A religião e a política têm estado em biunívoca correspondência desde que o gênio humano sistematizou ambas: tempo houve em que aquela assinava as cartas desta.
O pentecostalismo no Brasil teve dois marcos iniciais: a Congregação Cristã do Brasil, em São Paulo, em 1910, e a Assembleia de Deus, em Belém, em 1911.
Os pentecostais seguiram tímidos até o inicio dos anos 80, quando começou a expansão que se constata hoje.
Há aqueles que pregam, inferindo estatísticas otimistas, que os evangélicos, em 20 anos, serão maioria no Brasil.
Não poderiam, portanto, os políticos, passar ao largo das denominações evangélico-pentecostais que, embora estejam muito aquém em número da esmagadora maioria católica, cultivaram a característica de votarem em bloco, dando carenagem formal significativa ao candidato ao qual declaram apoio.
Assim, tão ou mais importante que dizer que um candidato tem apoio de um partido, é declarar que a "Assembleia de Deus", "fechou", com ele.
As denominações se erigem em um sistema "político" quanto a hierarquia na qual se estruturam. As disputas internas para presidir as diversas convenções, que reúnem um determinado numero de campos, que por sua vez são segmentos da mesma igreja, guardadas diferenças de métodos, são processos eleitorais.
No Pará, a quase centenária Assembleia de Deus, viu-se dividida em dois segmentos, sendo que a liderada pelo Pastor Gilberto Marques, "fechou" com a governadora Ana Júlia.
A outra parte da mesma denominação, liderada pelo Pastor Samuel Câmara, ainda está "em aberto".
Há ainda, com foco mais condensado no Sul e Sudeste do Pará, um outro ministério da Assembleia de Deus, o Madureira, cuja convenção reúne cerca de 500 igrejas na região.
Foi em busca de apoio político desta convenção, que nos fizemos a Xinguara, neste passado final de semana, quando estivemos reunidos com toda a diretoria do Ministério.
O apoio da Assembleia de Deus, Convenção Madureira, à candidatura majoritária do PMDB, tem significativa representação político eleitoral: a denominação está presente em todos os municípios do Sul e Sudeste do Pará.
Ainda poderá, a Madureira, acostar à candidatura majoritária do PMDB, o apoio da igreja da posição Norte e Nordeste do Estado, com menos inserção que no Sul e Sudeste, mas não menos importante do ponto de vista estrutural.
E aquela história de servir a dois senhores, não tá mais valendo não??
ResponderExcluirDep. Se levarmos em consideração que a maioria das pessoas que não tem uma religião definida se declara católico, mesmo não frequentados a igreja ou seguindo a sua orientação como organização. Então, podemos acreditar que talvez o número de evangélicos seja bem maior que outras religiões. Pois, os evangélicos tem uma organização que nenhuma outra denominação religiosa tem. Digo isso como observador, pois não tenho religião definida.
ResponderExcluirNão se preocupe, se eles (os pastores) acreditarem e as pesquisas confirmarem que vocês vão ganhar eles apoiam com certeza. Se não...
ResponderExcluirClaro que este comentário vai ser moderado, mas não tem importância...
Deputado só complementando a matéria sobre a formatura dos soldados da PM, o senhor sabe quem deu nome a turma de formandos????
ResponderExcluirArthur Carepa pai da Desgovernadora, onde fica o princípio da impessoalidade??? Os novos soldados engoliram a seco essa ordem do nome da turma, porém com isso só aumenta a rejeição.
abraço
Qual o serviço prestado por ele à briosa?
ResponderExcluir09:43:00,
ResponderExcluirServir a dois senhores não é uma questão de religião, mas, de caráter.
Parsifal,o Gilberto pastor tem dentro do palacio dos desmandos, um pau mandado chamado pastor Arilton e de comparsa um tal de Ederaldo. É só acompanhar os diarios oficiais donde são publicadas as viajens desses dois individuos. Dizque vão sempre buscar apoio de outras congregasões Brasil a fora. Agora me diz, o que que tem a ver as calça com as cueca?
ResponderExcluirQual a religião de Jesus?
ResponderExcluirPois é, por isso que nietzsche falou que o único creistão que existiu morreu na cruz, o resto...cristandade, aproveitadores e ainda há bastante ignorântes dentro das igrejas cristã. Mas isso esta mudando deputado.
Pastor é pra tomar conta do rebanho e não se aproveitar dele, pastor que é pastor não se mete em política. Olha o detran, uma vergonha. nunca foi tão roubado como agora e quem esta por lá?
Não pensei que vão ganhar o paraiso seus hipocritas...
É caráter que falta a essa gente cuja religião é o poder e não tem o menor escrúpulo em servir a Deus e aos interesses vis.
ResponderExcluirPr. Gilberto é um grande aproveitador. Beira, suas atitudes, a um dissimulado.
ResponderExcluirSubject: LULEI !!
ResponderExcluirLULEI !!
Virei casaca ao lado do Lula
Hoje, refletindo sobre o efeito do nada, sobre o porra nenhuma, me dei conta
de que o Brasil é o único país do mundo:
a) governado por um alcóolatra que instituiu uma lei seca;
b) um analfabeto que assinou uma reforma ortográfica;
b) tem um filho formado em porra nenhuma, que é o gênio das finanças; e
c) teve a cara de pau de pedir a Deus para dar INTELIGÊNCIA a Barack Obama,
que é formado em Harvard.
Depois disso, EU TINHA QUE MUDAR DE LADO. Resolvi lular
Que me desculpem os meus amigos e, por favor, não me critiquem, nem mandem e-
mail's indignados.
Antes, reflitam melhor sobre a situação atual. Tenho certeza que também
ficarão ao lado do Lula.
Afinal, se eu ficar atrás... ele me caga e se eu ficar na frente... ele me
fode.
Portanto, a melhor opção é ficar ao lado dele.
ENQUANTO ISSO, ESPERO E SONHO QUE TUDO VOLTE AO NORMAL ..
Será o dia em que:
ARRUDA será uma simples plantinha pra espantar mal olhado;
GENUINO será algo verdadeiro;
GENRO apenas o marido da filha;
SEVERINO apenas o porteiro do prédio;
FREUD voltará a ser o só criador da Psicanálise;
LORENZETTI será só uma marca de chuveiro;
GREENHALGH voltará a ser um almirante que participou de nossa história;
Dirceu, Palloci, Delúbio, Silvio Pereira, Berzoini,Gedimar,Valdebran, Bargas,
Expedito Veloso, Gushiken, Renan etc, serão simples.... presidiários.
E LULA APENAS UM FRUTO DO MAR.
Finalmente, quando olho meu titulo de eleitor, velhinho, coitado, e vejo o
Lula aliado ao Collor e, pasmem, na defesa da vida ilibada dos Sarneys,
concluo que entendo o verdadeiro significado do nome 'ZONA ELEITORAL' escrito
nele!