Turvos ventos velas não sopram - III

engren

O deputado Priante recebeu a Secretaria de Saúde do Estado praticamente completa: poderia nomear o secretário, diretores de departamentos e todos os cargos de segundo escalão espalhados pelo Pará.

 

A engenharia foi compartilhada com o deputado Paulo Rocha, que, mais mineiro que o trem, finge-se de morto para exercer direito de uso nas terras do campo santo.

 

Priante cometeu um erro de condução que viria a servir de argumento ao governo para tomar-lhe a SESPA: importou, de Brasília, o médico Halmélio Sobral, que chegou com parcos conhecimentos políticos ao Pará, e lhe deu assento como secretário de saúde.

 

A teia que sustenta a administração pública não pode ter como único componente, àqueles que ocupam cargos de delegação direta, a capacitação técnico científica, esta, aliás, pode até ser dispensada ao delegado, pois para tal orientação há os assessores especiais, e o próprio quadro técnico do órgão.

 

O erro de condução de Priante catalisou as insatisfações internas do PMDB, que, na ânsia de ocupar espaços, demandou-os dele, que cedia, ou não, conforme os seus interesses políticos diretos, relegando a segundo plano os interesses partidários gerais.

 

Ao desenrolar deste enredo somou-se o mesmo tipo de indução paralela dentro do PT, que pressionava o gabinete governamental para que os espaços entregues exclusivamente a Priante fossem fracionados com o partido.

 

A governadora, portanto, quando subtraiu do PMDB a nomeação da SESPA, acabou ficando sem a condução partidária do processo, e Priante acabou sendo vítima da própria articulação que promovera para ter a secretaria.

 

Quando a instituição partidária é posta em segundo plano nas alianças políticas, estas se fadam ao fracasso bem mais rápido do que se imaginaria a sua duração.

 

O senador pernambucano Marco Maciel, ao ser perguntado se não seria melhor para o Brasil o parlamentarismo, respondeu que não, e justificou o voto: "no Brasil a demissão de uma zeladora escolar no interior da Paraíba, é capaz de derrubar o primeiro ministro.".

 

Halmélio Sobral mostrou-se mal talhado para gerenciar os conflitos que sequer percebia o alcance: ele não conhecia as zeladoras, tão pouco os responsáveis pelas respectivas nomeações das mesmas.

 

Em pouco tempo a Secretaria de Saúde era um conglomerado de feudos, e à guisa de satisfazer as pressões à porta do Palácio dos Despachos, e subtrair de Priante a prelazia que conduzia o secretário, a governadora dava sustentação a grupos que começaram a minar-lhe o gerenciamento.

 

Ainda no primeiro ano de governo, em visita ao gabinete governamental, ouvi que Priante exigia que Halmélio Sobral despachasse com ele, antes de se reportar à governadora.

 

Minimizei o fato debitando-o à intrigas, e aproveitei para demandar da própria governadora uma solução imediata para a secretaria de saúde.

 

Alertei-a que na secretaria cada um mandava no seu bureau e que desta forma a condução fracassaria. Sugeri que ela entregasse a secretaria ao PMDB e cobrasse resultados, conforme as metas que ela mesma estabeleceria.

 

Ouvi dela uma pergunta: o que eu achava da médica Laura Rosseti assumir a secretaria de saúde?

 

Intui, imediatamente, que tal finalidade já estava sendo costurada dentro do Palácio dos Despachos, à revelia de Priante e, mais uma vez, do PMDB.

 

Comuniquei o fato ao deputado Jader barbalho. Ele ouviu calado, mas, enxerguei que ele, incontinenti, lavrou a segunda nota de débito, com enormes letras vermelhas, naquele caderno ao qual eu me referi no capítulo primeiro.

 

A conta corrente da aliança que o próprio presidente Lula abençoara, estava ficando com um saldo negativo preocupante, já no primeiro ano de governo, em desfavor do PMDB.

 

Continua na quarta-feira

 

Parte I | Parte II

Comentários

  1. Tony Navegantes23/03/2010, 10:51

    “A teia que sustenta a administração pública não pode ter como único componente, àqueles que ocupam cargos de delegação direta, a capacitação técnico científica, esta, aliás, pode até ser dispensada ao delegado, pois para tal orientação há os assessores especiais, e o próprio quadro técnico do órgão” - (Parsifal Pontes).
    Nobre deputado,
    A frase retro mencionada traduz com maestria o fosso da discrepância que separa o pífio governo Ana Júlia, em relação ao bem avaliado governo do presidente Lula, ambos do PT. Lula, a que eu saiba, não possuiu a referida capacitação técnico cientifica, porém utilizou-se, efetivamente, do relevo do parágrafo em aspeamento para suprir tal lacuna. Destarte o governo Ana Júlia, pela sua recalcitrância cognitiva, na seara político e administrativo, assemelha-se a um corpo que acabou de perder a sua alma.
    Parabéns pela profundeza da frase e, mormente, pela clareza na forma que Vossa Excelência expõe o enredo do assunto em tela.

    ResponderExcluir
  2. A SESPA DESDE O INICIO DO GOVERNO TINHA O PMDB DE RAINHA DA INGLATERRA, SEMPRE FOI ADMINISTRADA POR TRAS DOS PANOS PELOS IRMÃOS DA GOVERNADORA BETO E SANTOS QUE FIZERAM E FAZEM ATÉ HOJE BARBARIAS, SEM SE PREOCUPAR COM A SAÚDE PÚBLICA.

    ResponderExcluir
  3. Olá Tony,

    Obrigado. Como sempre, os seus comentários enriquecem este espaço.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação