Turvos ventos velas não sopram - I

beginO começo -  Anthony Falbo

 

A candidatura da atual governadora Ana Júlia, foi fruto de uma articulação elaborada pelo deputado federal Jader Barbalho que, de posse de dados antes sistematizados, mostrou ao presidente Lula que o nome já escolhido pelo Diretório Regional do PT, Mário Cardoso, não teria a potencialidade de levar a eleição no Pará para o segundo turno .

 

Os detalhes desta articulação eventualmente revelarei, mas, à construção da mesma, se fazia necessário, além de trocar o candidato do PT, que o PMDB disputasse a corrida com uma candidatura consistente.

 

A candidatura do PMDB recaiu sobre o então deputado federal José Priante, que, sem titubear, aceitou a empreitada. À Priante, caso não lograsse êxito, foi prometido espaço político a nível federal e estadual, tanto por Lula quanto por Ana Júlia.

 

O PMDB se fez ao imenso território paraense com um discurso pronto: pedíamos votos para Priante com a ressalva de que "caso não queiram votar em Priante votem em Ana Júlia".

 

O nosso adversário, na verdade, chamava-se Almir Gabriel que, caso não se deixasse dominar pelo pecado da soberba, poderia vencer o embate em primeiro turno se aceitasse a aliança com o PMDB, insistentemente oferecida pelo então senador Luís Otávio Campos.

 

Sob o signo desenhado por Jader Barbalho o PT atravessou o Rubicão e, do outro lado do rio, venceu a eleição.

 

O PMDB, no Pará inteiro, festejou a vitória de Ana Júlia como se sua fora: o nosso objetivo houvera sido alcançado mesmo a despeito de não ter sido um dos nossos aquele que ocuparia a chefia do governo do Pará.

 

Ana Júlia reconheceu a importância que teve José Priante no processo: ele aceitara arriscar um mandato certo de deputado federal, para viabilizar a chave do portão do Palácio dos Despachos ao PT.

 

Em função disto, para que a já governadora demonstrasse gratidão a Priante, ela quebrou o primeiro compromisso lavrado com o PMDB: ignorou o acerto feito na presença das executivas regionais do PT e PMDB, de que os espaços políticos destinados ao PMDB seriam apontados exclusivamente pelo partido, e negociou, direta e isoladamente, com Priante, a Secretaria de Saúde do Estado.

 

Há pessoas que têm este grave defeito de se desfazerem dos compromissos assumidos com se fossem estes meras tergiversações.

 

A quebra, por Ana Júlia, deste compromisso, foi a primeira nota escrita com letra vermelha, sobre ela, na caderneta que Jader Barbalho carrega no mais secreto escaninho da sua memória.

 

Assim funciona a neurologia política de Jader: os débitos dos seus interlocutores vão para o caderno retro mencionado e, eventualmente, podem até ser apagados; os créditos alcançados ele crava no coração, onde jamais abaçanam.

 

Continua na sexta-feira.

Parte II | Parte III

Comentários

  1. Ai, ai. Lá vem o parsifal com capitulos de novo. Escreve logo tudo de uma vez. não nos mata de curiosidade...

    ResponderExcluir
  2. Agora eu gostei! Conte tudo Parsifal. Não esconda nada pelo amor de Deus. Nós temos o direito de saber.

    ResponderExcluir
  3. Pela leitura atenta do seu artigo, me ocorreram duas curiosidades: 1) Qual a oferta que o PMDB fez a Almir Gabriel e este recusou?; 2) Não teria Priante errado também com o PMDB ao aceitar um acordo com Ana Júlia sem a chancela do partido?

    ResponderExcluir
  4. Meu caro dá uma passada no blog Corredores do Planalto.Observa lá uma matéria produzida pelo jornal
    Correio Brasiliense.É terceira postagem de hoje do blog.

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo das 19:28:00,

    Tudo não pode, meu caro, mas o suficiente para que todos entendam o sopro.

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo das 19:29:00,

    Calma. Isto é uma novela mexicana.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alessandro,

    Na verdade o PMDB não fez oferta alguma a Almir. O senador Luis Otávio, como amigo dele, é que insistia na aliança e, por mais de uma vez, teve autorização de Jader para propo-la, mas, Almir recusou.
    Quanto ao Priante, ele pediu e, ao meu juízo deveria ter dirigido a demanda ao PMDB, mas, Ana Júlia, ao ceder, foi quem protagonizou a cena.

