Brasil deverá perder a posição de 7ª maior economia do mundo em 2015

Shot 009

O mais recente relatório de "Perspectivas para a Economia Global", editado pelo FMI, derruba o Brasil da 7ª para a 8ª economia do mundo.

O relatório não é terminativo e poderá sofrer mudanças até o final de 2015, quando é efetivamente fechado o ranking, mas devido à retração do PIB brasileiro, dificilmente o prognostico se reverterá, pois já estamos batidos pela Índia, que desde 2013 faz seu dever de casa e apresenta uma espetacular perspectiva de crescimento de 7,5% para este ano, podendo até desbancar a França, atual detentora do 6º lugar.

Com base no cenário atual, o prognóstico do FMI é que o Brasil só deverá apresentar recuperação econômica em 2020, mas manterá até lá a 8ª posição, sem sair do clube das 10 maiores economias do mundo.

A melhor posição que o Brasil já ostentou até hoje foi em 2011, quando passou da Inglaterra e alcançou o status de 6ª maior economia do mundo.

Abaixo o ranking, desde 2011, das 10 maiores:

Shot 004

Mas se nos serve de consolo, o relatório do FMI aponta que, dentre os países que sofrerão retração no PIB, o Brasil é o que tem a perspectiva de menor percentual de queda (1%), como mostra o quadro abaixo:

Shot 011

Se bem que, fora a Rússia, estamos muito mal acompanhados nesse quadro de horrores.

Comentários

  1. estamos muito mal acompanhados, especialmente por causa da russia.

    não tenho nada contra vanuatu e a ucrania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nada contra nenhum deles, mas em matéria de companhia, quando eu estiver aperreado, fora do Brasil, prefiro a Rússia por perto. A Ucrânia e Vanuatu, se tiverem juízo, também deveriam.

      Excluir
  2. Vivemos numa sociedade, num mundo capitalista, e em muitos casos, com o de que pior e mais perverso há no capitalismo. Do quê nos adianta fazermos muxoxos por cairmos da sétima para a oitava posição no rol das maiores economias do mundo, se vivemos num país injusto socialmente, se grande parte dos números que nos levam a essa posição está concentrada em pouco mais de 1% da população? Do quê nos adianta, nos melhora, sermos a oitava economia do mundo, se nossa educação é uma lástima, a saúde uma vergonha e a segurança, com permissão para o trocadilho infame, é de total insegurança? Temos carga tributária comparável à da Áustria e da Finlândia, maior que a da Alemanha, muito distante do Tio Sam e serviços públicos de má qualidade, comparável aos países mais injustos socialmente do mundo? 11a economia do mundo, o Canadá raramente é noticia no mundo, especialmente por escândalos, a Suíça 20a e Suécia 21a são o que são em face do bem estar de seus cidadãos? Festejar, ou criticar a queda na lista de maiores economias do mundo, dever-se-ia antes fazer uma análise criteriosa do quanto pagamos em impostos e o que o Estado nos devolve em serviços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela colocação! O PIB per capita e os índices de educação e qualidade de vida dizem infinitamente mais sobre um país que o PIB isoladamente.

      Excluir
    2. O Brasil hoje perdeu o futuro que sempre se vangloriou e nunca se quer chegou próximo. Um futuro com mais educação, saúde, justiça social e respeito aos cidadãos; um Estado pequeno e eficiente, sem privilégios a tão poucos, e obrigações impossíveis de cumprir à maioria da população. Perdemos, acho que definitivamente, o trem da história e por querer, com a autorização de Beto Guedes, estamos fora do juízo por opção própria dos nossos governantes, independentes de Ps, com a autorização popular ratificada numa "democracia" subsidiada por verbas públicas. Em 2039 a população acima de 60 anos será igual a menor de 16 anos, ou seja, o buraco vai apenas aumentar. Espero que Chico Xavier esteja certo no seu belo livro "Brasil: coração do mundo, pátria do evangelho", de Humberto de Campos, e que em muito breve, com as mudanças de nossa Transição Planetária comecemos, mesmo pela dor, a receber outros povos e retomarmos nosso processo evolutivo coletivo, pois até hoje, estamos somente estagnados.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação