Riscos e rabiscos

Escher

Não é a primeira vez que colhidos documentos sigilosos de empresas, acham-se nos rabiscos das mesmas referências a doações, legais ou ilegais, a políticos de todos os partidos.

 

O exemplo mais recente, pela flagrância, é o imbróglio em que se vêem a construtora Camargo Corrêa e aqueles que junto com ela aparecem, homeopaticamente, na mídia.

 

Os partidos podem tentar ser diferentes no exercício dos respectivos mandatos de seus eleitos, mas, na hora de arrecadar para fazer a campanha, são todos iguais: valem-se dos mesmos meios permitidos e não permitidos em lei.

 

Daí porque, se embrulha em um mesmo papel o dinheiro entregue para fazer campanha, ao PT, PSDB, DEM e PMDB, só para citar os mais conhecidos.

 

Campanha custa muito dinheiro. E tenho sempre dito: todo o dinheiro trazido às campanhas, é público.

 

Se o Brasil ainda não se convenceu a instituir o financiamento público de campanha, a República vai continuar fazendo isto por baixo dos panos.

 

Uma reforma política séria e consequente, que institua o financiamento público de campanha como um dos seus objetos, não terá o condão de acabar com os desvios existentes, mas, retirará o fundamento deles: ninguém mais poderá pedir, ou receber, favores financeiros, sob a argumentação de que é para o partido.

 

Enquanto isto não ocorrer, qualquer flagrante policial, nos moldes deste que foi operado na Camargo Corrêa, em qualquer empresa que tenha ligação de obras ou serviços com o poder público, encontrará rabiscos similares.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação