Pular para o conteúdo principal

Cadbury Hill

somer

Chegamos em Somerset com o dia já caindo. O pequeno condado é um dos pontos altos do circuito arturiano, na Cornualha inglesa, que, há três dias, percorríamos.

Fiz-me até ali para escalar a colina de Cadbury, em cujo platô é suposto que o lendário Rei Arthur fez construir o seu quartel general, o castelo de Camelot.

De 1960 a 1964, em um projeto denominado “A busca de Camelot”, arqueólogos britânicos escavaram a colina de Cadbury. As escavações revelaram a existência de uma cidadela diversas vezes usada como fortaleza ao longo de 5 mil anos.

Após várias paradas na subida chegamos ao platô, de onde se descortina uma espetacular vista dos vales de Somerset, e se pode caminhar pelo que sobrou da cidadela que teria sido Calemot: um muro circular, construído no século VI – o período arturiano - com madeira e pedra, medindo cerca de 5 metros de espessura e pouco mais de 1.200 metros de extensão.

cad

A construção do muro seguiu padrões celtas e não foi, até hoje, encontrada estrutura similar em toda a Bretanha, o que sugere, segundo os arqueólogos, que o mesmo foi mandado construir por um governante que dispunha de imensos recursos em trabalhadores e dinheiro.

“A conclusão inevitável é que Cadbury Hill foi a fortaleza de um grande líder militar, um homem em posição única, com enormes responsabilidades e uma mentalidade especial.” – escreveram Leslie Alcock e Geoffrey Ashe, dois arqueólogos e historiadores envolvidos nas escavações da “Busca de Camelot”.

Comentários

  1. Caro deputado Parsifal, as notícias sobre o processo por corrupção e outros crimes contra Jatene (CASO CERPA) não parece somente como matéria requentada. Somente ano passado foram conscluídas a perícia no computador da empresa, que aponta para claro indício de caixa 2 para a campanha Jatene, que seria em seguida recompensado por monumental isenção de imposto para a Cerpasa. Não será surpresa, se o processo for conduzido com seriedade, e sem interferência política pró-Jatene, que o governador seja impedido do cargo. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  2. No Pará, o blog da Ana Célia Pinheiro (Perereca da Vizinha)e nacionalemnte o blog do Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada) estão repercutindo o escândalo Jatene/Cerpasa. Dêem uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. Quando o senhor esteve lá deputado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.