    ResponderExcluir
  8. Ao anônimo das 20:40:00,

    Eu já recebi este material por e-mail. Acho uma enorme temeridade.

    ResponderExcluir
  9. DEPUTADO PARSIFAL PELOS FATOS QUE OCORRERAM NA ELEIÇÃO PASSADA, NA SUA OPNIÃO OS PARTIDOS POLÍTICOS QUE ESTÃO JUNTOS NA COLIGAÇÃO DO ATUAL GOVERNO SE MERECEM, OU SEJA, ELES TEM A MESMA PALAVRA, E O QUE VC ACHA QUE O JADER DEVE FAZER NESSA ELEIÇÃO

    ResponderExcluir
  10. jÁ TÁ TARDE AMANHÃ POSTAREI MEUS COMENTÁRIOS, BOA NOITE DEPUTADO, ATÉ BREVE.

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo das 22:58:00,

    Os outros partidos da coligação que elegeu Ana Júlia receberam, e recebem do governo o mesmo tratamento que recebeu o PMDB: desrespeito. Se permancem com o governo é por suas próprias peculiaridades ou conveniencias.
    Acho que Jader deve ser candidato ao governo.

    ResponderExcluir
  12. alessandro amaro18/03/2010, 06:20

    Deputado

    Ainda tenho uma curiosidade:
    1) Qual a aliança que o PMDB admitia fazer com Almir em 2006?

    ResponderExcluir
  13. Servidor do DETRAN18/03/2010, 06:57

    Dep.me responda,por acaso no contrato sem licitação não é obrigatório o gestor público publicar no IOEPA,o prazo e o valor desse contrato?
    Pois bem ,Alberto campos diretor do Detran,contratou uma empresa de guincho para prestar serviço de remoção na regional do Detran de capanema,Batista auto peças,publicado no ioepa se ontem,e só consta o período,será que ele quer esconder algo???

    ResponderExcluir
  14. Dep.me responda,por acaso no contrato sem licitação não é obrigatório o gestor público publicar no IOEPA,o prazo e o valor desse contrato?
    Pois bem ,Alberto campos diretor do Detran,contratou uma empresa de guincho para prestar serviço de remoção na regional do Detran de capanema,Batista auto peças,publicado no ioepa se ontem,e só consta o período,será que ele quer esconder algo???

    ResponderExcluir
  15. Oá Alessandro,

    Em termos políticos a única vaga na chapa majoritária seria a de vice governador, que seria o próprio Luis Otávio. E, é claro, gostariamos de espaço no governo, mas isto sequer foi cogitado porque Almir, depois de deixar Luis Otávio esperando na ante sala por 1 hora, disse-lhe que não desejava coligar.
    Ele sempre achou que ganharia a eleição sem o PMDB.

    ResponderExcluir
  16. Deputado,
    venho demostrar meu respeito pelo seu mandato, e hoje vejo debatendo aqui em seu blog com respostas diretas.
    Então já esta decidido que não apoiaremos o PT, pois já fomos traidos uma vez? que credito tera a governadora que da mais espaços a partidos menores do que para o pmdb que ajudou a lhe eleger?
    E quanto ao vic, tenho acompanhado em seu blog um apoio grande ao Pmdb, valeri aseria vice na chapa do pmdb?

    ResponderExcluir
  17. Ao anônimo das 10:44:00,

    Agradeço-lhe a visita ao blog: na verdade, são os leitores e comentaristas que dão vida a um blog.
    Eu, de minha parte, luto e grito para que o PMDB não faça mais acordo com o PT.
    Quanto ao Vic, defendo que ele esteja em uma coligação conosco. A Valéria é um ótimo nome para qualquer cenário de chapa.

    Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  18. alessandro amaro18/03/2010, 14:44

    Deputado

    continue com a história na 6ª feira. O passado nos mostra o caminho a seguir no futuro, e com certeza não faremos coligação com o PT.

    Em Irituia já demos o recado na Câmara Municipal, é Dilma em Brasília e o candidato do PMDB no Pará, liderando uma ampla coligação.

    Só estamos aguardando as orientações.

    ResponderExcluir
  19. Olá Alessandro,

    Amanhã tem mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação