Glastonbury Tor e Jerusalem

glastonbury No cume da colina (oitocentos metros de subida à pé) a Glastonbury Tor

Aberto este ano pelo Príncipe Charles, herdeiro do trono do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, o Festival de Glastonbury é o maior evento musical a céu aberto do mundo: acontece há 40 anos na Inglaterra, em uma planície periférica à Glastonbury, uma pequena cidade de não mais que 8 mil habitantes que se vê invadida, todos os anos, nesta época, por cerca de 150 mil pessoas.

Mas não foi pelo festival que eu resolvi, em uma viagem pelo interior da Inglaterra, desviar-me até Glastonbury: eu queria levar Ann e as meninas para visitar a Glastonbury Tor, onde, contam os arturianos, nasceu o cristianismo na Inglaterra.

Glastonbury Tor é uma pequena torre no alto de uma íngreme colina solitariamente plantada no meio da bela planície de Somerset Levels, onde, segundo a lenda, José de Arimatéia depositou o Santo Graal, que houvera trazido de Jerusalém.

A lenda se embrenha no romance ao afirmar que Arimatéia, quando jovem, durante o tempo em que Jesus andou sumido, o levou até Somerset Levels, o que inspirou William Blake a escrever o poema "Jerusalem", que, depois de musicado pelos celtas, é até hoje uma espécie de hino de natal dos ingleses.

Por que eu estou contando isto? Porque, não sei a que cargas d'água, e nem em que emissora, quando entrei no carro e liguei o radio, ao correr o dial tentando ouvir algo que me agradasse, lá se veio "Jerusalem" aos meus ouvidos.

Se desejar, você pode apreciar “Jerusalem” na bela e educadíssima voz da soprano Charlotte Church, no inicio da sua carreira.

Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Bom...sejá la por que cargas d'agua você postou isso, eu ADOREI!

    Estou fazendo algumas pesquisas sobre Glastonbury Tor, só quriosidade,e eu achei incrível o que você escreveu.

    Poste mais se possivel!

    Eu to meio enrolada com algumas lendas e queria poder entender um pouquinho melhor, mas por mais que eu pesquise acabado encontrando sempre a mesma baboseira e enrolação da internet.

    que bom poder encontrar alguem que esteve realmente diante da magia de Glastonbury Tor!

    Obrigado.

    Raiane Paula Fraga - Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)

    ResponderExcluir
  2. Olá Raiane,
    Que bom que a postagem atravessou o Brasil e chegou ao Rio Grande do Sul: a viagem foi bem maior do que a que fez Arimatéia, de Jerusalém a Somerset Levels.
    Fiz na Inglaterra, ainda solteiro, com um amigo, todo os caminhos do que é conhecido como "circuito arturiano": eu acreditava piamente no mito do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda", de onde, inclusive, me saiu o nome de pia.
    Depois de casado, há dois anos, voltei ao mesmo circuito, levando esposa e filhas pois sempre lhes contava a "histórias" dos pendragons.
    Glastonbury Tor é um destes lugares de amável paisagem, onde a lenda colocou um véu de terno encantamento: esta mistura faz o local ser aquilo que você quiser acreditar.

    Um grande abraço a você e a Bento Gonçalves, de mim e de Belém do Pará.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação