Pará é o maior produtor de cacau do Brasil e já tem 5 marcas de chocolate

shot 002

Pouca gente sabe, mas a primeira muda de cacau plantada na Bahia, que domina, desde o século 18, a pole position da produção nacional da fruta, foi levada do Pará.

Mas eis que esse ano de 2016, devido à seca baiana e ao incremento do plantio no Pará, o nosso estado ultrapassou a Bahia e somos o maior produtor de cacau do Brasil.

E a produção paraense não se conteve em simplesmente exportar os caroços para voltarem feito chocolates: o Pará já tem cinco marcas, a De mendes, a Nayah, a Amazônia Cacau, a Cacauway e a Filha do Combu, todos fazendo sucesso pelo Brasil.

Portanto, quando você quiser dar chocolates de presente para alguém, prestigie os paraenses.

Comentários

  1. Meu nobre amigo sou viciado em chocolate (como no minimo 100 gramas por dia) e esta é a primeira vez que tomo conhecimento dos nomes que você colocou como de chocolates paraenses !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente esses agora.

      Excluir
    2. Quero convidar aos visitantes deste blog a adquirir ou degustar os chocolates e outros mimos da Filha do Combu na feira de orgânicos que acontece em sábados alternados na Praça Batista Campos e na Praça Brasil. Neste sábado véspera do Círio acontece na Praça Brasil.

      Excluir
    3. No horário das 7 as 12 horas. E se estiver com vontade e vier a minha barraca poderei ler Runas para os interessados.

      Excluir
  2. Falta divulgação.

    ResponderExcluir
  3. Se o Pará, hoje é o maior produtor de cacau no Brasil, agradecemos primeiro a DEUS e depois a dois dirigentes (não paraenses) da CEPLAC que se dedicaram com muito amor a causa, tudo que estamos colhendo agora, foi plantado desde 1975; homens de visão, técnicos, , e de respeito. Tive a honra de trabalhar com eles e em um órgão respeitado.
    Meus agradecimentos ao Dr. FREDERICO AFONSO e HÍRCIO ISMAR (já falecidos).
    Com muito orgulho - Renato Navarro


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação