A Matrix é na Europa




Quem viu a trilogia Matrix, vai entender o New Ties, projeto em desenvolvimento por cinco universidades européias, cujo objetivo é criar seres gerados por softwares.

O projeto pretende pesquisar o comportamento humano, mas, caso tenha sucesso, poderá ser o embrião de uma realidade virtual parecida com a idealizada pelo sucesso cinematográfico acima citado.

As “criaturas”, como são chamados os "seres" criados por complexos algoritimos, ganham vida nos computadores e possuem características distintas: têm sexo, expectativa de vida e metabolismo similar aos humanos.

Através do emprego da inteligência artificial, são também capazes de aprender e de aperfeiçoar suas habilidades naturais.

Os cientistas querem descobrir como elas aprendem e interagem estudando suas decisões. Já foram criadas duas mil pessoas artificiais em apenas um computador.

Gusz Eiben, professor de ciência da computação da Universidade de Vrije, na Holanda, e líder da experiência, afirma que a “ a meta é produzir uma rede de máquinas para hospedar milhões de habitantes do gênero”.

Segundo Eiben, sociólogos, antropólogos e políticos poderão se servir do projeto para simular reações a eventos.

Além da Universidade de Vrije, participam do New Ties a Universidade de Surrey, na Inglaterra; a Universidade Eotvos Lorand, na Hungria; a Universidade de Napier, na Escócia; e a Universidade de Tilburg, na Holanda.

Comentários

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação