Pesquisa para prefeito em Santarém surpreende a política tradicional do município

A Doxa publicou a primeira pesquisa realizada em Santarém, com vistas às eleições municipais de 2016, que estão logo ali.

Para a surpresa dos tradicionais políticos locais, desponta como favorito um nome que nunca disputou eleições, em um município no qual nomes tradicionais travam disputas há algum tempo.

Trata-se do do empresário do ramo de hotelaria, Paulo Barrudada (PROS), que venceria a eleição para prefeito de Santarém, se a disputa fosse hoje:

shot

Há um fato, todavia, que pode recolocar os políticos tradicionais no jogo, pois eles ainda são experts em virá-lo: o percentual dos que não sabem em quem votarão, ou não quiseram responder à pergunta é de 48,2%. 

A Doxa fez três cenários de pesquisa estimulada. Em todos eles o nome de Paulo Barrudada aufere o mair percentual de intenção de votos e o atual prefeito, Alexandre Von (PSDB), em todos os cenários, aufere posição desconfortável.

shot 006

divisoria

shot 007

divisoria

shot 009

divisoria

Quando é medida a rejeição dos candidatos, o prefeito Alexandre Von é o mais rejeitado:

shot 010

O prefeito Alexandre Von, no entardecer do seu penúltimo ano de adminsitração, tem uma imagem bastante deteriorada no município:

shot 011

O que se reflete na avaliação da sua adminsitração, pois 64,7% dos santarenos (Péssimo+Ruim+Regular negativo) a desaprovam e somente 33,9% a aprovam:

shot 012

Um percentual de 78,5% dos santarenos desaprovam a administração do governador Simão Jatene, contra apenas 15,8% que a aprovam:

shot 013

A campeã de rejeição em Santarém é a presidente Dilma Rousseff: 84% dos santarenos desaprovam a administração da presidente da República, contra apenas 13,8% que a aprova:

shot 014

Em Santarém, 72,1% são a favor do impeachment da presidente:

shot 015

A Doxa ouviu 520 pessoas no município de Santarém, nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 4 porntos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

  1. a turma de secretários mais íntimos do Von disseram q esta pesquisa foi comprada....
    sei não...os índices de rejeição de Dilma e os índices dos q querem seu impeachment são semelhantes ao resto do Brasil.

    ou seja: ou os secretario estão equivocados da suposta compra da pesquisa ou os índices desfavoráveis a Dilma são também um Blefe..
    alguem ta errado ai..

    ResponderExcluir
  2. Esse é aquele instituto de pesquisa que disse que o Helder seria o Governador? Então tá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Esse é o instituto que disse que o Jatene seria o governador. E acertou.

      Excluir
  3. Como podemos acreditar nessa pesquisa em que o nome do Santareno Helenilson Pontes não aparece em nenhum cenário. Impossível, pois Helenilson Pontes foi um excelente político para região do oeste quando esteve no poder como vice-governador e o povo de Santarém sabe reconhecer em seu filho ilustre como seu futuro prefeito. Por esse motivo essa pesquisa perdeu totalmente a credibilidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação