Pular para o conteúdo principal

Provável fim das coligações proporcionais muda cenário eleitoral

Shot021

Das propostas de mudanças na legislação eleitoral sugeridas pela comissão do Senado, poucas têm chances de vingar: umas porque os políticos não pretendem abrir mão de um sistema que os tem mantido, há anos, no poder, outras, e até as mesmas “umas”, porque a população não deverá compreender que a aplicação de algumas regras, como o voto em lista fechada, poderiam ser o início de uma salutar consolidação partidária.

Há certo consenso, todavia, que o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais deverá ser aprovado, já valendo, caso a lei seja sancionada até o final de setembro deste ano, para as eleições municipais de 2012.

Prevenindo-se desta mudança, a maioria dos partidos já começa a definir candidaturas majoritárias próprias, para que as respectivas chapas proporcionais não feneçam diante da ausência de uma “cabeça de chapa”.

O PMDB, há uma semana, tomou a decisão de estabelecer, como regra, o lançamento de candidatura majoritária própria em todos os municípios do Brasil. A exceção poderá ocorrer, mas, deverá ser evitada até o último minuto.

Ontem foi a vez do PCdoB tomar a mesma decisão havida pelo PMDB. Na esteira desta tendência, teremos, em 2012, a inauguração do ano em que poderemos estar iniciando, pelo menos por este viés, maior identidade programática aos partidos.

Comentários

  1. Deputado,

    Sei que esta não é a ocasião. Mas é que fiquei ansioso para pedir sua intervenção.

    Veja no link abaixo:

    http://saibadascoisas.blogspot.com/2011/04/gaby-amarantos-ficou-com-os-seios.html#comment-form

    Trata-se da performance de nossaa conterrânea Gaby Amarantos em um show recentemente na paulicéia.

    Acho-me, como paraense, no mesmo direito que tiveram os espectadores da "paulicéia desvairada" de ver o que mostrou a minha musa (mesmo que acidental, seria mesmo acidental e não previsível?). E queria reivindicar esse direito aqui neste espaço democrático.

    E aqui vai um apelo através deste seu badalado blog:

    "Gabyzinha, dá uma chanchina pra nós (paraenses) tá? Mostra, mostra, mostra"!

    ResponderExcluir
  2. Fui lá no blog sugerido aí no comentário das 10:54 e achei interessante ser um blog da Polícia Comunitária, quanto as atributos da Gaby além de ser uma cantora genial, mostra que é bem dotada fisicamente pra alguns gostos!

    ResponderExcluir
  3. 23/04/2011 13:20:00

    A Gaby é um arraso cara, tá ainda com tudo de cima. A gente podia provocar a Play Boy para fazer um convite pra ela.
    E eu, como o fã do primeiro comentário, no primeiro show dela aqui eu vou cobrar na boa um replay da exposição de Sampa (ah paulistas sortudos).

    ResponderExcluir
  4. Vou também fazer meu apelo a Gaby:

    "Premie seus conterrâneos Gabyyyyyyyyyy".


    No próximo show vá com a mesma blusa e se empolgue com a galera. E depois, é deixar ao sabor das circunstâncias. Você vai fazer mais sucesso com os manos daqui rs rr

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...