Ministro Mantega se acautela

prudence O ministro Mantega quedou-se à lógica do presidente do Banco Central, Henrique Meireles: declarou, em Toronto, durante a Cúpula do G20, que não é prudente o Brasil crescer acima de 5,5%.

O problema é colocar isto em pratica em ano eleitoral, quando Lula desfila "pacs" Brasil afora, derramando finanças com lastro duvidoso, pressionando a demanda por bens e serviços sem respaldo econômico consequente produção: o resultado é a seta do crescimento em ascendência e, como a estaca ainda não topou em firme lastro, a inflação acompanha a trajetória da seta.

O Brasil teima em não sair do pileque de ter sido um dos primeiros países a sair da crise mundial, e se vê às voltas com uma economia superaquecida.

Alguns confundem crescimento econômico sustentável com aceleração precoce e estocam o Banco Central que, conservador, suspendeu a taxa básica de juros para 10,25% ao ano, preparando as tamancas para agasalha-la, até dezembro, na prateleira dos 12%.

Mesmo em se contendo em 5,5% o crescimento, de pouco valerá o haver se a inflação, como se prevê, alcançar o mesmo patamar: nem um rato terá parido a montanha.

O Brasil precisa melhorar, e muito, a capacidade produtiva da indústria domestica. Só assim poder-se-á ter aquecimento econômico com inflação controlada.

Este é o saldo que se chama crescimento e, daí para o desenvolvimento são apenas mais alguns degraus, desde que se cumpram as metas de ajuste fiscal, ou seja, o Estado precisa ser menos estroina e aprender a investir com eficiência.

Comentários

  1. PARSIFAL, falando em "acautelar", pergunta-se:

    Quando você postará a chapa completa do PMDB às eleições proporcionais? Você prometeu que ao chegar a Belém, na segunda-feira (ontem), o faria. Aguardamos!

    ResponderExcluir
  2. Deputado, ouvi hoje cedo no noticiário do SBT que uma das exigências do DEM para não romper a histórica aliança em nível nacional com o PSDB, diante do atrito entre as legendas gerado com a indicação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) para ocupar o posto de VICE do SERRA, reivindicado pelo DEM, passa, necessariamente, pela candidatura única ao Senado da Valéria Pires Franco na aliança destes Partidos no Pará. Sabe-se que FLEXA RIBEIRO, muito embora não tenha tido uma atuação medíocre no Senado da República, não conseguiu destacar-se na defesa dos interesses do Pará. Sabe-se, ainda, que FLEXA não é carismático e não possui densidade eleitoral. Para completar se indispôs com o mais bem avaliado Deputado Federal do PSDB do Pará, ZENALDO COUTINHO, cuja densidade eleitoral é expressiva tanto que foi o mais votado da legenda na Capital e no Interior do Estado nas últimas eleições. O eleitorado de ZENALDO é, na sua esmagadora maioria, fiel, assim sendo, quem vota em ZENALDO não vota em FLEXA RIBEIRO. Com isso Flexa Ribeiro perderá no ninho peessedebista mais de 150 mil votos, votos esses que ZENALDO COUTINHO certamente terá na sua reeleição. VALÉRIA, ao contrário de Flexa Ribeiro, é simpática, carismática, tem densidade eleitoral, não possui desgaste no eleitorado do PSDB nem do DEM e não está em crise com nenhuma LIDERANÇA desses Partidos.

    PARSIFAL, muito embora você seja do PMDB peço-lhe que faça uma análise política dessa crise entre DEM e PSDB e suas repercussões nas aliança estaduais, especialmente no Pará. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Eu o farei hoje à noite. Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  4. 07:17:00,

    Desculpe, não tive ainda tempo de ir ao partido pegar. Verei se o faço hoje.

    ResponderExcluir
  5. Assiste razão ao que comenta o ANÕNIMO das 08:04:00. Em Paragominas, um dos mais tradicionais redutos eleitorais do Deputado Federal ZENALDO COUTINHO, um grupo forte de políticos e de empresários locais organiza a confecção de milhares de adesivos: "QUEM VOTA EM ZENALDO NÃO VOTA EM FLEXA". A idéia do Grupo é extender a campanha para todos os Municípios do Estado em que ZENALDO tem Lidernça, inclusive a CAPITAL. Um outro movimento interiorano já desfila com o seguinte adesivo em seus veículos: "QUEM VOTA ZENALDO VOTA JÁDER". Ressalte-se que ZENALDO não tem como controlar essas iniciativas, porque realizadas à sua revelia e expressam total antipatia a FLEXA RIBEIRO. É possível que por tabela SIMÃO JATENE seja prejudicado, uma vez que percorre o interior com FLEXA RIBEIRO a tiracolo.

    PARSIFAL, pelo andar das carroagens as eleições no Pará, especialmente para Governador, terão desfechos bem previsíveis:
    ANA JÚLIA CAREPA x DOMINGOS JUVENIL no 2º TURNO! JÁDER eleito SENADOR com mais de 02 MILHÕES de votos. A 2ª vaga possivelmente de PAULO ROCHA. Ao PSDB restará ser coadjuvante no 2º Turno e negociar alguma participação no futuro Governo e, talvez, a Presidência do Poder Legislativo. Bancadas reduzidas tanto na Assembléia Legislativa como na Câmara Federal. Esse é o desenho que já se faz do triste desempenho reservado ao PSDB nessas eleições do Pará, diante da notória crise interna desse Partido: de um lado o apoio do Ex-Governador ALMIR GABRIEL a DOMINGOS JUVENIL e do outro a intransigência dO Senador FLEXA RIBEIRO quanto ao acordo de cavalheiros que celebrou com o Deputado Federal ZENALDO COUTINHO e que se recusa, irresponsavelmente para com o Partido e para com a candidatura do Ex-Governador SIMÃO JATENE, a honrar. O desfecho dessa crise TUCANA será maligna. "A CONFERIR"!

    ResponderExcluir
  6. A "boca pequena" comenta-se que ALMIR GABRIEL e ZENALDO COUTINHO já tiveram 02 (dois) encontros bem recentes e reservadíssimos. Note que ZENALDO foi Presidente da Assembléia Legislativa logo no início do 1º Mandato de Governador do ALMIR GABRIEL, a quem sempre foi muito leal e do qual sempre teve total apoio. ISSO É NOTÓRIO! ZENALDO x ALMIR GABRIEL são, na PSDB, irmãos siameses. Alguns TUCANOS, afirmam que ZENALDO está para o ALMIR GABRIEL como o PARSIFAL está para o JÁDER BARBALHO. Será verdade?

    ResponderExcluir
  7. Não tenho conhecimento destes encontros entre Almir e Zenaldo e se houveram pode não significar nada além de encontros de amigos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação