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Este rio é minha rua

eclusas

Eu já contei que o meu pai começou a vida como porco d’água, saltando nas cachoeiras do Rio Tocantins, com um cabo de aço que seria amarrado em uma árvore, para que os bolineteiros içassem a embarcação nos desníveis da Capitariquara.

A Capitariquara estilhaçou barcos e ceifou vidas. O meu avô paterno foi o primeiro piloto a salta-la. Perdeu dois barcos ali. mas, isto é outra história que um dia eu conto.

Eu e meu pai testemunhamos o derradeiro barco marabaense a passar de montante a jusante da barragem de Tucuruí.

O barco foi o “Jarbas Passarinho” e o piloto foi o Mestre Zito, que teria que contornar um trecho raivoso e estreito do rio: única passagem deixada pela construtora que o barrava para a construção da Usina de Tucuruí.

O Mestre Zito apontou a proa do “Jarbas Passarinho” para a enorme e revolta rampa d´água que se formava e pediu força total ao maquinista. Eu crispei as mãos no peitoral do mirante quando ouvi o toque dos três sinos e a resposta imediata dos 180 cavalos de força do MWM cravado no ventre do marabaense.

O rebojo da hélice se confundiu com o do rio e o barco escorregou meio de banda, mergulhando na jusante sob as palmas da plateia.

Aquilo se constituiu em um melancólico tributo às duas espécies que naquele dia se extinguiam: o porco d’água e o piloto marabaense.

Para que fosse possível transpor a barragem era prevista a construção de um elevador de água, que a engenharia chama de eclusa.

As eclusas de Tucuruí foram iniciadas junto com a barragem de concreto, mas, após a inauguração da primeira etapa da Usina, as obras foram paralisadas: eu ouvi de três presidentes da República a promessa de concluí-las.

Em 16 de junho de 2004 recebi um telefonema do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento: ele me convidava para testemunhar a assinatura da ordem de serviço para o reinício das obras das Eclusas de Tucuruí.

Hoje, o presidente de quem eu ouvi a quarta promessa de concluir as obras, a cumpre: o Rio Tocantins, embora domado, lhe deve este tributo.

Eu sempre imaginei a inauguração das Eclusas de Tucuruí mais como um ato de poesia do que de ofício. Algo assim como um barco marabaense, se é que ainda existe algum, com um piloto, um maquinista e um porco d´água dos idos tempos, deslizando no canal ao som daquele delicioso carimbó do Rui Barata: “Este rio é minha rua, minha e tua mururé...”

Para completar o quadro, um caboclo remando, no rebojo do barco, uma canoa.

Um dia eu ainda faço isto, se assim me ajudar o engenho e a arte.

Comentários

  1. Fico a imaginar a indiscritível emoção que deve tomar conta de você num momento como esse sendo filho de navegador do rio Tocantins e como ex-Prefeito de Tucuruí, que tanto lutou contra o represamento do rio. Parabens! Essa vitória deveria ser compartilhada com todos os navegadores do rio Tocantins que foram cerceados em sua liberdade de ir e vir, prejudicados em sua atividade econômica, impedidos de exercer sua função social na comunidade como transportadores de cargas e pessoas, moralmente humilhados pela imposição de uma obra que eliminou uma rotina de trabalho, difilcultando e onerando a todos que necessitam da navegação fluvial. Finalmente, a Vale, Cargil, Ceval, etc, deixaram a União concluir a obra. Vamos aguardar o que vem pela frente: implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins e ampliação do porto de Vila do Conde. E a pobreza aumentado, alguns poucos enricando, e o Pará servido de idiota para os planos do Governo Federal.

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  2. Oi Artista,
    A emoção deslanchou, curta! faz bem a alma e ao coração.
    Abraços afetuosos do seu amigo.

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  3. Quem sabe a Dilma não torna o Tocantins novamente navegável... a eclusa resolve a transposição mas existem vários pontos aonde o tocantins precisa ser canalizado para passar embarcações...

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  4. Segundo Palocci, embarcações pequenas não utilizarão as eclusas...então aqui em tucuruí teremos que nos contentar em apenas ver os grandes comboios passarem...

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  5. Ah, e qto á poesia, se resumiu apenas em um palanque para eleições presidenciais de 2014,foi bem isso ...vim de lá a pouco .

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  6. Deputado, explique a um ignorante se com as exlusas será possível transportar a soja do centro-oeste para ser embarcada aqui no norte, em que proporção se dará isso e em que portos será feito.

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  7. As eclusas são somente uma parte do que poderá vir a ser a hidrovia do Araguaia-Tocantins. Por enquanto, não é possível o transporte do centro-oeste pois há trechos com passagem precária que precisam ser abertos.

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  8. Peraí! Quer dizer que agora teremos de esperar mais uma década pra que sejam abertos os trechos não navegáveis???

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  9. Incrível Deputado, um belo texto, mas que, cuidadosamente, evita o nome do Presidente a quem se deve o tributo.
    Caso o Sr. tenha receio de pronunciar, ou melhor de escrever, segue: Luis Inácio Lula da Silva, nordestino, retirante, pobre, operário e, acima de tudo, sábio.

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