Está consumado

Shot007

Ana Julia perdeu para si mesma. Isto não é demérito ao vencedor, mas, uma constatação da incompetência dos áulicos da DS que, ao se acharem exímios alpinistas, acabaram por cair em um abismo que cavaram com os próprios pés.

O governo da DS começou pífio e termina catastrófico: Simão Jatene encontrará uma estrutura administrativa carcomida pelo aparelhamento e uma dívida pública estocada em quatro anos de inapetência gerencial.

O Pará deixou de aplicar nestes quatro anos, aproximados R$ 2 bilhões do Orçamento Geral da União: em 2009, a SEDURB não foi capaz de executar 20% dos valores que dispunha para investimentos em infraestrutura.

Na falta de muque próprio, o governo da DS se apropriou de obras da União, e até de investimentos privados – o caso da ALPA em Marabá foi o mais agudo - como se fossem seus. Esta rotina impregnou a neurologia da governadora e seus valetes, que todos começaram a acreditar que estavam mesmo “fazendo o Pará”: o fim do governo começou com esta grave esquizofrenia.

O péssimo relacionamento político dos interlocutores de Ana Júlia, principalmente o chefe de gabinete que ela, em uma espécie de cãibra mental, nomeou em substituição a Charles Alcântara e depois elegeu deputado federal, Cláudio Puty, foi a primeira lasca do seu epitáfio.

Cláudio Puty deve a Ana Júlia, pelo menos, uma assessoria no seu gabinete na Câmara Federal, onde ele chegou montado no cangote governamental, constituindo-se senão a única, a maior obra desse descalabro que se chamou governo.

A retirada de apoio politico do PMDB, que a cegueira do triunvirato da derrota, Puty, Marcílio e Maurilio Monteiro, coadjuvados por André Farias, achava um estorvo, selou a derrocada do PT, e mostrou que os oito baixos de quem já tem muitos passos nessa estrada deve ser respeitado.

Simão Jatene preenche os requisitos para fazer o resgate que o preço da democracia lhe cobra: o povo do Pará amargou quatro anos de insuficiência administrativa, não mais desejou alongar a dívida e vai cobrar a restituição do indébito.

Não é tarefa fácil a prestação da promissória, mas, há um norte que deve ser observado por Simão Jatene: sempre mirar o arremedo que se finda, pois este é o maior exemplo de como não se deve governar um estado.

Comentários

  1. Sem demérito ao vencedor, como vc. diz, Ana Julia além de perder para ela mesma e seus valetes, também perdeu para a brilhante oposição que o senhor fez na Alepa, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Deputado nós vamos ajudar o nosso governador.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Povo Paraense e à determinação de Jatene em levar adiante e com sucesso um projeto que devolve esperança ao Povo.
    abraços a todos os companheiros que estiveram juntos acreditando ser possivel a luta contra a mentira e o engodo.
    Deputado ADAMOR AIRES

    ResponderExcluir
  4. Como uma pesso que somente fez escandalos queria ganhar estas eleições?

    ResponderExcluir
  5. Manoel Valente Neto31/10/2010, 22:41

    Meu Caro Deputado Parsifal.

    Concordo e assino embaixo. Acompanhei atentamente o pífio desempenho dessa governadora que se auto-derrotou por sua absoluta e incontestável incompetência e de toda a sua equipe, equipe que aliás nunca se consolidou, tantas foram as substituições de titulares nas diversas pastas neste quatro anos de mandato. Mas a derrota, foi graças tb a união das maiores forças políticas do Estado entre elas o PMDB no 2° Turno. Estes quatro anos sem governo, é uma página em branco na história do Pará para ser esquecida logo.
    Morreram abraçados, ela e Almir Gabriel. E permita-me deixar aqui uma mensagem direta para o Dr. Almir Gabriel: O senhor rasgou a sua bonita biografia, sujando-a de forma imoral e imperdoável, dando a entender ser um ser rancoroso, mesquinho, de coração ruím, desrespeitoso para com seus eleitores, para com o Pará, capaz de qualquer coisa para fazer valer e prevalecer a sua opinião e não a do partido. Que pena Dr. Almir. Agora o senhor está realmente politica e definitivamente morto e enterrado, aliás,pelas suas reprovável, indígna e jamais imaginada conduta nestas eleições 2.010. O senhor foi defenestrado da política paranse pelos mesmos eleitores que um dia já foram seus. Um abraço Parsifal e parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Ei Parsifal
    Não seja pequeno.
    A eleição acabou.

    ResponderExcluir
  7. Qual o ingrediente para perder uma eleição com a maquina na mão,égua da incomPTncia,cruz credo.

    ResponderExcluir
  8. Não diria que Jatene venceu. Ana que perdeu bem! Petralhas, por favor, vazem!

    ResponderExcluir
  9. Deputado....O município que o Jatene teve o maior percentual de votos validos foi Tailândia com 79,37%? Essa foi a retribuição que o povo deu pelos 3 anos e 10 meses que sofreram todas as vezes que passavam em frente ao Hospital e viam na sua frente um mero "Elefante Branco". Ahhhh....Ainda tiveram a falta de respeito de inaugurar uma semana antes das eleições e tiveram a incompetência de nomear um "garoto" como diretor. O povo sabiamente deu seu troco!!!

    ResponderExcluir
  10. Mas deixa estar Parsifal que o Jatene tem os dele. Vilson Grunwald (enganou os engenheiros da Celpa que fizeram estudos da empresa e passou para o Jatene que privatizou, depois demitiu todo mundo), Lucy Leão (a porta-dados do Jatene, no computador dela tem tudo sobre economia paraense, lá tem até a população de carapanas de Anajás, quantas castanhas de andiroba são colhidas no rio Atuã), Sergio Leão (este nos velhos tempos cozinhava para o Jader), o agora neojatenista Sergio Bacury, Orly Bezerra, Nelio Palheta (a maior das arrogancias mora neste pequeno corpo), Frederico Monteiro (o eterno secretario rotativo), o Machado (foi curinga do Jatene na SEFA e SEDUC. Imagine!) atualmente é diretor de construtora de prédios, Ana Cunha (atabalhoada), Pedro Abilio, Jesus Paes Loureiro (o narciso), Tereza Cativo (asilada no TJE), etc. Essa gente mal tem o voto deles, mas são eles que vão mandar no Governo Jatene com muita prepotência e petulância. Demos segunda chance para o Jatene mas com essas figuras uma terceira ele não terá. Sensibilidade com o povão zero à esquerda. Esse é o nucleo duro do Jatene que comparado técnica e intelectualmente com o nucleo duro da Ana Julia é muito inferior. Quanto à politica, ambos são incompetentes. Veja o caso de Suely Oliveira, da SEDURB, a unica coisa que fez e muito mal era criticar o Almir Gabriel e Jatene e falar no Alvorada. As verdureiras do Ver-o-Peso se vestem melhor que essa secretária.
    Vamos aguardar o grau de discernimento de Jatene sem o seu amuleto Almir Gabriel. As lideranças do interior é que devem ser prestigiadas, elas deveriam assumir os cargos de secretario. Foram elas que sofreram arrumando votos para Jatene aproveitando o "grand canion" construido pelos Puties da Ana Julia. Do ou no interior tem gente muito preparada e conhecedora dos problemas do Pará. Mas todas vão sobrar, esse é o meu pressentimento. Vão sobrar não, já sobraram!

    ResponderExcluir
  11. Seria bom que depois de assumir o cargo de governador Simão Jatene fosse pescar com os pescadores de Vigia em alto mar. Poderia formar na tripulação do compradre Dico na "Esperança II". Botaria as tripas pela boca; seria resgatado de helicoptero e nunca mais pensaria em pescar. Alias foi uma grande ofensa aos pescadores criticar a foto do Jatene mostrando um peixe que ele pescou não sei onde. A pesca é uma atividade economica e o pescador é um profissional.

    ResponderExcluir
  12. O Pará venceu!

    O Governador e o Vice-Governador eleitos, SIMÃO JATENE e o Jurista HELENILSON PONTES, são personalidades que orgulham a nossa Terra.

    Iluminadas inteligências abençoadas pela generosidade divina.

    Graças ao nosso bom Deus e à divina proteção da nossa padroeira NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, os destinos do nosso Estado, nos próximos 04 (quatro) anos, será governado por dois dos mais eminentes filhos do nosso amado Pará.

    BOA SORTE E SUCESSO A SIMÃO JATENE E HELENILSON PONTES, Governador e Vice-Governador, respectivamente.

    HELENILSON CUNHA PONTES é filho de Santarém, Messorregião Oeste do Estado, Município no qual houve a vitória esmagadora de SIMÃO JATENE e HELENILSON, com 68% dos votos válidos.

    Doutor em Direito, Livre-Docente pela USP e advogado tributarista, HELENILSON foi eleito Vice-Governador com apenas 38 anos de idade, sendo jurista-tributarista de conceito e reconhecimento elevadíssimos, no Pará e no Brasil. Eminente e talentoso Conferencista.

    ResponderExcluir
  13. Olá meu caro Adamor,

    Você vai fazer falta na ALEPA.

    ResponderExcluir
  14. Deputado,

    Tenho visto que o senhor tem oraculizado (olha so o neologismo) algumas situações paroquiais.

    Portanto, na sua abalizada opinião, que destino levará, a partir do dia primeiro de janeiro vindouro, o trio:

    ANA, MARCÍLIO e MAURÍLIO?

    Será que ANA receberá como prêmio de consolação, para não ficar dando bobeira, algum ministério de menor relevância, tipo o que o Miriquinho dirigiu, ou alguma autarquia, tipo IBAMA?

    Ah sim, e PAULO ROCHA?

    ResponderExcluir
  15. O povo foi implacável no seu julgamento: fim de linha pra ANA JÚLIA CAREPA!

    Nos desajustamentos do seu Governo, ANA JÚLIA CAREPA desviou-se do rumo da história, porque não conseguiu conter nem aplacar os egoísmos, as ambições, as paixões e as desconfianças, que ignoraram as aspirações populares e se conduziram com imperdoável indiferença ao sentimento de que acima do GOVERNO e do ESTADO se situa a pessoa humana, a quem GOVERNO e ESTADO devem servir, proteger e fazer feliz.

    A livre manifestação da vontade popular pelo voto consciente e secreto, tem sido implacável, historicamente, no julgamento de GOVERNANTES e GOVERNOS que não GOVERNAM ou que não governam bem.

    ResponderExcluir
  16. 23:57:00,

    Dilma Rousseff vai estar consumida com a questão nacional e em como vai acomodar a sua enorme base aliada: ela não sabe que os irmãos Monteiro existem e estes devem voltar a sua insignificância de conseguir, através de Puty, se o Paulo Rocha deixar, algum cargo local do governo federal.
    Ana Júlia não tem chance de ministério algum, por menor que seja: o pessoal em Brasilia conhece ela.
    O Paulo Rocha poderá conseguir algo no governo de Dilma, no segundo ou terceiro escalão.

    ResponderExcluir
  17. Há laços de família entre o Vice-Governador eleito, HELENILSON PONTES, com o Deputado reeleito, PARSIFAL PONTES? Sabemos que HELENILSON é filho de Santarém, Mesorregião do Oeste do Estado e que PARSIFAL é de TUCURUI, Mesorregião do Sudoeste do Pará.

    ResponderExcluir
  18. Olá deputado, QUE O Pará reencontre o rumo certo do desenvolvimento e que este novo governo trate bem o nosso PMDB para que a engrenagem possa andar sem obstáculos.
    Quem sabe teremos voce na casa civil??
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. Ronaldo Gomes01/11/2010, 08:16

    Deputado, e a eleição para o senado??? em que pé está????

    ResponderExcluir
  20. 23:31, a Ana Cunha não é atabalhoada, ela é esperta. Foi a única do PSDB que fez parte do G-8, e as suas embarcações sem quualidade continuam atravessando o povo humilde que se deixa enganar fácil.

    ResponderExcluir
  21. Ronaldo Gomes,

    O STF ainda não publicou o acordão. Assim que o fizer entraremos com embargos declaratórios para tentar modifica-lo.

    ResponderExcluir
  22. 02:05:00,

    O sobrenome "Pontes", meu e do vice-governador é apenas uma coincidência: não há laço de parentesco.

    ResponderExcluir
  23. Já disseram quase tudo que eu gostaria de dizer. Mas, na verdade, a vitória de Simão Jatene, é a vitória do Pará. A derrota de Ana é dela e só dela, e de mais ninguém. Não é do PT. Afinal, Dilma ganhou no Pará. Ana foi defenestrada pela maioria do povo do Pará , entre outros motivos, pela má escolha de auxiliares, pelo silêncio ensurdecedor das malfeitorias (KIT Escolar, por exemplo) que sooou como incapacidade ou medo de punir os envolvidos, pelo apoio(?) intempestivo, desesperado e incompreensível de Almir Gabriel, a quem a senhora tanto atacou e desacatou e, finalmente, pela postura permanente de arrogância e prepotência, marcas registradas da imensa maioria dos petistas, salvo raríssimas exceções. Aprenda Ana Júlia. Seja mais humilde, respeite os adversários, não atire lama nas pessoas, reconheça os méritos de quem os possui. Mostre, agora, grandeza na transição de governo. Desça do palanque, deponha as armas e, como disse a Presidente eleita, Dilma Roussef, estenda as mãos aos adversários. Quam ganhará com isso não é só o Jatene. É o Pará e seu povo. Aprenda enquanto é tempo. Caso contrário, sua carreira política chegará ao fim da linha. Os eleitores do Pará acabam de dar uma prova disso.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo das 23;31 vc. esqueceu da prepotência em pessoa, ROSA CUNHA, a principal representante do numeroso clã dos Cunhas, parentes da 1ª dama, que ocuparão muitos cargos, privilégios e negócios no governo

    ResponderExcluir
  25. Jatene venceu com os votos de protesto, que gritavam "abaixo a incompetência".
    É isso ai, espero que Dilma não seja vingativa e venha brecar as verbas para o Pará, afinal de contas aqui ela ganho, não foi o PT que perdeu mas sim a Ana Julia e seus companheiros contados nos dedos das mãos.

    ResponderExcluir
  26. alea jacta est!!
    A sorte foi lançada e o povbo paraense de forma pacifica, prudente e razoável optou pela mudança.
    Que o Pará seja maior que as paixões pessoais. Acaba a eleição começa o governo e aí...
    Que o progresso e a paz reine entre nós;
    LISA

    ResponderExcluir
  27. tomar que esse tal puty leve essa incompetente pra bem longe daqui.

    ResponderExcluir
  28. Publica essa ai, se for corajoso, você já vai começar com chororô, ora o povo quer ver resultado já no proximo ano, não me venham com essa de deixar o estado quabrado, endividado e mais algumas coisas que voces estão acostomado a dizer depois que ganham eleição te vira rapaz até porque vc foi decisivo na eleição de Jatene pois o seu candidato não decolou, acho até que vc já era jatene no primeiro turno, seu traidor.

    BATMAN.

    ResponderExcluir
  29. 12:13

    Corrijo: É Rosa Cunha (veja o caos da SEDUC) e não a Deputada Ana Cunha.
    Os deputados baterão à porta dos secretarios do Jatene e levarão muito chá de cadeira. Os governos do Pará são todos iguais, seja PT, PSDB, PMDB.
    Jatene, em relação aos deputados, deveria usar a agenda do Gov. Helio Gueiros. A agenda semanal era cumprida rigorosamente. Dizia na lata do deputado se atenderia ou não o pedido. Quando dizia sim, dava ordens na hora e a coisa andava e saía; se dissesse não, esquece e não toque mais no assunto. É assim que tem que ser. Nada de enrolação de "vamos ver", "vou mandar estudar", "tenho que examinar", "ainda não tive tempo de analisar", "depois te chamo" Depois do Alacid Nunes, HG foi o melhor governador para o deputado estadual. Jatene só atendia prefeito se fosse acompanhado de deputado, alias o deputado que marcava audiencia. Pode? Ridiculo.
    Demos nova chance ao Jatene e desejamos de todo coração que tenha sucesso porque o sucesso de seu governo será o sucesso do povo do Pará.

    ResponderExcluir
  30. Caro deputado Parsival, a derrota da Ana Júlia começou quando ela tirou do seu lado, companheiros históricos, competentes, sérios como o Charles Alcantara e a Professora Edilza Fontes, que foram seus coordenadores de campanha em 2006, tudo por causa dos luas pretas do governo( Marcilio, Maurilio, Puty e Botelho). Agora, como é que uma governante pode dar um bom exemplo, quando colocou em seu governo: o namorado (Piloto), ex- marido,cunhado, cabeleireira, etc..

    ResponderExcluir
  31. Meu caro Sergio, de Uberlândia,

    Eu jamais afirmei aqui que sou imparcial: a imparcialidade não existe.
    Aceito criticas a mim mesmo, ao Jader, ao Almir e quem quer que seja, mas, até mesmo com referência a Ana Júlia, alguns limites devem ser respeitados.
    Repito, as suas criticas a Jader, que é meu amigo particular independente de política, serão publicadas, desde que não contenham termos pejorativos.
    Você é capaz de escrever tudo o que já disse nos dois textos sem os termos pejorativos. Se o assim o fizer, será publicado.
    Desculpe-me: eu tenho amigos que prezo e não sou imparcial com eles.
    Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação