Apreciando o pedido do ex-senador João Capiberibe (PSB-AP), que venceu a eleição para o Senado, mas está impedido de tomar posse por conta da aplicação da “Lei da Ficha Limpa”, o presidente do STF, Cezar Peluso, teceu críticas à demora na indicação do 11º Ministro à Corte.
Reportou a “Folha”, que “Peluso disse que o STF está desfalcado para definir a aplicação da lei” e que “não há condições de estabelecer a regra sem a indicação do 11º ministro.”.
As críticas do presidente do STF, que são totalmente procedentes, têm endereço certo: a presidente Dilma Rousseff, que há 28 dias no Planalto, ainda não se rogou a assinar a indicação ao Senado.
Segundo a “Folha”, a OAB já enviou correspondência à presidente cobrando a indicação.
As regras constitucionais de preenchimento das vagas nos tribunais precisam ser mudadas, para que as circunstâncias de tais indicações atendam somente aos interesses nacionais e não os de quem indica, ou aprova.
Faz-se necessário, também, estabelecer um prazo máximo para que a indicação seja feita, e, caso isto não ocorra, o Poder Executivo deve perder, eventualmente, a prerrogativa, passando esta para o próprio Poder Judiciário.
O Capeberibe tem condenação transitado em julgado do TSE, pela compra de votos. Por isso, acho que mesmo que o STF não aplique a Lei ficha limpa, Capeberibe não pode ser candidato por 4 anos, pela lei antiga.
ResponderExcluirSalvo entendimento contrário.
Isso é Brasil! País vivendo intensamente a "democracia" os três poderes em perfeita armonia. Só quero ver até quando a senadora biônica vai ficar no cargo
ResponderExcluirVale lembrar que Capiberibe, foi presidente no Senado da CPI da soja transgênica.Por outro lado Jader Barbalho conseguiu na época formação contra o sistema financeiro nacional.Dois poderes harmônicos:agronegócio e sistema financeiro nacional.Jader enfrentou o falecido Antonio Carlos Magalhães e Capiberibe enfrenta José Sarney.Dupla poderosa e harmônica desfeita pelo falecimento do senador baiano.
ResponderExcluirCaro Parsifal
ResponderExcluirO mesmo blog que primeiro repercutiu as denuncias contra o ex do DF José Roberto Arruda, acaba de repercutir as denúncias da Perereca Ana Cláudia. Eu acho que alguém deveria colocar as barbas de molho, tá acontecendo como eu disse: primeiro o caso chega aos blogs de abrangência nacional depois chega à velha mídia.
Abraços
Otávio
Mais um blog nacional trata do caso da cerveja, dessa vez é o do jornalista da Record Paulo Henrique Amorim, um dos blogs mais lidos do Brasil.
ResponderExcluirEsse caso segue o caminho do Arrudagate.
Acho que é hora do PMDB rever essa questão da Alepa. Vai lá que a situação de Jatene piore. Não há porque o PSDB deter os dois poderes. No pior dos cenários possíveis, se advir uma crise que, hipoteticamente é claro, culmine com a queda de Jatene não faria sentido o PSDB comandar a Alepa, afinal, o partido sequer tem a maior bancada.
Otávio
Deputado Parsifal:
ResponderExcluirNo assunto, o jatene cerpa está no Blog Conversa Afiada.
Por falar em tucanos, como está o processo do Senador Flexa Ribeiro?
Será que deram fim nele (no processo, né)
AMIGO parsifal,
ResponderExcluirpassei acompanhar seu blog por entender que há uma evidente transparencia na postangem e na liberação dos comentários. por isso peço que aborde o caso CERPASA que envolve o JATENE. o QUE HÁ DE VERDADE E SENSACIONALISMO NO CASO.
Parsifal, sei que com a seriedade e inteligencia com que tratas a política, Jamais comentarias o que disso o Otávio 28/01/2011 17:47:00), porém, devo dizer que concordo com ele.
ResponderExcluirÉ importante entender que os tempos mudaram do primeiro governo do Jatene para cá, não é mais possível esconder o sol - ou no caso as más notícias - com a peneira ou impedir que elas ultrapassem as fronteira dos estado. Simplesmente não dá mais.
Tai o tal Julian Assange deixando o império nu. A velocidade com que caiu o governador do DF comprova isso. Mesmo que esse caso não tenha as chocantes imagens que acompanharam o caso Arruda, os valores mencionados no caso paraense chocam as pessoas. A sociedade mudou. A aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa comprova isso.
Neste momento é preciso exercer uma coisa na qual você é excepcional: pensar estrategicamente e imaginar os inúmeros cenários prováveis para o breve futuro que se aproxima.
É evidente que a volta do caso cerpasa (me dói isso, pela cerveja) deixa Jatene enfrequecido e por mais que nutras respeito e admiração por ele é preciso pensar estrategicamente e analisar todas as possibilidades, como, segundo alguns blogs, o próprio PPS (mesmo que movido por um sonho louco) começa a analisar e a desejar.
Na política, muito mais que na vida, o cavalo encilhado só passa uma vez, perder a oportunidade é quase morte.
Jábes
Mocorongo
Parcifal
ResponderExcluirEsses Petistas não se remendam mesmo, nem bem começou o governo e já estão soltando a lingua(passaram 4 anos com ela "plesa", hehehe).
Quando a árvore caí, os macacos se espalham!
Luiz Cláudio