Enquanto isto, no Reino Unido…

third

O analista político britânico Stephen Castle, escreve no "The International Herald Tribune" que o primeiro debate de televisão da historia política da Grã-Bretanha embaralhou as eleições do próximo dia 6 de maio.

 

Revela Mr. Castle um detalhe que eu não conhecia sobre as eleições no reino: não havia, até este ano, debate televisionado no Império Britânico.

 

Acostumados às disputas entre os partidos Trabalhista e Conservador, os britânicos, há quase um século, não percebiam a existência de um terceiro partido na ilha: o Liberal.

 

Com a televisão, Nick Clegg, 43 anos, líder dos liberais, acabou virando celebridade no primeiro debate, ofuscando o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, líder dos trabalhistas, de centro-esquerda, e David Cameron, líder dos conservadores, de centro-direita.

 

Segundo Mr. Castle, alguns analistas políticos acham que o encanto de Nick Clegg poderá se quebrar nos dois próximos debates (um está ocorrendo agora), quando Brown e Cameron, refeitos do susto, poderão explorar o conhecimento acumulado nas mais profundas questões britânicas.

 

Enquanto isto, os britânicos respiram a possibilidade de poder despejar Gordon Brown de Downing Street, sem serem obrigados a entregar a chave da casa para David Cameron.

 

Pode ser que aquilo que alguns eleitores paraenses desejariam ver na próxima eleição, tenham os britânicos encontrado: a tal terceira via.

Comentários

  1. Humberto Lopes23/04/2010, 12:21

    Deputado, não é bem assim.
    O Partido Liberal já chegou a ter 30% dos votos, quando agregados nacionalmente. Em 1975 foi a segunda força eleitoral, ficando 2% acima dos trabalhistas.
    Acontece que o sitema eleitoral inglês é majoritário e distrital. Por isso o pouco peso dos liberais no parlamento.
    Além desses três há mais 14 organizações partidárias na Inglaterra, a maioria do porte de nosso PSTU.
    Até 2002 o equivalente à DS inglesa comandou o que seria a Cãmara de Vereadores e, por consequencia a municipalidade (equivale à prefeitura e eleito pelos conselheiros municipais).
    No mais, parabéns pela sua sempre brilhante verve e me deixe dar um palpite: o jogo do poder inglês só será modificado se os eleitores dos distritos se virem como membros de uma nação, o que desde os tempos de Burke não acontce nas terras da rainha.

    ResponderExcluir
  2. Olá Humberto,

    É verdade que os liberais sempre estiveram no parlamento, inclusive hoje, têm cerca de 60 cadeiras. O problema, como você mesmo coloca, é o pouco peso deles na pauta, devido aos ingleses não lhes perceberam a presença conjuntural.
    É verdade também que há mais partidos, todavia, na prática, o parlamento tem sido pautado há muito pelos dois que agora se viram para segurar a terceira via.
    Ontem, no debate, Nick repetiu a performance, mas os Gordon e Cameron reagiram.

    Obrigado pelo ótimo comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação