A China que compra

china

A China anunciou ontem que já é a quinta maior investidora do planeta em compra de ativos fora do país.

O carrinho de compras dos chineses foi recheado com jazidas, terras e empresas pelo mundo afora: os dados do governo de Pequim revelam que, entre 2006 e 2010, o país investiu US$ 216 bilhões em aquisições de minas de ferro e poços de petróleo.

A logística por trás das aquisições é a importação de commodities, fontes de abastecimento de energia, minérios e alimentos: combustíveis que garantem a taxa de crescimento chinesa.

Comentários

  1. isso não é novidade, deputado. a China se vende em um dos piores sentidos da palavra, mas sabe como amealhar os recursos que aufere com sua venda.

    ResponderExcluir
  2. Parsifal;

    O que a China está fazendo - em grande escala - é aquilo que os comunistas do nosso tempo mais deploravam em relação aos Estados Unidos e seus aliados ocidentais: o neocolonialismo em busca de matérias primas em outros países com o objetivo único de proteger e garantir o desenvolvimento industrial deles. A diferença entre ontem e hoje, claro, também evoluiu dentro do próprio capitalismo: as fronteiras atuais são financeiras e globalizadas.

    Depois de levarem o nosso minério de ferro a prêço risível, retornam com grande variedade de produtos "Made in China", de grande capacidade competitiva. Nunca mais se teve a oportunidade de adquirir um bom guarda-chuva "Made in Brazil"; a cada chuvada somos obrigados a comprar mais um dos descartáveis chineses. Dizem que até a indústria de implementos agrícolas começa a ser sufocada pelos produtos deles.

    ResponderExcluir
  3. Impresionou-me demais o que constatei ao aquirir para minha filha de 1 um e dois meses um livrinho, escrito em portugues, da ed. Ebloo Books, representada no Brasil por editora nacional. O livro é impresso na China. Incrível, não? Mas creia, é verdade.

    ResponderExcluir
  4. Uma porcaria é o produto chines. Não tem qualidade. É botar dinheiro fora.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo de 27/12/2010 14:11:00, pegue sua Sony Cybershot de 12 megapixel e veja, no verso, o país de fabricação.
    Pegue também algum produto seu da Apple, pode ser iBook, iPad, iPod ou iPhone, e veja o país de fabricação.
    A China pode ter fama de produzir produto "xing-ling-ping", mas sai MUITA coisa boa de lá, que vão principalmente para os países ricos.
    Só uma outra observação: aqui, nos países da periferia do capitalismo, só vemos quase produtos da China, mas se formos a países ricso, veremos uma maior pluralidade: Bangladesh, Vietnam, enfim. Até dos Emirados Árabes Unidos, país sem tradição industrial, eu já vi um short.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação