Um A330 similar ao que desapareceu sobre o Atlântico
Um A330 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro para Paris, ontem, às 19h, com horário de chegada previsto para às 6h, horário de Brasília, desapareceu do radar na madrugada de hoje.
O Airbus enviou uma mensagem automática à base, por volta das 23h, horário de Brasília, reportando falha no circuito elétrico, durante uma forte turbulência, sobre o Atlântico.
Embora ainda não haja confirmação oficial, a FAB e a Air France já sabem que o avião, que levava 228 pessoas, caiu sobre o Atlântico.
A FAB já iniciou buscas na área de Fernando de Noronha, e a Marinha francesa já enviou fragatas de buscas a partir do Dakar.
Quando as mãos do comandante dirigiam as aeronaves, a maioria decidia desviar das tempestades, embora isto fosse provocar atrasos no voo.
Com a tecnologia embarcada nos aviões, e o cumprimento dos horários rigidamente estabelecidos, é um computador de bordo quem decide se uma aeronave entra em uma turbulência ou desvia dela.
O problema é que se delegou aos computadores de bordo medir, também, o imponderável: isto pode causar tragédias.
Comentários
Postar um comentário
Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.