Eu prefiro sonhar com os rios e lavar minh’alma

xingu Rio Xingu

Amanheci em Ourilândia do Norte, que borbulha com o projeto Onça Puma, que explora uma das jazidas de níquel laterítico do Sudeste do Pará: não sei quem é o dono da superficie do Pará, mas tenho certeza que a Vale é a senhora do underground.

Ponho o pé na estrada para São Felix do Xingu. Se um dia o Rio Tocantins, em cujas margens eu chorei primeiro, pela fanfarronice do homem parasse de correr rumo ao mar, eu desejaria enterrar o coração ali onde o Rio Fresco encontra com o Xingu: é uma singela beleza.

Eu tenho uma mania que me maltrata a coluna. Esteja onde eu estiver, a hora que for, quando eu termino um compromisso e não há outro em seguida, eu assumo o meu compromisso eterno: voltar pra casa.

Por isto, a hora que eu terminar de conversar com os amigos de São Felix do Xingu, corro de volta pra casa.

E por falar em voltar pra casa, a coisa mais bonita que Fausto Nilo já compos foi “Retrovisor” , que vocês podem ouvir abaixo na voz do Fagner:

 

Comentários

  1. Parsifal, o Chico Buarque, sempre ele, inspirou-se na saudade para fazer a bela composição poética "Morena dos Olhos D'água", cuja letra abaixo se transcreve:

    "Morena, dos olhos d'água,
    Tira os seus olhos do mar.
    Vem ver que a vida ainda vale
    O sorriso que eu tenho
    Pra lhe dar.

    Descansa um meu pobre peito
    Que jamais enfrenta o mar,
    Mas que tem abraço estreito, morena,
    Com jeito de lhe agradar.
    Vem ouvir lindas histórias
    Que por seu amor sonhei.
    Vem saber quantas vitórias, morena,
    Por mares que só eu sei.

    Morena, dos olhos d'água,
    Tira os seus olhos do mar.
    Vem ver que a vida ainda vale
    O sorriso que eu tenho
    Pra lhe dar.

    Seu homem foi-se embora,
    Prometendo voltar já.
    Mas as ondas não tem hora, morena,
    De partir ou de voltar.
    Passa a vela e vai-se embora
    Passa o tempo e vai também.
    Mas meu canto 'inda lhe implora, morena,
    Agora, morena, vem.

    Morena, dos olhos d'água,
    Tira os seus olhos do mar.
    Vem ver que a vida ainda vale
    O sorriso que eu tenho
    Pra lhe dar".

    ResponderExcluir
  2. Deputado sou leitor assíduo do seu blog mas esse lançamento repentino do Juvenil eu só só vou acreditar que ele não é laranja e que é pra valer se o PMDB entregar todos os cargos que possui no governo Detran, Cosampa,Jucepa e etc ou seja romper de verdade com a Desgovernadora.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parsifal, que tal uma CPI para apurar estes caixotes da Ana Julia? O esta faltando? Depois da devolução dos cargos esta CPI mostraria que o Juvenil não é juvenil e sim titular.

    ResponderExcluir
  4. 17:48:00,

    Bela música do Chico. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. 19:22:00,

    Os cargos serão entregues.

    ResponderExcluir
  6. 19:53:00,

    Os cargos serão entregues. Quanto à CPI não depende somente do PMDB.

    ResponderExcluir
  7. Parsifal, esta CPI sai se o PMDB quizer, e voce como um cidadão de respeito, deveria pugnar por isto. Por menos de que isto o Arruda foi cassado. Vamos que atraz vem gente. Aliás onde anda a OAB, onde anda o MPE, o MPF e a Magistratura que não atual como fizeram no caso dos panetones em Brasilia? Que tal passar isto a limpo?

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo Parcifal,

    Esse papo de sonhar com os rios, essa bela foto do "nosso" Xingu (nosso, porque a parte que me cabe, eu a divido contigo) são coisas de gente que ainda tem a capacidade de sonhar, que tem sensibilidade.

    Quem pensa assim está comigo e com a beira da minha rede.

    Quem pensa assim defende a Mata da Pirelli. Defende o Rio Uriboca.

    Obrigado,

    andre costa nunes

    ResponderExcluir
  9. Meu caro André,

    É sempre um prazer ver você por aqui. O nosso Xingu continua lindo e, do que depender de mim, a mata da Pirelli e o Uriboca vão continuar sobrevivendo. Você sabe, né meu amigo, que s estas coisas hoje em dia, só resta sobreviver.
    Eu não pude ir no aniversário do Terra do Meio porque eu estava na Terra do Meio.


    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. 07:21:00,

    Não sai "se o PMDB" quiser. CPIs são articulações políticas muito complexas (se não fosse teria uma todo dia), pois, formalmente, basta um fato determinado e 14 assinaturas.
    Mas, há mais de mês se ensaia algo que pode levar à instalação de uma CPI na ALEPA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação