A Flor do Natal

 

Shot 002

Acima a Euphorbia poinsettia, conhecida no hemisfério Norte da América como Poinsétia e no Brasil como Bico-de-papagaio.

Assim como o Pinheiro, a Poinsétia é usada na maioria dos motivos que simbolizam iconograficamente o Natal.

A Poinsétia não é uma flor, mas uma planta. As pétalas vermelhas são folhas, que protegem as flores douradas que nascem no centro do berço.

A forte cor vermelha fizeram-na popular nos Natais a partir do século 17, quando os franciscanos começaram a ornamentar as procissões natalinas com ela, porque a forma das folhas e o brilho das flores lembram a Estrela de Belém.

As tradições e ritos que acalentam a alma humana sempre guardam relações sobrenaturais e o uso da Poinsétia no Natal não é exceção à regra.

Conta a lenda que nos idos do século 15 era tradição no México, então sob o domínio espanhol, que as pessoas fizessem oferendas à Igreja no Natal.

No burgo de Taxco de Alarcón, hoje um dos principais pontos turísticos do Sul do México, na noite de Natal, a criança Pepita saiu rumo à missa e, não tendo o que ofertar, colheu o ramo de uma planta que crescia como mato na região.

Ao chegar à Igreja, Pepita depositou o ramo no altar e as pessoas, ao verem tão tosca oferta, mal esconderam o desdém.

De repente, a planta começou a ganhar viço. As folhas vestiram-se de um brilhante teor encarnado e no centro surgiram flores douradas. O galho da Poinsétia, que morto estava, ganhou vida e viço instantâneos: era o milagre da vida, que fazia lembrar a todos que do mais humilde e roto cenário, veio à Luz o Salvador.

Nessa noite de Natal, antes das festas, seja lá onde for – vale até dentro do banheiro – deixe que a humildade lhe dobre as pernas e, de joelhos, agradeça a Deus pela vida.

Shot 003

Comentários

  1. Nobre Deputado. Excelente mensagem !
    Que as bençãos de nosso Senhor Jesus Cristo, derrame sobre a sua vida durante o ano de 2017 e sempre. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal Parsifal.

    ResponderExcluir
  3. Super legal. Adorei. Feliz Natal

    ResponderExcluir
  4. Também adorei. Diferente das mensagens de Natal clichês que a gente recebe.

    ResponderExcluir
  5. Parsifal, que o simbolismo da simplicidade da vinda de Jesus seja um instrumento para que sejamos mais humanos, fraternos, nos respeitemos mesmo nas diferenças. A vc e a todos que visitam o Blog para buscar informação, interagir e discutir o que realmente interessa ao Pará e ao Brasil, que o Natal seja de paz e 2017 seja menos duro que 2016. Já seria um bom começo.

    ResponderExcluir
  6. FELIZ NATAL! Que o menino que chegou continue a nos tolerar em nossa ignorância e soberba.

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal e um Ano Novo excelente, esse é meu desejo!

    ResponderExcluir
  8. faça valer a mensagem acima é nomeie o 01 colocado pra tec segurança do trabalho polo belém como foi dito: Parsifal Pontes 05/12/16 14:04
    "Assinei hoje a chamada à vaga aberta pelo falecimento referido".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação