No quinto dos infernos

Shot010

Detalhe de “Ugolino e seus filhos”, de Carpeaux

Neste episodio do fechamento da Rádio Tabajara, após representação da coligação "Acelera Pará", que tem a governadora Ana Júlia como recandidata, misturam-se vertentes e conveniências dignas daquele samba de breque do Moreira da Silva, “Rei do Gatilho”: “Eu atirei, ele atirou e nós trocamos tantos tiros que até hoje ninguém sabe quem morreu. Eu garanto que foi ele, ele garante que fui eu.”.

Ambos poderiam estar certos, mas os dois estão errados. Ou ambos poderiam estar errados, mas os dois estão certos: a ordem da sintaxe não altera a morfologia do texto.

A Rádio Tabajara funcionava de forma irregular e, em assim sendo, estava passível de lacre, todavia, era tolerada por todos que desejavam que as suas vozes ecoassem pela planície, inclusive membros do governo, ou seja, a ordem das conveniências dos áulicos determina a trava do cadeado.

No resumo da bufa, o governo do PT trata o regimento da mesma forma que o dantesco Conde Ugolino tratou os filhos na “Torre da Fome”: primeiro, na expectativa de salvarem-se todos, poupou-os, mas, quando o aperreio bateu, o famigerado conde, para prolongar a própria vida, comeu os rebentos um por um, na esperança de escapar da sina.

Ocorre que a chave da torre fora jogada no Rio Arno, de onde não poderia ser resgatada para safa-lo e não adiantou a antropofagia: Ugolino também veio a fenecer.

Na sua “Divina Comédia”, Dante encontrou o Conde no mais baixo circulo do inferno: qualquer semelhança em 03 de outubro pode não ser mera coincidência.

Comentários

  1. A justiça ELEITORAL NO PARÁ JÁ MULTOU A AN JULIA E NA SUA OPNIÃO A JUSTIÇA FOI JUSTA, SE ESSA MESMA JUSTIÇA "JUSTA" FECHOU ESSA RADIO DEVE SER PORQ ELA NÃO ESTAVA FAZENDO ALGO DE JUSTO... COMO O SENHO É JUSTO DEVE CONCORDAR COM A "JUSTIÇA" CERTO?

    ResponderExcluir
  2. Gostei tb do título. Ótima sugestão de roteiro pra desgovernadora que se despede do Pará.

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, A Tabajara estava ilegal como tantas radios que existem no Pará, porque a Ana Julia não fecha todas? Porque somente a Tabajara? Parsifal, a maioria das radis comunitarias pertencem a gente ligada ao PT.

    ResponderExcluir
  4. Esse comentarista anônimo não entende nada de lei. Se fosse advogado não diria uma besteira dessa. Multa por crime eleitoral é uma coisa. Censura, cutelo, repressão ao direito de opinar é outra coisa. Será que não dá pra entender, rapaz? Ou tu és mesmo do PT? Se fores, então está explicada a dific uldade de entender as coisas.

    João Cláudio- Analista de sistema

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação