As pirâmides de Dubai

Dubai: crise imobiliária à vista

A cidade de Dubai, que se tornou um destino turístico de peso em função dos investimentos imobiliários de ponta, está prestes a se tornar um pesadelo para milhares de investidores.

 

É que a Dubai World e a Nakheel, as maiores construtoras do Emirado, com uma dívida de US$ 60 bilhões, pediu alongamento dos pagamentos vencidos: isto pode significar bancarrota.

 

Além da crise econômica mundial, teve peso na pré concordata as dívidas relacionadas a “um modelo econômico exibicionista, centrado no capital estrangeiro e em projetos gigantescos de construção”.

 

Os emires não atentaram para a história: projetos gigantescos de construção, além de consumir custos exagerados, desviam investimentos em prazo de razoável retorno.

 

As pirâmides do Egito, por exemplo, quebraram os faraós que as patrocinaram como mausoléus, e só foram dar lucro 5 mil anos depois: hoje, quando turistas do mundo inteiro derramam dólares para admirá-las.

 

Com as limitações turísticas peculiares à geopolítica religiosa da região, Dubai passará iguais 5 mil anos para recuperar os investimentos feitos nas suas devidas pirâmides.

Comentários

  1. SEXTA FEIRA, Belém-Pa, 27/11/2009

    PAINEL POLÍTICO

    Está feito
    Depois de muita confusão no diretório do Pará, a direção do PSDB bateu o martelo ontem: o candidato ao governo será Simão Jatene. O ex governador Almir Gabriel disputará o Senado ou uma cadeira de deputado.

    Fonte: jornal Diário do Pará de 27/11/2009, caderno Brasil, página B2.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação