Pular para o conteúdo principal

Dicionário Português-Português

Recebi este texto e, para prevenir aqueles que poderão cruzar o mar à Portugal, achei por bem postá-lo para que se expressem no devido português lusitano sem percalços:

 

Em Portugal

No Brasil

Água fresca e lisa

Água gelada e sem gás

Punheta

Tira-gosto de bacalhau cru desfiado

Bica

Cafezinho

Salva-vidas

Sanitário

Autoclismo

Descarga

Almeidas

Garis

Monstros

Entulhos

Puto

Adolescente

Canalhas

Crianças

Sida

Aids

Durex

Camisinha

Fita cola

Fita durex

Pregadeira

Broxe

Penso

Curativo

Mulher com história

Mulher menstruada

Penso higiênico

Absorvente higiênico

Cueca

Calcinha

Adesivo

Esparadrapo

Paneleiro

Bicha

Pila

Pênis

Fufa

Sapatão

Gajo

Rapaz

Cerveja de pressão

Chope

Empregado de mesa

Garçom

Banheiro

Salva-vidas

Rapariga

Moça

Autocarro

Ônibus

Achar um giro

Achar legal

Saco

Bolsa tira-colos

Talho

Açougue

Frigorífico

Geladeira

Andar

Apartamento

Ardina

Jornaleiro

Pica no cu

Injeção nas nádegas

Bicha

Fila

Cacete

Pão

Ajustar o breque

Soltar um pum

Travão

Freio

Estomatologista

Dentista

Propina

Taxa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.