Pular para o conteúdo principal

A Flor do Natal

 

Shot 002

Acima a Euphorbia poinsettia, conhecida no hemisfério Norte da América como Poinsétia e no Brasil como Bico-de-papagaio.

Assim como o Pinheiro, a Poinsétia é usada na maioria dos motivos que simbolizam iconograficamente o Natal.

A Poinsétia não é uma flor, mas uma planta. As pétalas vermelhas são folhas, que protegem as flores douradas que nascem no centro do berço.

A forte cor vermelha fizeram-na popular nos Natais a partir do século 17, quando os franciscanos começaram a ornamentar as procissões natalinas com ela, porque a forma das folhas e o brilho das flores lembram a Estrela de Belém.

As tradições e ritos que acalentam a alma humana sempre guardam relações sobrenaturais e o uso da Poinsétia no Natal não é exceção à regra.

Conta a lenda que nos idos do século 15 era tradição no México, então sob o domínio espanhol, que as pessoas fizessem oferendas à Igreja no Natal.

No burgo de Taxco de Alarcón, hoje um dos principais pontos turísticos do Sul do México, na noite de Natal, a criança Pepita saiu rumo à missa e, não tendo o que ofertar, colheu o ramo de uma planta que crescia como mato na região.

Ao chegar à Igreja, Pepita depositou o ramo no altar e as pessoas, ao verem tão tosca oferta, mal esconderam o desdém.

De repente, a planta começou a ganhar viço. As folhas vestiram-se de um brilhante teor encarnado e no centro surgiram flores douradas. O galho da Poinsétia, que morto estava, ganhou vida e viço instantâneos: era o milagre da vida, que fazia lembrar a todos que do mais humilde e roto cenário, veio à Luz o Salvador.

Nessa noite de Natal, antes das festas, seja lá onde for – vale até dentro do banheiro – deixe que a humildade lhe dobre as pernas e, de joelhos, agradeça a Deus pela vida.

Shot 003

Comentários

  1. Nobre Deputado. Excelente mensagem !
    Que as bençãos de nosso Senhor Jesus Cristo, derrame sobre a sua vida durante o ano de 2017 e sempre. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal Parsifal.

    ResponderExcluir
  3. Super legal. Adorei. Feliz Natal

    ResponderExcluir
  4. Também adorei. Diferente das mensagens de Natal clichês que a gente recebe.

    ResponderExcluir
  5. Parsifal, que o simbolismo da simplicidade da vinda de Jesus seja um instrumento para que sejamos mais humanos, fraternos, nos respeitemos mesmo nas diferenças. A vc e a todos que visitam o Blog para buscar informação, interagir e discutir o que realmente interessa ao Pará e ao Brasil, que o Natal seja de paz e 2017 seja menos duro que 2016. Já seria um bom começo.

    ResponderExcluir
  6. FELIZ NATAL! Que o menino que chegou continue a nos tolerar em nossa ignorância e soberba.

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal e um Ano Novo excelente, esse é meu desejo!

    ResponderExcluir
  8. faça valer a mensagem acima é nomeie o 01 colocado pra tec segurança do trabalho polo belém como foi dito: Parsifal Pontes 05/12/16 14:04
    "Assinei hoje a chamada à vaga aberta pelo falecimento referido".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Postagens mais visitadas deste blog

Mateus, primeiro os teus

Convalescendo da implantação de um stent , o governador Simão Jatene (PSDB-PA) foi apanhado, ainda no Hospital do Coração (SP), na manhã de ontem (03), por uma desagradável matéria da “Folha de S. Paulo” reportando que “ao menos sete familiares, além da ex-mulher e da ex-cunhada” de Jatene exercem cargos de confiança no Executivo, no Legislativo e no Judiciário do Pará. A reportagem declara que, somados, os salários dos familiares do governador “ultrapassam R$ 100 mil mensais”. > Sem incidência de nepotismo As averiguações já foram matérias em blogs locais. Quando me foi perguntado se feriam a Súmula 13 do STF (nepotismo), opinei que não, o que foi agora ratificado pela reportagem da “Folha” que, ouvindo “especialistas” declarou que os “casos não se enquadram diretamente na súmula vinculante do STF”. Nenhum dos parentes ou afins relacionados pela “Folha” está a cargo de órgãos vinculados ao executivo estadual e a matéria não demonstra a existência de cargos ocupados, no Poder...

Parsifal

Em uma noite de plenilúnio, às margens do Rio Tocantins, o lavrador pegou a lanterna e saiu correndo de casa à busca da parteira. Sua mãe, uma teúda mameluca, ficou vigiando a esposa que se contorcia com as dores do parto. Quando voltou com a parteira, o menino já chorava ao mundo. Não esperou: simplesmente nasceu. A parteira cortou o cordão umbilical e o jogou ao Rio Tocantins. Após os serviços de praxe de pós parto, a mãe de Ismael o chamou ao quarto para ver o filho. O lavrador entrou no quarto. A lamparina o deixou ver a criança ao peito da mãe: nascera Parsifal, pensou ele orgulhoso. O lavrador pegou uma cartucheira calibre vinte, carregou o cartucho ao cano, armou e saiu à porta. O Tocantins espreitava-lhe manteúdo. Apontou a mira da vinte à Lua e disparou: era assim que os caboclos do baixo Tocantins anunciavam a chegada de um homem à família.

Campanha para nomeação de Defensores Públicos aprovados em concurso

Os aprovados no concurso da Defensoria Pública do Pará, em 2009, labutam pela nomeação e, às vésperas da expiração do prazo do concurso, 23.07.2011, iniciam uma campanha para não terem as suas expectativas frustradas. No concurso de 2009 foram aprovados 148 candidatos, dos quais 56 foram nomeados e 92 aguardam nomeação. Por emenda da deputada Simone Morgado, o Orçamento do Estado, para 2011, prevê dotação para a contratação de 45 Defensores Públicos. A Defensoria Pública do Pará está recebendo, desde janeiro deste ano, os repasses financeiros já acrescido o valor da emenda citada, mas, até o momento não notificou os aprovados para nomeação, assim como não dá explicação alguma da não providência. Dos 144 municípios do Pará, 83 não possuem Defensores Públicos. Das 117 comarcas instaladas no Pará, em apenas 65 há Defensores Públicos lotados. O Grupo de Concursados requer a nomeação dos 45 Defensores Públicos para os quais o órgão possui dotação orçamentária e recursos financeiros para c...