O jornal O Liberal publicou hoje (28) a primeira pesquisa feita pelo Ibope sobre a eleição para a prefeitura de Belém.
Na pesquisa espontânea, os candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e Eder Mauro (PSD), ambos deputados federais, aparecem em primeiro e segundo lugares respectivamente:
Na pesquisa estimulada, idem, Edmilson Rodrigues (PSOL) e Eder Mauro (PSD) aparecem em primeiro e segundo lugares respectivamente:
Observa-se que em ambas as modalidades, o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), aparece em terceiro lugar, com a menos da metade da pontuação do segundo colocado.
No item rejeição, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), pontua uma rejeição de 50%, o que, estatisticamente, caso a eleição fosse hoje, o impediria de vencer quaisquer dos turnos:
A pesquisa, registrada no TRE-PA sob o número PA-06401-2016, foi realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, com 602 eleitores de Belém. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Os gráficos foram recortados de O Liberal, edição de 28.08.2016.
O prefeito que faz obras do GEITO SERTO, e bem arriscado ficar empatado com o Kléber Rabelo.
ResponderExcluirBoa tarde Dep parsifal. Em sua visão qual percentual de rejeição inviabiliza a eleição ou reeleição de um candidato a prefeito de belem levando em consideração o tempo que ainda resta para o dia da eleição e o horário politico gratuito? Obrigado. Forte Abraço
ResponderExcluirO atual percentual de rejeição do Zenaldo, com o número de candidatos que há, o impede de ir para o segundo turno, como está posto na pesquisa. Mesmo que ele consiga refluir a rejeição, em se considerando que os votos de Edmilson e Eder Mauro são consolidados nos percentuais apresentados, e ele pudesse ir buscar nos demais, o máximo que ele conseguiria, zerando os outros, seria 12%, o que não o faria passar de Eder Mauro, que tem 28%.
ExcluirPortanto, Zenaldo, além de estar obrigado a lutar contra a sua própria rejeição, tem que zerar os demais candidatos e tirar votos de Edmilson e Eder Mauro, para conseguir vislumbrar uma vitória.
Ele tem que fazer isso em 30 dias. Não é impossível, mas estatisticamente trabalhoso.
"Quando os justos governam o povo se alegra,porém quando o ímpio domina o povo geme"(provérbios 29/2)Edmílson o povo pobre é o que mais precisa da ajuda do governo nunca se esqueça
ResponderExcluirAcho que Edmilson leva no primeiro turno!
ResponderExcluirRonaldo Guilherme