Presos do Rio de Janeiro poderão comprar suas tornozeleiras eletrônicas

Nestes tempos de vacas magras e medidas alternativas para reduzir os custos do sistema carcerário nacional, um deputado estadual do Rio de Janeiro teve um arroubo de providência legal efetiva, em meio a legislorreia que assola Pindorama.

O deputado Dionísio Lins (PP) propôs projeto de lei à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, estabelecendo que o preso que adquire o direito ao uso de dispositivo de rastreamento eletrônico, pode comprá-lo às próprias expensas para gozar desta modalidade de execução penal.

Shot

O projeto, de número 1.989/16, foi aprovado no início de novembro e foi remetido ao governador do Estado, que ainda não lhe exarou sanção, mas certamente o fará, pois no sistema carcerário nacional, a maioria dos apenados que já poderiam estar gozando do monitoramento eletrônico, permanecem em regime indevido porque o sistema penal não tem recursos para comprar as tornozeleiras, braceletes, ou até equipamentos tecnologicamente mais avançados, como chips subcutâneos.

A lei prevê ainda, que os custos do monitoramento poderão ser pagos pelo usuário e que após o cumprimento da pena, não tendo mais o equipamento necessidade para quem o comprou, deverá ser doado ao sistema penal.

A lei prevê também que os apenados que usaram para a sua defesa a Justiça Gratuita, terão preferência no uso dos equipamentos de monitoramento eletrônico providos pelo Estado.

Segundo o Departamento Nacional Penitenciário, cerca de 250 mil presos provisórios do Brasil têm direito à liberdade assistida por monitoramento eletrônico e se apenas 20% deles comprassem o equipamento, o sistema carcerário nacional economizaria em torno de R$ 56 milhões por mês, o que viria a ser R$ 672 milhões por ano.

Comentários

  1. bela ideia...e, imagino que deva ter surgido em uma mesa de bar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação