Pular para o conteúdo principal

Ansiedade

11Apreciando o pedido do ex-senador João Capiberibe (PSB-AP), que venceu a eleição para o Senado, mas está impedido de tomar posse por conta da aplicação da “Lei da Ficha Limpa”, o presidente do STF, Cezar Peluso, teceu críticas à demora na indicação do 11º Ministro à Corte.

Reportou a “Folha”, que “Peluso disse que o STF está desfalcado para definir a aplicação da lei” e que “não há condições de estabelecer a regra sem a indicação do 11º ministro.”.

As críticas do presidente do STF, que são totalmente procedentes, têm endereço certo: a presidente Dilma Rousseff, que há 28 dias no Planalto, ainda não se rogou a assinar a indicação ao Senado.

Segundo a “Folha”, a OAB já enviou correspondência à presidente cobrando a indicação.

As regras constitucionais de preenchimento das vagas nos tribunais precisam ser mudadas, para que as circunstâncias de tais indicações atendam somente aos interesses nacionais e não os de quem indica, ou aprova.

Faz-se necessário, também, estabelecer um prazo máximo para que a indicação seja feita, e, caso isto não ocorra, o Poder Executivo deve perder, eventualmente, a prerrogativa, passando esta para o próprio Poder Judiciário.

Comentários

  1. O Capeberibe tem condenação transitado em julgado do TSE, pela compra de votos. Por isso, acho que mesmo que o STF não aplique a Lei ficha limpa, Capeberibe não pode ser candidato por 4 anos, pela lei antiga.
    Salvo entendimento contrário.

    ResponderExcluir
  2. Maciel- Tucuruí28/01/2011, 13:38

    Isso é Brasil! País vivendo intensamente a "democracia" os três poderes em perfeita armonia. Só quero ver até quando a senadora biônica vai ficar no cargo

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que Capiberibe, foi presidente no Senado da CPI da soja transgênica.Por outro lado Jader Barbalho conseguiu na época formação contra o sistema financeiro nacional.Dois poderes harmônicos:agronegócio e sistema financeiro nacional.Jader enfrentou o falecido Antonio Carlos Magalhães e Capiberibe enfrenta José Sarney.Dupla poderosa e harmônica desfeita pelo falecimento do senador baiano.

    ResponderExcluir
  4. Caro Parsifal

    O mesmo blog que primeiro repercutiu as denuncias contra o ex do DF José Roberto Arruda, acaba de repercutir as denúncias da Perereca Ana Cláudia. Eu acho que alguém deveria colocar as barbas de molho, tá acontecendo como eu disse: primeiro o caso chega aos blogs de abrangência nacional depois chega à velha mídia.

    Abraços

    Otávio

    ResponderExcluir
  5. Mais um blog nacional trata do caso da cerveja, dessa vez é o do jornalista da Record Paulo Henrique Amorim, um dos blogs mais lidos do Brasil.

    Esse caso segue o caminho do Arrudagate.

    Acho que é hora do PMDB rever essa questão da Alepa. Vai lá que a situação de Jatene piore. Não há porque o PSDB deter os dois poderes. No pior dos cenários possíveis, se advir uma crise que, hipoteticamente é claro, culmine com a queda de Jatene não faria sentido o PSDB comandar a Alepa, afinal, o partido sequer tem a maior bancada.

    Otávio

    ResponderExcluir
  6. Deputado Parsifal:
    No assunto, o jatene cerpa está no Blog Conversa Afiada.
    Por falar em tucanos, como está o processo do Senador Flexa Ribeiro?
    Será que deram fim nele (no processo, né)

    ResponderExcluir
  7. AMIGO parsifal,

    passei acompanhar seu blog por entender que há uma evidente transparencia na postangem e na liberação dos comentários. por isso peço que aborde o caso CERPASA que envolve o JATENE. o QUE HÁ DE VERDADE E SENSACIONALISMO NO CASO.

    ResponderExcluir
  8. Parsifal, sei que com a seriedade e inteligencia com que tratas a política, Jamais comentarias o que disso o Otávio 28/01/2011 17:47:00), porém, devo dizer que concordo com ele.

    É importante entender que os tempos mudaram do primeiro governo do Jatene para cá, não é mais possível esconder o sol - ou no caso as más notícias - com a peneira ou impedir que elas ultrapassem as fronteira dos estado. Simplesmente não dá mais.

    Tai o tal Julian Assange deixando o império nu. A velocidade com que caiu o governador do DF comprova isso. Mesmo que esse caso não tenha as chocantes imagens que acompanharam o caso Arruda, os valores mencionados no caso paraense chocam as pessoas. A sociedade mudou. A aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa comprova isso.

    Neste momento é preciso exercer uma coisa na qual você é excepcional: pensar estrategicamente e imaginar os inúmeros cenários prováveis para o breve futuro que se aproxima.

    É evidente que a volta do caso cerpasa (me dói isso, pela cerveja) deixa Jatene enfrequecido e por mais que nutras respeito e admiração por ele é preciso pensar estrategicamente e analisar todas as possibilidades, como, segundo alguns blogs, o próprio PPS (mesmo que movido por um sonho louco) começa a analisar e a desejar.

    Na política, muito mais que na vida, o cavalo encilhado só passa uma vez, perder a oportunidade é quase morte.

    Jábes
    Mocorongo

    ResponderExcluir
  9. Parcifal
    Esses Petistas não se remendam mesmo, nem bem começou o governo e já estão soltando a lingua(passaram 4 anos com ela "plesa", hehehe).
    Quando a árvore caí, os macacos se espalham!
    Luiz Cláudio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.