Aeroportos serão concedidos à iniciativa privada

shot004

O governo federal resolveu curvar-se à inexorabilidade do vexame que poderá passar na Copa do mundo e decidiu, lançar editais propondo a concessão de aeroportos à iniciativa privada.

Os três primeiros a serem licitados já no início de maio, são os de Guarulhos (SP) e de Brasília. No final do mesmo maio irá à praça Viracopos, em Campinas-SP, e até o final de junho, Confins, em Belo Horizonte e Galeão, no Rio de Janeiro.

Quem anunciou a decisão, tomada pela presidente Dilma Rousseff na segunda, 25, foi o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Paloci, em discurso feito ontem na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

As empresas que pleiteavam o modelo quase espocam as mãos batendo palmas: vão pegar as joias da coroa e faturar alto nas taxas de embarques pagas pelos passageiros, taxas aeroportuárias pagas pelas companhias aéreas, e locação de espaços.

Para isto, terão que investir nos aeroportos concedidos, segundo cálculos da Infraero, R$ 3,987 bilhões em “construção de novos terminais de embarque e novas pistas, reforma, modernização e adequação do sistema viário, entre outras.”.

Isto não é problema: o BNDES empresta o dinheiro a preços módicos e prazo a perder de vista.

Eu acredito que vai melhorar muito, pois os investimentos feitos pela União em aeroportos nos últimos anos foram insuficientes e os terminais estão saturados: o Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, está menos congestionado que o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Comentários

  1. Será a privataria área do PT?

    Mas não era a dona Dilma um exemplo universal de competência administrativa?

    Não era ela a diligente "Mãe do PAC"?

    Os fatos, nobre deputado, têm essa incoveniência de apontar as verdades cedo ou tarde.

    ResponderExcluir
  2. Olha Parsifal, acho muito legal a forma com que vc escreve sobre os mais variados assuntos, MAS, tá parecendo q. vc. quer se desviar do assunto da "HORA", leia-se ALEPA!

    Até quando, nobre Deputado? Vai chegar um momento em q. se esquivar não vai ser uma boa tática. Melhor é encarar o bicho!!! bom, mas conselho se fosse bom ninguém dava...

    ResponderExcluir
  3. Há tres postagens sobre o assunto aqui no blog. Depois da terceira não houve nada de novo que possa ser colocado. O que os jonais têm feito é escrever mais do mesmo. Se você tiver alguma informação que não esteja já posta, por favor, passe-me que eu coloco.

    ResponderExcluir
  4. Parfisal, de fato há 3 postagens da ALEPA no seu BLOG, mas uma é recorte de jornais e as outras duas não dizem muita coisa, depois disso você enche seu blog com notícias interessantes, mas menos importantes, principalmente por você ser um parlamentar estadual. Notícias novas tem as medidas tomadas pelo Pioneiro na ALEPA para abafar mais uma vez a CPI e o PSDB insinuando querer instalar a CPI, comente aí e saia de cima do muro.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Tenho certeza que, em sendo de iniciativa privada, os passageriso(clientes que irão gerar lucro pra quem ganhar as licitaçãos) serão melhor tratados! Isso é FATO! Tem coisas que devem ser privatizadas... o que não podia era o PSDB ter privatizado a Vale, por exemplo!

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor da evolução de nossos aeroportos, porém não devemos realizar a construção de verdadeiros elefantes brancos em função de um evento temporário. Temos prioridades maiores. Acredito que essa parceria com o setor privado, seja a melhor forma de não enfiar a mão entre as pernas.

    ResponderExcluir
  7. Eu tb considero um progresso já que como o Sr. disse a União nunca investiu o que deveria nos aeroportos e não seria agora com o fantasma da inflação, no ano em que o governo promete cortar gastos que esses investimentos iriam brotar facilmente... Vamos torcer para que tudo seja feito às claras e como tem que ser para sanar todos os problemas!

    ResponderExcluir
  8. 09:46:00,

    Este blog não é um bog político e sim de variedades. Há 3.106 postagens nele e com a tag "política" há apenas 412, portanto, do que menos se trata aqui é de política.
    Eu não tenho a mínima pretensão de esgotar assunto algum, principalmente sobre matérias investigativas, porque eu não sou jornalista: as postagens que faço são de mera opinião sobre matérias feitas por jornalistas, portanto, a fonte precisa ser os jornais mesmo.
    sobre as medidas anunciadas pelo presidente Pioneiro, já está programada uma postagem para ir à rede hoje às 20:00 se eu conseguir terminar, ou amanhã de manhã.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com os anônimos que insistem um lhe cobrar notícias da ALEPA. Não acredito que vc. não tem mais nada a escrever sobre o assunto. Ah, fala sério! Vc. estava lá todo esse tempo. Nunca soube de nada? Nas repartições públicas as paredes têm ouvidos e a rádio cipó corre solta. Não desconsidere seus leitores com esse FALTA DE ASSUNTO. Aaaaahhhh me engana q. eu gosto!!! hehehhehe...

    ResponderExcluir
  10. Parsifal, eu te ajudo a encontrar "novidade" para nós, simples mortais, sobre a ALEPA: Podes, por exemplo, contar pra gente se nunca, nunquinha um servidor CONCURSADO reclamou pra ti de tratamento diferenciado, das regalias dos TEMPORÁRIOS ETERNOS. Tu não achavas estranho ter vale alimentação e Cesta básica? Não achavas estranho o valor dos vales? E sobre a Sindicância que o Pioneiro instaurou, NADA a dizer? POXA VIDA, não esconde o jogo, né?! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Se Vc continuar silencioso vão começar a pensar q. vc está devendo algo! Tudo bem q. vc diga q. não tá nem aí e coisa e tal e tal e coisa... O negócio é q. tem eleitor q. ainda tem memória e pode influenciar outros contra vc. Melhor é sair de cima do muro. Assume uma postura, ora! DIGA AI: QUANTOS ESTAGIÁRIOS ESTÃO LOTADOS NO SEU GABINETE???

    ResponderExcluir
  12. Servidor da ALEPA27/04/2011, 19:16

    AHHH DEPUTADO!!!

    o BLOG Não é politico quando é conveniente para o Senhor.
    Isso é subestimar nossa inteligencia!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação