Quando domingo chegar

Shot 004

O Palácio do Planalto reunia, em dezembro de 2015, todos os elementos políticos e orgânicos para vencer a batalha do impeachment. O seu primeiro grave erro foi ter postergado a votação para 2016: se a tivesse bancado em 2015 a oposição não teria tido o tempo de angariar os 342 votos alavancados pelo tiroteio cerrado dos intermináveis desdobramentos da Lava Jato.

Apesar dos inúmeros ataques da Lava Jato, o seu maior ponto de inflexão em desfavor do Planalto foi a condução coercitiva de Lula e a forma como ele e o Planalto reagiram a ela: absolutamente desastrosa.

Foi nesse ponto que o governo, que já tinha enormes dificuldades para conter os golpes de aríete da oposição nos seus portões, por atitudes equivocadas, perdeu a empatia republicana com quem lhe poderia ser um importantíssimo aliado no sítio: o Supremo Tribunal Federal.

O discurso lúdico de chamar o impeachment de golpe, falou para os seguidores e simpatizantes do governo, que receberam este único mantra para repetir, mas arranhou as instituições e principalmente o STF, que chancelou, a pedido do próprio governo, o rito do impeachment, antes porque a previsão constitucional assim o autoriza.

O STF é um tribunal jurídico-político. A sua balança pende para um prato ou outro do espectro conforme as circunstâncias que lhe tangem. O governo, dentre dezenas de outros erros, esqueceu que os membros da Corte Suprema, por debaixo da toga e da pele, compõem-se de eleitores, e o comportamento da presidente, principalmente de ficar fazendo comícios no saguão do Palácio, para quem não tem um voto sequer, repetindo-se no mantra do golpe, tirou o STF do ponto.

O primeiro resultado dos equívocos nessa relação veio ontem, com o STF não acudindo o governo no estertor em qual ele apelou para que a Corte lhe concedesse sobrevida na Câmara Federal.

A corte não só manteve o rito de votação elaborado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha, como rejeitou as razões apresentadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender a votação no domingo, sob a alegação de que a presidente teve a sua defesa cerceada na Comissão Especial.

O STF agiu nos estritos limites jurídicos: as decisões foram absolutamente corretas, pois as razões apresentadas não passavam de chicana.

Mas a Corte, em enésimos julgamentos, quando lhe convém, tem tomado decisões tão escatológicas, que se tivesse alinhada com o Planalto nesse terremoto, sem dúvida teria julgado pelo prato político da balança e reaberto o prazo para a defesa da presidente.

A AGU, por sua vez, deveria pelo menos ter procurado algo menos impalpável para arguir, pois sustentar que o relator teria incluído no relatório mais elementos do que vieram na denúncia apresentada à Câmara, não tem o menor procedimento de cerceamento nessa fase.

Tal argumento poderá ter cabimento processual, se fato similar ocorrer, por ocasião do julgamento, mesmo, da presidente, no Senado. A Câmara Federal faz mero juízo de admissibilidade vestibular. A Casa não julga a presidente, apenas manda a enxurrada para o Senado.

Comentários

  1. confesso que me causa nojo ver Joaquim passarinho o quinzinho falando de etica e moral kkkkkk revoltante alguém me indica um grupo armado. sentindo vontade de entrar pro estado islâmico se os atentados forem pra matar esses politicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão do Passarinho sobre golpes é genética e hereditária

      Excluir
    2. KKKKKKKK KKKKKKKK KKKKKKKK O LOUCO MEU!!!

      Excluir
  2. Francisco Márcio15/04/2016, 12:57

    Discordo de V.Exa., a condução do Lula certamente trouxe consequências. Mas o desequilíbrio das contas públicas, a falência da PETROBRAS, ELETROBRÁS, a grave crise que estão passando os CORREIOS, os vários fundos de pensões, a inabilidade política, etc,etc,etc,...

    Uma gerência péssima, dizem que, com uma empáfia e arrogância única. E em alguns momentos o abandono do seu próprio partido, o PT. O resultado, não poderia ser outro. E olhe que pessoalmente não acredito que á própria tenha locupletado-se.

    Enfim, saberemos o saldo no domingo, 17/4/2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me referindo à estrita esteira do impeachment e em como o governo caminhou sobre ela. Os episódios que você narra são as causas que ligaram o interruptor da esteira.

      Excluir
  3. Dr. Parsifal, o ex-presidente Lula deixou claro que não pretende dar trégua a um eventual governo capitaneado pelo vice-presidente Michel Temer. A pergunta que não quer calar: com Lula e Dilma fora da baralho, Parsifal e Barbalhos continuarão no Baralho, ou seguirão orientação do Lula, haja vista que não cumpriram orientação Partidária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso Michel Temer assuma, o PMDB deverá se unificar em seu entorno. Isso foi acordado ontem, em reunião na qual a executiva nacional do partido resolveu orientar o voto a favor do impeachment, mas liberar os dissidentes.

      Excluir
    2. Em seu entorno ou no entorno do poder ao qual, por sinal, vocês aqui do Pará relutaram em não largar. O PMDB do Pará não largo o osso nem que vaca tussa. Né Parsifal? Seja com Dilma ou Temer. Ao que parece o PMDB parauara sairá desse imbróglio como o mais fisiologista PMDB da federação. Pira paz pra vocês Parsi!!!!

      Excluir
  4. Todo o projeto do PT era esse: comprar o parlamento, conquistar a justiça através das suas inserções e chegar ao controle da imprensa. Este último, no Brasil foi impossível, tal qual o controle total da Justiça, que não conseguiram. Tentaram derrubar o parlamento para tê-lo nas mãos, mas o processo de degradação foi tal que os bandidos maiores assumiram: um bandido maior assumiu a Presidencia da Câmara dos Deputados e um bandido também grande assumiu a Presidenca - ambos bandidos do PMDB-. Então você tem o parlamento dirigido por dois bandidos e, que agora, irão julgar o projeto criminoso do PT.

    ResponderExcluir
  5. Pelos pedidos das ações da AGU o resultado não poderia ser outro. O próprio STF em 2015, já havia decidido(embora não concorde), que a Câmara só tem o poder de deliberar sobre a admissibilidade das denúncias. Caso seja aceita aí sim ela poderá ser processada e julgada, no Senado. As questões de tipificações de crimes ficarão em discussão no Senado. O presidente do STF reiterou várias vezes que a Câmara apreciará as denúncias de possíveis dois crimes, praticados ou não em 2015. Ali naquele momento a defesa da Presidente poderá contestar esses possíveis crimes e até ir novamente as barras do STF em caso de necessidade. Mais do que isto creio que a Corte não poderia fazer dentro de seus limites

    ResponderExcluir
  6. quando Temer sair entra Eduardo cunha.DEUS NOS AJUDE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação