Jogando caxangá

jo

Há seis meses com as rédeas da prefeitura de São Paulo nas mãos, o tucano João Doria tem provado apenas uma coisa: é bom de marketing. Apesar de a propaganda alardear que ele é um exímio jockey, na vida real a cidade ainda não teve o prazer de vê-lo saltando as barreiras.

E como o paulistano começa a se acabrunhar com a pantomima, Doria, ao mesmo tempo em que insiste na sua estratégia teflon, aproveita a derrocada da alta cúpula tucana na enxurrada da Lava Jato e estreia no cenário nacional como uma alternativa “ao que está aí”.

Durante o mês de junho o prefeito de S. Paulo participou de 15 eventos nacionais e de seis encontros partidários, o que o deixou afastado da prefeitura por praticamente todo o mês.

Mas a mudança para o domicílio publicitário nacional aumenta o desgaste local do prefeito propaganda: Doria perdeu nada menos que 17 vereadores na Câmara Municipal, o que dificulta a aprovação do seu pacote de concessões e privatizações, por ele havidos como fundamentais à administração, e de fato são.

Mas Doria achou que só porque ele é o boa pinta João Doria que venceu a eleição em primeiro turno e dono de empresas de propaganda, administrar uma das maiores prefeituras do mundo seria como comandar uma campanha da Procter & Gamble de dentro do seu jato particular. Não é.

A administração privada é centrípeta, de fácil enunciado e entendimento; a administração pública é centrífuga, cujo conceito, definição e manejo são um complexo senso escolástico que torna impraticável ao gestor querer tocar gaita como se berimbau fosse. Por isso que é mais fácil ser ditador, mas também mais caro e mais perigoso.

Mas eis que Doria, já cansado de ser prefeito, resolveu que poderá ser presidente da República e já alardeia que não representa, no PSDB, nem o velho e nem o novo, muito pelo contrário...

E mesmo tendo desancado o garoto propaganda em público, o oráculo do tucanato, o ex-presidente FHC, que disse que “Doria sabe fazer marketing, mas não mudou nada na cidade”, chamou-o para um café no seu apartamento de Higienópolis, de onde Doria saiu com o mantra que por aí repete de que “os tucanos não devem ter compromisso com o governo, mas com o País”.

O “governo” ao qual a frase de efeito se refere é o presidente Michel Temer, que labuta para sustentar a cabeça sobre o pescoço depois da delação de Joesley Batista, acompanhada daquela fatídica gravação.

O tom, portanto, do humor do PSDB no apoio ao PMDB no Congresso está proporcionalmente ligado à capacidade que Temer terá, por si só, de atravessar a barra rumo a um mar menos revolto, pois embora a farinha seja da mesma roça, o PSDB quer chegar a 2018 mostrando ao eleitor que os sacos e a fornada são de safras diferentes, o que justificaria os preços diversos.

Comentários

  1. o psdb so pensa na presidencia.ja levaram 4 tacas do pteco mas nao desistem e pior agem ardilosamente pra jogar no buraco quem lhes da a mao.veja o caso do ex deputado Eduardo cunha,logo depois de aceitar a denuncia da ex presidente.foi defenestrado da presidencia da camara e do cargo de deputado federal,com anuencia do entao, agora sabemos propineiro Aecio neves.vou da um alerta aos incautos cuidado com coligaçao com o psdb voce podera esta entregando uma corda para futuramente ser alçada no seu pescoço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação