Atravessando a linha vermelha

Histórico de pesquisas Datafolha

pesq

Chamou-me atenção um comentarista, na postagem "Marina rompe os 10 pontos percentuais", que a candidata já na primeira pesquisa do Datafolha, em dezembro de 2009, apresentava 11% das intenções de voto.

 

Na verdade, eu tomei o piso de outra pesquisa, 8%, para comentar a subida de Marina Silva em 50%.

 

O gráfico acima traz o histórico das cinco pesquisas do Datafolha realizadas até agora, onde o menor percentual de Marina é 10%.

 

Importante notar neste histórico, a linha ascendente de Dilma Rousseff e a linha descendente de José Serra, que, caso se torne uma tendência estatística, colocará a campanha deste em serio risco de rompimento da linha de irreversibilidade.

 

Neste caso, José Serra terá que turbinar a campanha de Marina para levar a eleição para segundo turno e tentar recomeçar do zero.

 

A perda de tempo na qual ainda se laçam os tucanos em busca de Aécio Neves para vice, é um dos elementos que os faz ter dificuldades em retomar fôlego.

 

Dilma Rousseff ainda tem espaço no eleitorado de Lula para romper os 40 pontos percentuais. José Serra não tem onde buscar isto a não ser em seu próprio muque, pois FHC, ao contrario de Lula, é elemento oxidante.

Comentários

  1. LULA é um ESTADISTA! Líder popular habilidoso sempre aclamado pelos mais pobres e desafortunados. DILMA foi uma imposição de LULA ao PT e à base aliada. Ninguém, absolutamente ninguém, acreditava que DILMA pudesse decolar mesmo pilotada pelo comandante LULA, um dos mais consagrados líderes populares da história do Brasil. Mas, LULA ignorou a todos e impôs DILMA.

    LULA acreditou na potencialidade da sua densidade eleitoral e que poderia transferí-la para sua candidata DILMA.

    LULA antecipou o futuro das eleições presidenciais e o nítido rastro das estatísticas confirmam a decidida tendência das urnas, inequívoca marca de antecipação do resultado das eleições para a qual terão que convergir, de agora para diante, todos os incrédulos na escolha de LULA, inclusive, os pensadores políticos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação