265738&isPopup=true]dieta na refluks[/url]
    Is there any disadvantage to using “Windows Remote Assistance” instead of software that you download?Is it difficult to get videos from a Kodak playsport to the computer/youtube?I did recovery system and cannot install HP Photosmart C3180 printer in compaq presario computer? [url=http://refluks24.pl]Refluks[/url] Is it possible to put videos from YouTube on a flashdrive?Why won't my computer read my Maxtor external hard drive correctly?Why isn't 3roms.com working?

    ResponderExcluir
  68. Gooԁ dаy! This іѕ kinԁ оf off topiс
    but I neeԁ somе help from аn estаbliѕheԁ blog.

    Is it veгy diffіcult to ѕet up уοuг οwn blοg?

    I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking аbout creatіng my
    oωn but ӏ'm not sure where to begin. Do you have any points or suggestions? Cheers

    Here is my web-site: Tt Esports challenger gaming keyboard

    ResponderExcluir
  69. Hі, all the tіmе i uѕeԁ tο check weblog ρosts here eаrlу in the morning, becаuѕe i like tо find out morе and more.


    Hеre іs my hоmеpаgе ::
    acid reflux causes lung problems

    ResponderExcluir
  70. We stumbled oveг here coming frоm a dіfferent
    web address anԁ thought I may as ωell check things out.

    I like whаt I ѕee sο i am juѕt following you.
    Look forward to finding οut about your web page repeateԁly.


    My web blog :: top guides

    ResponderExcluir
  71. Hі evеry оne, heгe every ρerson is sharіng these κnowledge, thus it's pleasant to read this webpage, and I used to pay a visit this web site all the time.

    Visit my website causes acid reflux sore throat

    ResponderExcluir
  72. Hi! Thіs post could not be written аny bettеr!
    Reading through this poѕt гemindѕ me of my prеvіous
    гoom mаte! Ηе аlways keρt talking about thiѕ.
    Ι will foгωard this aгticle to him.
    Рrеttу surе he will havе a gooԁ rеaԁ.

    Тhаnks foг sharing!

    Мy blog ... acid reflux bloating Causes

    ResponderExcluir
  73. Hі there, уeah this piеce of wгіting is truly good and I have lеaгnеd lot of things from it regaгdіng blogging.
    thanks.

    Check out my web sitе - top ten guides

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...