Pular para o conteúdo principal

Incêndio na torre

Shot 003

Um incêndio de grandes proporções tomou, nesta madrugada, o condomínio residencial Grenfell Tower, em Londres.

Construída em 1974, a Grenfell Tower era um prédio de 24 andares e 120 apartamentos. O incêndio deixou, até esta manhã, ao menos 12 mortos e 50 feridos, no que foi, segundo a comissária dos bombeiros Dany Cotton, um "incidente sem precedentes" na capital britânica.

Testemunhas narram que uma das partes mais terríveis das ocorrências foi verem pais jogando crianças pelas janelas para tentarem salvá-las do sítio das labaredas que invadiram os apartamentos, não os deixando outra opção a não ser o ato desesperado.

Shot 004

As fotos são de Toby Melville, para a Reuters.

Comentários

  1. dei uma rapida olhada no noticiario, citam um "refurbishment" recente como possivel causa. Pelo google, essa palavra significa resaturação, então deve ter havido uma reforma.

    Esses grandes incendios em predios me causam reflexoes. Anos atras, num edificio em que eu morava, os influentes moravam no terceiro andar e era o unico que tinha carpete nos corredores. Um candidato de oposição prometia colocar nos outros também, eu argumentei que não seria interessante, pois carpetes aumentam o risco de incendio. Quando esse candidato tomou o poder, felizmente não colocou carpete, mas colocou azulejos novos sobre os antigos para ficar mais bonito. É muito raro esse tipo de pensamento meu encontrar guarida. Acho que atualmente há uma doença muito comum, eu chamaria de enfeitismo ou intolerancia estetica. São pessoas que ficam irritadas quando veem algo que não está do seu gosto, e são capazes de cometer delitos para que algo fique mais bonito. Essa ideia não encontgra guarida na sociedade, mas é o que vejo. Nos meus tempos de infancia, não havia sinais dessa doença. Esse incendio nesse edificio me faz perguntar porque gente tão rica mantém tanto material inflamavel no seu predio. Talvez seja o fanatismo pela estetica.

    ResponderExcluir
  2. Correção do FGTS será depositada em agosto:Em se tratando de recursos populares dos trabalhadores, é sempre bom analisar tudo, mas nesse fundo nos últimos tempos muito se falou que emprestaram recursos a empresas e "obras" de saneamento e outras, ai nos desperta, e precisamos prestar a atenção, os relatos das midias dizem respeito é haver coisas de corrupção e mesmo versações 'duvidosas" de tais recursos por conta e ordem de politicos no exercicio do poder. É bom ficar atento, ainda não se tem certeza, mas tanta bondade, sem precedentes dos últimos anos, podem ser sinal de cheiro de fumaça, pode ter havido e ou ter fogo. Mas a princípio o ato é louvavel, boa iniciativa da autoridade a favor dos trabalhadores, especialmente no atual momento da economia do país.

    ResponderExcluir
  3. Li que afachada do predio tem decoração inflamavel. Também li algo até dificil de acreditar, eventualmente não entendi direito o ingles: os apartamentos estavam hermeticamente fechados com vidro.
    Por aqui, é urgente que as otoridades façam o sistema financeiro funcionar sem trambiques e sacanagens, ou ao menos liberem os empreendedores, baixando as exigencias para quem quiser entrar no ramo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

O HIV em ação

A equipe do cientista russo Ivan Konstantinov arrebatou o primeiro lugar no “International Science and Engineering Visualization Challenge”, um concurso que premia imagens científicas da forma mais verossímeis e didáticas possíveis. Abaixo, a imagem em 3D do mortal vírus da Aids (HIV), em laranja, atacando uma célula do sistema imunológico, em cinza. A tática do HIV é se estabelecer dentro da célula, sem destruí-la. Na imagem abaixo foi feito um corte para mostrar o HIV já estabelecido no núcleo da célula imunológica, usando-a para se reproduzir, expelindo mais vírus que atacarão mais células imunológicas para torna-las hospedeiras, por isto o sistema imunológico do portador do HIV fica reduzido. As imagens foram retiradas do portal russo Visual Science .

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.