Pular para o conteúdo principal

Eu prefiro sonhar com os rios e lavar minh’alma

xingu Rio Xingu

Amanheci em Ourilândia do Norte, que borbulha com o projeto Onça Puma, que explora uma das jazidas de níquel laterítico do Sudeste do Pará: não sei quem é o dono da superficie do Pará, mas tenho certeza que a Vale é a senhora do underground.

Ponho o pé na estrada para São Felix do Xingu. Se um dia o Rio Tocantins, em cujas margens eu chorei primeiro, pela fanfarronice do homem parasse de correr rumo ao mar, eu desejaria enterrar o coração ali onde o Rio Fresco encontra com o Xingu: é uma singela beleza.

Eu tenho uma mania que me maltrata a coluna. Esteja onde eu estiver, a hora que for, quando eu termino um compromisso e não há outro em seguida, eu assumo o meu compromisso eterno: voltar pra casa.

Por isto, a hora que eu terminar de conversar com os amigos de São Felix do Xingu, corro de volta pra casa.

E por falar em voltar pra casa, a coisa mais bonita que Fausto Nilo já compos foi “Retrovisor” , que vocês podem ouvir abaixo na voz do Fagner:

 

Comentários

  1. Parsifal, o Chico Buarque, sempre ele, inspirou-se na saudade para fazer a bela composição poética "Morena dos Olhos D'água", cuja letra abaixo se transcreve:

    "Morena, dos olhos d'água,
    Tira os seus olhos do mar.
    Vem ver que a vida ainda vale
    O sorriso que eu tenho
    Pra lhe dar.

    Descansa um meu pobre peito
    Que jamais enfrenta o mar,
    Mas que tem abraço estreito, morena,
    Com jeito de lhe agradar.
    Vem ouvir lindas histórias
    Que por seu amor sonhei.
    Vem saber quantas vitórias, morena,
    Por mares que só eu sei.

    Morena, dos olhos d'água,
    Tira os seus olhos do mar.
    Vem ver que a vida ainda vale
    O sorriso que eu tenho
    Pra lhe dar.

    Seu homem foi-se embora,
    Prometendo voltar já.
    Mas as ondas não tem hora, morena,
    De partir ou de voltar.
    Passa a vela e vai-se embora
    Passa o tempo e vai também.
    Mas meu canto 'inda lhe implora, morena,
    Agora, morena, vem.

    Morena, dos olhos d'água,
    Tira os seus olhos do mar.
    Vem ver que a vida ainda vale
    O sorriso que eu tenho
    Pra lhe dar".

    ResponderExcluir
  2. Deputado sou leitor assíduo do seu blog mas esse lançamento repentino do Juvenil eu só só vou acreditar que ele não é laranja e que é pra valer se o PMDB entregar todos os cargos que possui no governo Detran, Cosampa,Jucepa e etc ou seja romper de verdade com a Desgovernadora.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, que tal uma CPI para apurar estes caixotes da Ana Julia? O esta faltando? Depois da devolução dos cargos esta CPI mostraria que o Juvenil não é juvenil e sim titular.

    ResponderExcluir
  4. 17:48:00,

    Bela música do Chico. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. 19:22:00,

    Os cargos serão entregues.

    ResponderExcluir
  6. 19:53:00,

    Os cargos serão entregues. Quanto à CPI não depende somente do PMDB.

    ResponderExcluir
  7. Parsifal, esta CPI sai se o PMDB quizer, e voce como um cidadão de respeito, deveria pugnar por isto. Por menos de que isto o Arruda foi cassado. Vamos que atraz vem gente. Aliás onde anda a OAB, onde anda o MPE, o MPF e a Magistratura que não atual como fizeram no caso dos panetones em Brasilia? Que tal passar isto a limpo?

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo Parcifal,

    Esse papo de sonhar com os rios, essa bela foto do "nosso" Xingu (nosso, porque a parte que me cabe, eu a divido contigo) são coisas de gente que ainda tem a capacidade de sonhar, que tem sensibilidade.

    Quem pensa assim está comigo e com a beira da minha rede.

    Quem pensa assim defende a Mata da Pirelli. Defende o Rio Uriboca.

    Obrigado,

    andre costa nunes

    ResponderExcluir
  9. Meu caro André,

    É sempre um prazer ver você por aqui. O nosso Xingu continua lindo e, do que depender de mim, a mata da Pirelli e o Uriboca vão continuar sobrevivendo. Você sabe, né meu amigo, que s estas coisas hoje em dia, só resta sobreviver.
    Eu não pude ir no aniversário do Terra do Meio porque eu estava na Terra do Meio.


    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. 07:21:00,

    Não sai "se o PMDB" quiser. CPIs são articulações políticas muito complexas (se não fosse teria uma todo dia), pois, formalmente, basta um fato determinado e 14 assinaturas.
    Mas, há mais de mês se ensaia algo que pode levar à instalação de uma CPI na ALEPA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.