Primeira pesquisa Ibope em Belém

O jornal O Liberal publicou hoje (28) a primeira pesquisa feita pelo Ibope sobre a eleição para a prefeitura de Belém.

Na pesquisa espontânea, os candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e Eder Mauro (PSD), ambos deputados federais, aparecem em primeiro e segundo lugares respectivamente:

Shot 003

Na pesquisa estimulada, idem, Edmilson Rodrigues (PSOL) e Eder Mauro (PSD) aparecem em primeiro e segundo lugares respectivamente:

Shot 002

Observa-se que em ambas as modalidades, o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), aparece em terceiro lugar, com a menos da metade da pontuação do segundo colocado.

No item rejeição, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), pontua uma rejeição de 50%, o que, estatisticamente, caso a eleição fosse hoje, o impediria de vencer quaisquer dos turnos:

Shot 004

A pesquisa, registrada no TRE-PA sob o número PA-06401-2016,  foi realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, com 602 eleitores de Belém. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Os gráficos foram recortados de O Liberal, edição de 28.08.2016.

Comentários

  1. O prefeito que faz obras do GEITO SERTO, e bem arriscado ficar empatado com o Kléber Rabelo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Dep parsifal. Em sua visão qual percentual de rejeição inviabiliza a eleição ou reeleição de um candidato a prefeito de belem levando em consideração o tempo que ainda resta para o dia da eleição e o horário politico gratuito? Obrigado. Forte Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O atual percentual de rejeição do Zenaldo, com o número de candidatos que há, o impede de ir para o segundo turno, como está posto na pesquisa. Mesmo que ele consiga refluir a rejeição, em se considerando que os votos de Edmilson e Eder Mauro são consolidados nos percentuais apresentados, e ele pudesse ir buscar nos demais, o máximo que ele conseguiria, zerando os outros, seria 12%, o que não o faria passar de Eder Mauro, que tem 28%.
      Portanto, Zenaldo, além de estar obrigado a lutar contra a sua própria rejeição, tem que zerar os demais candidatos e tirar votos de Edmilson e Eder Mauro, para conseguir vislumbrar uma vitória.
      Ele tem que fazer isso em 30 dias. Não é impossível, mas estatisticamente trabalhoso.

      Excluir
  3. "Quando os justos governam o povo se alegra,porém quando o ímpio domina o povo geme"(provérbios 29/2)Edmílson o povo pobre é o que mais precisa da ajuda do governo nunca se esqueça

    ResponderExcluir
  4. Acho que Edmilson leva no primeiro turno!


    Ronaldo Guilherme

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação