James Lovelock

lovelock James Lovelock: sem expectativas

 

Em entrevista à BBC, o cientista britânico James Lovelock, 90 anos, dá um tom apocalíptico a nossa era.

 

Autor da Teoria de Gaia e um dos precursores do movimento ambientalista, Lovelock está cético e afirma que “mudar os hábitos para tentar salvar o planeta é uma bobagem. A coisa mais sensível a se fazer é aproveitar a vida enquanto podemos.”

 

Pondera o cientista que a humanidade não "decidiu aquecer o mundo deliberadamente", mas "puxou o gatilho", inadvertidamente, ao desenvolver sua civilização da maneira como conhecemos hoje.

 

Para Lovelock, a busca por formas de energia renováveis é "uma mistura de ideologia e negócios", mas sem "uma boa engenharia prática por trás".

 

Confesso que, como Lovelock, não vejo raio de manobra para mudanças radicais nos hábitos da humanidade, e reconheço que ao ponto em que chegamos, não é possível voltar o projétil ao fuzil.

 

Discordo, todavia, do hedonismo contido na sua tese: não acho que devamos nos resignar ao fim e aproveitar o que nos resta, porque muito ainda nos resta.

 

E o que nos resta é encontrar, através da ciência e da tecnologia, maneiras de mitigar os estragos que virão, fornecendo ao planeta meios de readaptação, para que a nossa espécie continue reinando sobre ele.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação