A China, um dos maiores poluidores do mundo, resolveu fingir que criou juízo ambiental e anunciou, hoje, que reduzirá em até 45% a emissão de dióxido de carbono até 2020.
O compromisso será fechado na Cúpula do Clima, no próximo dezembro, em Copenhague, diretamente pelo Premier chinês Wen Jiabao.
Os EUA irão com menos valentia à Cúpula: Barack Obama afirmou que a meta a ser comprometida é de diminuir as emissões nocivas em 17% até 2020.
Embora eu me tenha tornado cético com estas cúpulas, pois já vi muitas ocorrerem, e já não mais vou em nenhuma por ter perdido a expectativa de elas serem algo mais do que documentos e pose para fotos, algo me diz que que eu deveria acompanhar Copenhague.
Afinal, como as mudanças climáticas começam a dar sinais de irreversibilidade eventual e os efeitos dos eventos começam a se calcular em percentuais do PIB, os países começam a considerar agendá-las como assuntos de Estado.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.