Serra Pelada

A convite do prefeito Chamon, de Curionópolis, estive ontem em Serra Pelada, acompanhando a visita do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

Enquanto sobrevoávamos a antiga cava, hoje tomada por um grande lago, a memória me remeteu trinta anos para trás.

Conta-se que o fazendeiro Genésio Ferreira estava cavando o chão da sua fazenda para enterrar um moirão quando encontrou uma pepita de ouro: naquele momento se descobria a Serra Pelada.

ouro

Na verdade, desde 1976, com as prospecções de ferro em Carajás, corria o rumor de ouro nas redondezas e o Genésio já garimpava o vil metal desde 1978.

Com a “bamburrada” (termo usado para quem encontrava muito ouro) o Genésio, não mais que de repente, se viu cercado por milhares de garimpeiros: era 1980, o começo da saga de Serra Pelada, que chegou a ter cerca de 100 mil pessoas permanentes na cava.

Serra Pelada II

Em um início de noite de 1981 eu sai de Marabá, com 8 ou 10 pessoas, rumo à Serra Pelada. Andaríamos, com um guia, pela mata durante a noite, para chegarmos antes do alvorecer.

Não era possível entrar sem autorização e esta já não era mais fornecida: assim como muitos outros que se faziam à Serra todas as noites, éramos clandestinos, tais como os imigrantes ilegais que atravessam, com os coiotes, a fronteira dos EUA com o México.

A maioria ia para negociar percentuais em barrancos. Eu ia movido pela curiosidade, mas, a febre do ouro acabou me fazendo comprar uns percentuais, os quais, aliás, jamais me renderam um grama de ouro sequer.

Entramos na Serra Pelada por volta das 5h e o cansaço nos adormeceu em uma estalagem. Acordei por volta das 10h e sai para a cava, onde eu tive a visão impressionante das centenas de milhares de homens subindo e descendo escadas em ângulo quase reto, com sacos de lama nas costas, aonde vinha o ouro: a visão compensou a caminhada no escuro da mata.

serra

Em 1983 os garimpeiros extraíram 14 toneladas de ouro: foi o apogeu da Serra e o ano que iniciou o declínio do método de tirar ouro com muque e suor.

Em 1992 selou-se o garimpo de Serra Pelada e a Vale reouve a concessão, até que em 2007 o Ministério das Minas e Energia concedeu à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP) a licença de exploração da área.

No mesmo ano a COOMIGASP firmou parceria com a Colossus Minerals Inc., uma mineradora canadense, para explorar Serra Pelada.

As prospecções da Colossus apontam extração de 30 toneladas de ouro.

Como a extração se dará a cerca de 300 metros de profundidade, está sendo perfurado um túnel, de 5,5 metros de altura por 5 metros de largura, por onde escoará a produção.

tunel

O início de operação de Serra Pelada está previsto para o final de 2011.

serr

Comentários

  1. gostei DR. nao Sei se por acaso lertes meu pedido que falase sobre a SP .GOSTARIA que falese sobre oque ficou acordado la obrigado vou espalha para os garinpeiros amigos ISRAEL[BOLA]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação